| 15% OFF | Comprando 3 unidades ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 unidades ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 unidades ou mais |
| 1 x de R$52,03 sem juros | Total R$52,03 | |
| 2 x de R$26,01 sem juros | Total R$52,03 | |
| 3 x de R$17,34 sem juros | Total R$52,03 | |
| 4 x de R$13,46 | Total R$53,85 | |
| 5 x de R$10,95 | Total R$54,77 | |
| 6 x de R$9,28 | Total R$55,70 | |
| 7 x de R$8,09 | Total R$56,65 | |
| 8 x de R$7,20 | Total R$57,60 | |
| 9 x de R$6,50 | Total R$58,56 | |
| 10 x de R$5,95 | Total R$59,54 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Erasmo Baltazar Valadão - Denise de Oliveira Alves - Norma Lucia Neris de Queiroz (Orgs.).
Sinopse:
O atual contexto social, econômico e político engendra pensamentos e teorias definidoras do conjunto de reivindicações e das consequentes ações a serem desenvolvidas pelos movimentos sociais influenciados por ideias e ideais. A essa dimensão são somadas outras que justificam a parceria entre instituições de educação superior e sujeitos sociais pertencentes a movimentos contra hegemônicos. A esteira conceitual estruturante dessa publicação consiste num engajamento teórico voltado a pensar e construir dentro dos pressupostos epistemológicos que sustenta o pensamento e a práxis dos pesquisadores, aqueles que mais possibilita tomar o sujeito e a sua historia como um movimento dialético de superação das contradições e contingências próprias do sistema a que estamos submetidos. Assim, nesta publicação reúne também afinidades, engajamento, amizades, opções políticas e de valores, quais sejam: lutas pela igualdade, pela liberdade, pela paz, pelo ecologicamente correto, pela sustentabilidade social e ambiental, pelo respeito à diversidade e às diferenças culturais e, principalmente lutar para a emancipação humana. Esta publicação tem o objetivo de reunir a produção dos pesquisadores das universidades federais de Tocantins, Goiás e Brasília (UFT, UFG, UnB); com o objetivo de sistematizar as produções advindas de projetos de extensão com sujeitos sociais que se aventuram a remar contra a corrente lutando contra as forças hegemônicas e, com a articulação e parceria cria perspectivas alternativas para se construir outras experiências emancipatórias de educação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544419519
DOI:10.24824/978854441951.9
Ano de edição:2017
Número de páginas:230
Formato:16x23
Assunto:
E24
Educação emancipatória e movimentos sociais contra hegemônicos / Erasmo Baltazar
Valadão, Denise de Oliveira Alves, Norma Lucia Neris de Queiroz (organizadores).
230 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1951-9
DOI 10.24824/978854441951.9
1. Educação 2. Educação emancipatória 3. Direitos humanos 4. Movimentos sociais I.
Valadão, Erasmo B. org. II. Alves, Denise de Oliveira. org. III. Queiroz, Norma Lucia N. de. org.
IV. Título V. Série.
CDU 37 CDD 370
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Teresa Cristina Cerqueira Siqueira
O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO COMO
INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO
Erasmo Baltazar Valadão
Márcia Mariana Bittencourt Brito
POR UMA FILOSOFIA EMANCIPADORA NO CHÃO DAS ESCOLAS
Erasmo Baltazar Valadão
ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Admário Luiz de Almeida
Janaina Santana da Costa
ECONOMIA SOLIDÁRIA E GÊNERO:
transpondo as barreiras da exploração
Elizete Alvarenga Pereira
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:
concepções de estudantes de um curso de Licenciatura
em Educação do Campo
Denise de Oliveira Alves
Juliano da Silva Martins de Almeida
Welson Barbosa Santos
A INFÂNCIA NO CAMPO: o brincar e o lugar da brincadeira
Norma Lucia Neris de Queiroz
MULHERES NEGRAS NO TOCANTINS:
experiências e práticas pedagógicas
Maria Aparecida de Matos
EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIVERSIDADE SEXUAL:
Reflexões Iniciais para Encaminhamentos de Pesquisa e Extensão
Claudionor Renato da Silva
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:
o papel da Escola Estadual Agrícola David Aires França
na formação de remanescentes de quilombos
Rodrigo de Almeida Aires
Rogério Ribeiro Coelho
Kaled Sulaiman Khidir
EJA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
quando as subjetividades de um contexto se evidenciam
Cleudenice José de Souza
Diana Francisca Karolyni Ribeiro
Welson Barbosa Santos
A PRODUÇÃO ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
E DOS GÊNEROS TEXTUAIS: reflexões sobre as práticas
pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa na Escola Municipal
Rainha da Paz – Bom Jesus da Palma/TO
Domingos de Jesus Ferreira Couto
Gilberto Paulino de Araújo
Roberta Rocha Ribeiro
FORMAÇÃO DE EDUCADORES QUILOMBOLAS E EDUCAÇÃO
DO CAMPO: interfaces entre pertencimento e (re)conhecimento
em Arraias-TO
Silvia Adriane Tavares de Moura
Lucinete Aparecida de Morais
SOBRE OS AUTORES
