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Sinopse:
Em um país marcado por desigualdades históricas, pensar a Educação Física Escolar a partir da afirmação das diferenças é um gesto implicado, político e pedagógico. Este livro reúne pesquisas, experiências e reflexões que deslocam percepções tecnicistas, abrindo espaço para epistemologias negras, indígenas, decoloniais, feministas e interseccionais. Os capítulos propõem práticas que enfrentam o racismo, o sexismo, a LGBTQIAPN+fobia e outras formas de opressão que atravessam o cotidiano escolar, especialmente nas aulas de Educação Física. Por meio de tecnologias como o jongo, a capoeira, o futebol, o reggae, a fotografia participativa e a vivência de corpos diversos, a obra convida a todas as pessoas que atuam e são atravessadas pela educação a revisitarem suas experiências, currículos, metodologias e concepções de corpo e cultura. Mais do que um livro sobre ensino, trata-se de uma coletânea que pulsa resistência, memória e afirmação de outros mundos possíveis para a escola. Uma leitura necessária para quem acredita em uma Educação Física que inclua, repare e transforme.
Autores:
Organizadores
André Dos Santos Souza Cavalcanti
Pai do Luiz André e da Isis Fernanda. Cervejeiro caseiro. Professor da rede municipal de educação do Rio de Janeiro e da cidade de Itaboraí – RJ. Especialista em Educação Física Escolar – UFF. Mestre em Educação – UERJ-FFP. Doutorando em Educação – UERJ-FFP. Membro do GTT 13 – Relações Étnico-raciais do CBCE. Membro do grupo de pesquisa ELAC – Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do grupo de pesquisa ALMEFRE – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores. (UERJ-FFP).
Jeimis Nogueira De Castro
Doutor em Ensino em Biociências e Saúde (Fiocruz/RJ). Mestre na área de Educação (UFRRJ). Licenciado em Educação Física (UFRRJ) e em Pedagogia (UERJ). Atua como Docente no Cefet/RJ, Campus Valença, na Educação Básica com aulas de Educação Física e na Pós-Graduação Lato Sensu em Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino. Membro do Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino em Humanidades (Lapenseh). Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Perspectivas Contemporâneas em Ensino (PPPCE) e desenvolve pesquisas sobre corpo, gênero, subjetividades, diferenças e cinema na escola.
Joe Gomes
Mestre em Educação PPGE-UFRJ. Professor Especialista em Ciência do Esporte-UCB. Professor Especialista em Educação Física Escolar-UFF. Licenciatura Plena em Educação Física-UFRRJ. Secretário estadual do CBCE/RJ. Membro do comitê científico do GTT Relações Étnico-Raciais do CBCE. Avaliador do CONBRACE/CONICE 2023 e 2025.
Autores
Ana Paula Da Silva Santos
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA, inserida na linha de Políticas, Gestão e Formação de Educadores. Professora dos cursos de graduação em Pedagogia e Educação Física da UNESA e professora formadora no Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), na Secretaria Municipal de Educação do município de Duque de Caxias/RJ. Coordenadora do Grupo de Estudos Diversidade Diferenças Escola e Cultura(s) – GEDDEC e Coordenadora do LAB_PED – Laboratório de Pesquisa e Extensão do Curso de Pedagogia (Campus Campo Grande/RJ). Possui formação em Licenciatura em Educação Física (2001) e mestrado em Educação (2013), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação (2018) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO).
Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto
Mãe da Dandara, mulher negra nascida na periferia e aprovada em concurso por cotas raciais. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Licenciatura plena em Educação Física pela UECE. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE), do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI-IFCE). Membro do Comitê científico do GTT Relações Étnico-raciais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Líder do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura, sociedade e relações étnico-raciais (IFCE). Autora dos livros “Aninhá vaguretê: corpo e simbologia no ritual do Torém dos índios Tremembé” (2020) e “Práticas corporai indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para a implementação da Lei nº 11.645q08 na Educação Física escolar” (2021). A temática do corpo sobre as bases sociofilosóficas e antropológicas fazem parte da trajetória acadêmica da autora, com ênfase nas relações étnico-raciais, em especial sobre a temática indígena desde 2009.
Bruna Gabriela Marques
Possui doutorado e mestrado (2012); Bacharelado (2009) e Licenciatura (2011) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-USJT. Atua como Professora nos Cursos de graduação e de mestrado em Educação Física na USJT e pesquisadora do Instituto Anima. Na extensão, coordena o Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJT. Tem experiência na área de Educação Física atuando, principalmente com envelhecimento, saúde pública, educação popular em saúde e fotografia participativa. Na pós-graduação, atua nas linhas: Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e Promoção e Prevenção em Saúde. Campos de Orientação: desenvolve estudos referentes à Educação Física, Educação, Envelhecimento e Pesquisas participativas e colaborativas. Docente colaboradora do Programa de Ciências do envelhecimento na linha: Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior (GREPES) que discute questões relacionadas à Educação Física para idosos e a Promoção da Saúde, bem como os conceitos de empowerment e autonomia relacionados à prática de atividades físicas
Carlos Adriane Morais Da Costa
Multiartista popular no ramo da música. Violonista, compositor, cantor de inúmeras pedras (canções) do Reggae Roots Afro-maranhense, escultor na areia, há mais de vinte e cinco anos atuando com música nos estados do Pará e do Maranhão, principalmente na microrregião da Baixada Maranhense. Atualmente é membro, pesquisador do GECORP, Grupo de Estudos Corporalitá, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Está concluindo o curso de graduação em Educação Física no Centro de Ciências de Pinheiro (CCPI) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pesquisando sobre a importância do Reggae Roots afro-maranhense nas aulas de Educação Física em escolas da baixada maranhense.
Diogo Silva Corrêa
Professor Efetivo de Filosofia. Docente Adjunto do Magistério Superior no Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPI), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisador, um dos líderes do GECORP, Grupo de Estudos Corporalitá, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com investigações em andamento na forma de pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Filosofia, em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ). Mestre em Filosofia, na linha de pesquisa em Ética e Epistemologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Filosofia Política pela Universidade Federal do Maranhão, (UFMA) e graduado, com licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão, (UFMA).
Eloa Nogueira De Souza
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2017). Mestra em Saúde Coletiva, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal Fluminense. Professora da Pós-Graduação em Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino no Cefet/RJ, Campus Valença. Supervisora Clínico-institucional em Saúde Mental, Álcool e outras drogas nos serviços de saúde. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em clínica e saúde pública – área temática da saúde coletiva, saúde mental, gestão em saúde, avaliação, coordenação do cuidado.
Fabio Rodrigues Alves Dos Santos
Pai do Lorenzo. Capoeirista. Flamenguista e militante por uma educação pública e de qualidade. Professor de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME). Professor de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Desportos de campo e quadra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Felipe Guaraciaba Formoso
Pai da Ana Aurora, peladeiro e amante dos futebóis. Professor efetivo do Colégio Pedro II e editor de seção da Revista TEFE (Temas em Educação Física Escolar). Especialista em Educação Física Escolar. Mestre em Educação pela UFRJ. Doutor em Educação pela PUC-Rio. Membro do GECEC (Grupo de Estudos Cotidiano, Educação e Culturas).
Gabriela Nobre Bins
Mãe do Cauã. Professora da rede Municipal de Porto Alegre/RS. Possui pós-doutorado, doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano na ESEFID/UFRGS. Licenciada em Educação Física e em Ciências Sociais na UFRGS. Possui especialização em Educação Psicomotora na FAPA e em Dança na PUC-RS. Educadora Griô formada pela Escola de Formação em Pedagogia Griô Grãos de Luz e Griô. Pesquisadora das questões Étnico raciais, Educação Física escolar e maternidades.
Josiane Cristina Climaco
Mestra e doutora em Educação pela UFBA. Mulher preta de Axé, mãe, sambista, dançarina, coreografa, cantora e pesquisadora com foco na cultura corporal, relações étnico-raciais e danças afrodiaspóricas. Professora de Educação Física – Rede Estadual de ensino da Bahia. Pesquisadora com foco nas Leis nº 10.639/03 e 11.645/08. Prêmio de esporte educacional (2014) – Petrobras. Prêmio Educar para Igualdade Racial (2015) CEERT. PASEM – Prêmio Paulo Freire (2015). Membra do grupo de pesquisa LEPEL (UFBA). Coordenadora Pedagógica Coletivo As Bocas Negras. Conselheira do Fórum Permanente de Educação Básica ERER da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(as) – ABPN. Coordenadora do GTT 13 Educação Física e Relações Étnicos Raciais – CBCE – Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Idealizadora e cantora do Projeto Cultural afrodiaspórico Terreiro da Preta.
Juliana Trajano Dos Santos
Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Colégio Pedro II – RJ. Especialista em Educação Física Escolar pela UERJ e em Docência Básica, na Disciplina de Educação Física, pelo Colégio Pedro II. Mestra em Ciências da Atividade Física – linha de pesquisa sociocultural, pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – com foco no tema Violência, Esporte e Sociedade. Atualmente, doutoranda em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, atuando na linha de pesquisa Sociedade, Violência e Saúde, na qual investiga a trajetória de vida do público infanto-juvenil que atua no futebol.
Karoline Dos Santos Nascimento
Professora de Educação Física. Docente do Santa Mônica Rede de Ensino e Colégio Realengo. Mestranda em Educação pela Faculdade de Formação de Professores – UERJ. Membro do grupo de pesquisa ELAC da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.
Leandro Teofilo De Brito
Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Masculinidades e Educação (GEMasc) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Corpo, Gênero, Sexualidade e Diferença (LACGESED). Possui formação em Licenciatura em Educação Física (UFRJ) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado (UFRJ), Doutorado (UERJ) e pós-doutorado (UERJ) na área da Educação.
Lucio Carlos Dias Oliveira
Professor Efetivo de Educação Física. Docente Adjunto do Magistério Superior no Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPI), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisador, um dos líderes do GECORP, Grupo de Estudos Corporalitá, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Portugal. Mestre em Educação pela Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos em Cuba. Especialista em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, estes dois últimos no Brasil.
Luiz Vitor Castro Júnior
Professor titular-pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Leciona no curso de licenciatura em Educação Física. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Artes do Corpo: Memória, Imagem e Imaginário. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na História, Corpo e Arte, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: corpo, capoeira, festa, cultura, fotografia e cinema. Professor do Mestrado em História e Desenho Cultura e Interatividade da UEFS. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1994). Mestrado em Arte e Educação, Universite du Quebec (2002). Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2009). Pós-doutor em História da Universidade Federal Fluminense UFF (2016). Pós-doutorando em Educação UFBA (2025) e bolsista Capes (Projeto de Assimetria). Vencedor do Prêmio Brasil de Esporte e lazer de Inclusão Social pelo Ministério do Esporte em 2009.
Marcelo Siqueira De Jesus
Docente Adjunto IV da EEFD/ UFRJ. Doutor em Educação pela UFF. Bacharel e Licenciado em Educação Física pela UFRJ. Acumula experiência de docência na Educação Básica, nas redes públicas: Estadual do Rio de Janeiro e nas Municipais do Rio de Janeiro-RJ e de São Gonçalo-RJ. Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação. Mestrado Profissional em Educação, Ciências, Matemática e Tecnologias – PPGECMaT, na UFVJM. Docente do curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Especialização em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva – PGEFEPI, na UFRJ.
Monique Marques Longo
Psicanalista Membro do CPRJ (Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro). Professora Adjunta da UERJ. Doutora em Educação pela PUC-Rio. Mestra em Educação pela UFRJ. Psicopedagoga. Coordenadora do GECCI (Grupo de Educação, Corpo, Cultura e Infância) da UERJ. Autora da obra Violência e Mediação de Conflitos na Escola (2018).
Raphael Almeida Silva Soares
Capoeirista – Professor Guaiamum (Pernada Carioca). Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO, 2019). Especialista em Educação Física Escolar (UNIVERSO, 2015). Bacharel em Educação Física (UNIVERSO, 2014). Licenciado em Educação Física (UNIVERSO, 2013). Professor Universitário em Universidade Salgado de Oliveira, atuando também como Coordenador do Curso de Especialização em Psicomotricidade e Educação Escolar. Professor efetivo na rede de Ensino do Estado (SEEDUC, Baixadas Litorâneas). Professor efetivo na rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Maricá, onde também atua como coordenador Pedagógico de Educação Física e Assessor Educacional no Ensino Fundamental II (SEDUC, Maricá). Membro da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE-Rio). Integrante do Comitê pelas relações étnico raciais e quilombolas – GERER Maricá.
Rita De Cassia De Oliveira E Silva
Tem Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realiza pesquisas sobre didática, formação de professores/as, interculturalidade, decolonialidade, feminismos negro e decolonial. Atuou por mais de 17 anos como professora da Educação Básica e atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo também líder do Grupo de Estudos sobre Formação de professores/as, diversidade e diferença cultural (GEFPRODi-UFRJ).
Thales Rodrigo De Siqueira
Sou B.boy e no Breaking sigo firme e forte. Mais de 15 anos dançando com alma e com sorte. Mestre, doutorando, Educação Física é meu chão. Na USJT-SP, estudo com dedicação. Bolsista da Capes, no corre, na missão. Professor em Cunha, com amor na educação. Tô nos anos iniciais, com a molecada esperta, plantando semente onde a escola tá aberta. Sou sensível, sim, arte corre na veia. Música, dança, poesia – tudo incendeia. Tenho fé na vida, esperança no olhar, minha rima é resistência, meu corpo é lugar.
Victoria Mendes De Souza Costa
Professora da rede pública e privada de Educação Física Escolar. Graduada em Licenciatura pela UERJ. Foi bolsista de Iniciação à Docência no Laboratório de Culturas Populares e Folclore e no grupo GECCI de estudos sobre Educação, Corpo, Cultura e Infância. Formada em Dança afro-brasileira.
William De Goes Ribeiro
B-boy (praticante da cultura Hip-Hop) e charmeiro há mais de 30 anos. Pós-doutorado em Currículo (UERJ) e Teoria Política (UFPel). Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Relações Étnico-raciais pela Universidade Cândido Mendes e em Fotografia pelo Espaço de Cultura f508. Professor Adjunto IV na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (PPCULT/ UFF). Docente no Programa de Pós-Graduação em Perspectivas Contemporâneas em Ensino (PPPCE) e no curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão de Territórios e Saberes da UFF. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura (GPECult), Instituto de Educação de Angra dos Reis, UFF.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8300-8
ISBN Digital: 978-65-251-8301-5
DOI: 10.24824/978652518300.8
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 318
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: E24 Educação Física e diferença: saberes insurgentes para o ensino / André dos Santos Souza Cavalcanti, Jeimis Nogueira de Castro, Joe Gomes (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025. 318 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8301-5 ISBN Físico 978-65-251-8300-8 DOI 10.24824/978652518300.8 1. Educação Física 2. Educação antirracista 3. Epistemologias decoloniais 4. Currículo escolar 5. Diferença 6. Inclusão 7. Relações de gênero na escola I. Cavalcanti, André dos Santos Souza, org. II. Castro, Jeimis Nogueira de, org. III. Gomes, Joe, org. IV. Título V. Série. CDU: 37.014 CDD: 370.19 Índice para catálogo sistemático 1. Educação Física: 370.19
