15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$64,36 sem juros | Total R$64,36 | |
2 x de R$32,18 sem juros | Total R$64,36 | |
3 x de R$21,45 sem juros | Total R$64,36 | |
4 x de R$16,65 | Total R$66,61 | |
5 x de R$13,55 | Total R$67,75 | |
6 x de R$11,48 | Total R$68,90 | |
7 x de R$10,01 | Total R$70,07 | |
8 x de R$8,91 | Total R$71,25 | |
9 x de R$8,05 | Total R$72,44 | |
10 x de R$7,37 | Total R$73,65 |
Autores: Carla Ulasowicz - José Fernando Bitencourt Lomônaco
Sinopse:
A Educação Física Escolar tem testemunhado inúmeras discussões e propostas de ressignificações no tocante a sua forma de ensinar, vivenciando diferentes abordagens sobre como direcionar o trabalho do professor na escola. Tem-se pautado, na maioria das vezes, em perspectivas pedagógicas que realçam a prática, no sentido do fazer sem proporcionar ao aluno informações sobre o porquê executar determinadas atividades. Neste contexto, o aluno vivencia uma prática descontextualizada. Levando em consideração tal perspectiva e após vivenciar um programa de Educação Física para idosos (PAAF-GREPEFI-EEFEUSP), cujo objetivo era o de proporcionar-lhes conhecimentos para o auto cuidado, ensinando-lhes o porquê fazer, o que fazer como fazer e o quanto fazer de atividades físicas e motoras a fim de ampliar as capacidades dos diferentes sistemas do corpo, iniciamos a reestruturação da proposta deste programa de idosos vinculando-a a uma nova sistematização de conteúdos. Constatamos que esta nova forma de veicular o conteúdo era mais efetiva do que a anterior, uma vez que os alunos conseguiam associar os fundamentos biológicos à melhoria de determinado sistema do corpo estudado, o que tornava as aulas mais motivadoras e prazerosas. Em função desta experiência, ocorreu-nos a ideia de investigar a influência de um programa de ensino na motivação para a prática de atividades físicas, ou seja, verificar se as informações sobre os benefícios da prática de atividades físicas e os malefícios do sedentarismo seriam capazes de motivar os alunos a praticarem atividades físicas, não apenas no ambiente escolar, mas e, principalmente, na sua vida diária. Esta foi a hipótese central da Dissertação de Mestrado elaborada pela primeira autora, sob a orientação do segundo autor, apresentada e defendida no Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É o relato deste estudo que ora apresentamos sob a forma de livro a fim de melhor divulgar nosso trabalho junto aos profissionais da Educação Física. O conteúdo do trabalho é assim apresentado: 1)No Capítulo 1 são tecidas considerações sobre a Educação Física Escolar, sua importância e sua íntima relação com a área da saúde e/ou qualidade de vida. 2)No Capítulo 2 são apresentados estudos sobre a relação entre a motivação e a prática de atividades físicas e são expostos os objetivos da presente pesquisa. 3)O Capítulo 3, a seção de Método, explicita as características da amostra, os materiais utilizados e os procedimentos adotados. 4)No Capítulo 4 são apresentadas as análises dos resultados dessa pesquisa. 5)Finalmente, no Capítulo 5, são analisados e discutidos os resultados encontrados, apontadas as limitações do trabalho e sugeridas novas pesquisas sobre o tema. Esperamos que esse trabalho contribua para chamar a atenção dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física Escolar para a importância do conhecimento como fator motivador para a prática de atividades físicas. Carla Ulasowicz José Fernando Bitencourt Lomônaco
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580420623
DOI:10.24824/978858042062.3
Ano de edição:2011
Número de páginas:160
Formato:14x21
Assunto:
Ulasowicz, Carla
Educação física escolar e motivação: a influência de um programa de ensino
sobre a prática de atividades físicas / Carla Ulasowicz, José Fernando Bitencourt
Lomônaco. - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2011.
158 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-062-3
1. Motivação na educação. 2. Educação física - Estudo e ensino. 3. Psicologia da
aprendizagem. I. Lomônaco, José Fernando Bitencourt. II. Título.
11-0970. CDD: 370.154
024633 DCU: 37.015.3:005.32
A educação física escolar e o ensino
de informações sobre a saúde
A motivação do comportamento
Método
Resultados
Discussão
Referências
Apêndice a
Termo de consentimento livre e esclarecido
Apêndice b
Apostilas, exercícios de fixação e matérias jornalísticas
Apêndice c
Provas de avaliação do conhecimento n 03
Apêndice d
Escala de opinião sobre o material apostilado
Apêndice e
Questionário de opinião sobre
os três materiais apostilados
Apêndice f
Escala de opinião sobre o processo
ensino-aprendizagem
Apêndice g
Entrevista final
Apêndice h
Discriminação dos conteúdos ensinados e das
atividades práticas vivênciadas em cada aula
Apêndice i
Notas e médias das avaliações, por aluno
(Classificação por ordem crescente de média)
Apêndice j
Escores de cada aluno na Escala de
Motivação para a Prática de Atividades
Físicas no pré e pós-testes