15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$61,92 sem juros | Total R$61,92 | |
2 x de R$30,96 sem juros | Total R$61,92 | |
3 x de R$20,64 sem juros | Total R$61,92 | |
4 x de R$16,02 | Total R$64,08 | |
5 x de R$13,04 | Total R$65,18 | |
6 x de R$11,05 | Total R$66,29 | |
7 x de R$9,63 | Total R$67,41 | |
8 x de R$8,57 | Total R$68,55 | |
9 x de R$7,74 | Total R$69,70 | |
10 x de R$7,09 | Total R$70,86 |
Autores: Cláudio Aparecido de Sousa - Valdilene Aline Nogueira - Daniel Teixeira Maldonado (Orgs.)
Sinopse:
Um livro em que diversos educadores e educadoras buscam refletir sobre como os ensinamentos de Paulo Freire influenciaram as teorias educacionais e a prática pedagógica da Educação Física Escolar. Essas poucas palavras resumem a importância dessa obra, já que nesse exato momento observamos que o ministro da educação enviou uma carta para os diretores das escolas públicas brasileiras solicitando que as crianças e jovens mencionassem o slogan da campanha política que elegeu o presidente. Parece inacreditável, mas as mesmas pessoas que brigam por uma escola considerada sem partido, querem impor a sua ideologia, de qualquer maneira, para as futuras gerações. Portanto, é nesse contexto social que surge essa obra. Paulo Freire é um dos educadores mais atacados por pessoas que nunca leram uma página de seus livros e ainda se acham no direito de dizer que as suas ideias “destruíram a educação brasileira”. Muito pelo contrário, o pensamento dele nos fez enxergar a importância de lutar por uma escola de qualidade para a população mais carente, escancarou as relações de poder existentes entre opressores e oprimidos, fomentou uma pedagogia que resulte na consciência crítica e na autonomia do povo, levou os/as docentes a compreenderem que a democracia precisa ser conquistada. Todos esses ensinamentos influenciaram na elaboração de propostas pedagógicas progressistas na área de Educação Física, além de possibilitar que os/as educadores/as desse componente curricular pensassem em projetos educativos em que a problematização de temas sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais se tornassem obrigatórios nas suas ações didáticas. Viva Paulo Freire!
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432921
DOI:10.24824/978854443292.1
Ano de edição:2019
Número de páginas:282
Formato:16x23
Assunto:
Ed24
Educação Física escolar e Paulo Freire ações e refl exões em tempos de chumbo – Volume
38 Cláudio Aparecido de Sousa, Valdilene Aline Nogueira, Daniel Teixeira Maldonado
(organizadores) Curitiba [PR] CRV, 2019
282 p (Educação Física formação para o cotidiano escolar; organização Daniel Carreira Filho)
Bibliografi a
ISBN Coleção 978-85-444-0490-4
ISBN Volume 978-85-444-3292-1
DOI 10248249788544432921
1 Paulo Freire 2 Educação física – Aspectos sociais 3 Educação física – Estudo e ensino
4 Pedagogia crítica 5 Prática de ensino I Sousa, Cláudio Aparecido de org II Nogueira,
Valdilene Aline org III Maldonado, Daniel Teixeira org IV Série
19-58008 CDD 370115
CDU 370174796
APRESENTAÇÃO
Cláudio Aparecido de Sousa
Valdilene Aline Nogueira
Daniel Teixeira Maldonado
PREFÁCIO
OU COMO SE APROXIMAR DA VERDADE DOS FATOS
Jason Ferreira Mafra
CAPÍTULO
ATUALIDADE E RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM
TEMPOS DE “EDUCAÇÃO SA”
Fabiano Bossle
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ANCORADA NA GÊNESE
IDEOLÓGICA DA EDUCAÇÃO POPULAR um caminho para
conscientização dos esfarrapados e esfarrapadas do mundo
Mesaque Silva Correia
Bruna Gabriela Marques
Maria Luiza de Jesus Miranda
CAPÍTULO
A RETERRITORIALIZAÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO
NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Marcos Garcia Neira
Ivan Luis dos Santos
CAPÍTULO
O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E AÇÕES
PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR NO BRASIL apropriações reflexivas
Elaine Prodócimo
Gabriel da Costa Spolaor
Marcos Roberto So
CAPÍTULO
A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE NOS SABERES E
PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA
Leandro Pedro de Oliveira
Elizaldo Inaldo da Silva
Luciana Venâncio
Luiz Sanches Neto
DM_indd CAPÍTULO
AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA algumas reflexões
Elisabete dos Santos Freire
CAPÍTULO
INDÍCIOS DAS IDEIAS FREIRIANAS NA TRAJETÓRIA
ACADÊMICA DE PROFESSORES EM TEMPOS DE INCERTEZA
Alessandra Monteiro
Vilma Lení Nista-Piccolo
CAPÍTULO
ENCONTROS COM PAULO FREIRE E AS POLÍTICAS
PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE SÃO
PAULO (-)
Lino Castellani Filho
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E JUSTIÇA SOCIAL um diálogo
com Paulo Freire e Frantz Fanon
Cláudio Aparecido de Sousa
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PAULO FREIRE textos e
contextos de uma aproximação necessária
Valdilene Aline Nogueira
CAPÍTULO
CONCRETIZAR IDEAIS reflexões de dois gestores educacionais
sobre Educação Física na educação infantil
Daniel Carreira Filho
Ignez de Nardi
CAPÍTULO
O CÍRCULO DE CULTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
uma prática educativa libertadora no contexto da rede municipal de
ensino de Porto AlegreRS
Márcio Cardoso Coelho
DM_indd CAPÍTULO
EM TEMPOS DE OPRESSÃO a cultura corporal negra resiste
com luta e dança
Thiago Batista Costa
Emerson Mathias
Mônica Caldas Ehrenberg
CAPÍTULO
PAULO FREIRE E O CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO
FÍSICA aproximações a partir da obra Pedagogia da Autonomia
Pedro Xavier Russo Bonetto
CAPÍTULO
CENAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
aproximações com o pensamento de Paulo Freire
Uirá de Siqueira Farias
Vinicius dos Santos Moreira
Graciele Massoli Rodrigues
CAPÍTULO
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E A TEMATIZAÇÃO
DO TIRO COM ARCO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
contribuições freirianas na prática pedagógica
Peterson Amaro da Silva
Cláudio Aparecido de Sousa
Elisabete dos Santos Freire
CAPÍTULO
“LER O MUNDO” NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO
ENSINO MÉDIO quando um sonho se torna realidade
Crisley Santana da Silva
Sávio Campos de Souza
Daniel Teixeira Maldonado
SOBRE OS AUTORES