| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$40,68 sem juros | Total R$40,68 | |
| 2 x de R$20,34 sem juros | Total R$40,68 | |
| 3 x de R$13,56 sem juros | Total R$40,68 | |
| 4 x de R$10,52 | Total R$42,10 | |
| 5 x de R$8,56 | Total R$42,82 | |
| 6 x de R$7,25 | Total R$43,55 | |
| 7 x de R$6,32 | Total R$44,29 | |
| 8 x de R$5,63 | Total R$45,04 | |
| 9 x de R$5,08 | Total R$45,79 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Fabiano Bossle - Cibele Biehl Bossle - Leandro Oliveira Rocha - Tiago Nunes Medeiros - Rita de Cássia Lindner Kaefer - Victor Julierme Santos da Conceição - Denise Grosso da Fonseca - Francisco Goldschmidt Filho - Gabriel Gules Goularte - Samuel Nascimento de Araújo - Jacqueline Zilberstein - Marcio Cardoso Coelho - Luciana de Oliveira Nunes - Lucas Lopez da Cruz - Mauren Lúcia de Araújo Bergmann - Carlos Eduardo Berwanger - Eduardo Batista Von Borowski - Karine de Almeida Müller - Lucas Silva Skolaude - Gabriel Ziel Boldori
Sinopse:
O livro “Educação Física Escolar, Etnografias e Autoetnografias: a formação de intelectuais transformadores” representa, para nós, organizadoras/es, autoras/es, pesquisadoras/es e professoras/es, o desafio de produzir conhecimentos a partir das interpretações sobre nossas próprias experiências científicas e culturais, reconhecendo-as nas possibilidades de reposicionamento de nossas identidades de intelectuais transformadores. Compartilhamos dez ensaios que tematizam a reflexividade e o reposicionamento das/dos pesquisadoras/es no cotidiano de professoras/es de Educação Física Escolar. Os temas aprofundados são a vulnerabilidade social, a Educação de Jovens e Adultos, o PIBID, as violências, a monocultura esportiva nas aulas de Educação Física, as juventudes, os projetos de trabalho, o planejamento de ensino, a identidade docente e o professor de Educação Física iniciante. A perspectiva teórico-metodológica da etnografia e da autoetnografia, o marco teórico-epistemológico da Teoria Crítica e da Educação e Pedagogia Críticas produzem o reconhecimento da formação de intelectuais transformadores, convergente com o que sugere Carlos Rodrigues Brandão (2003), “[...] acredita que deva haver alguma diferença entre: 'como se pensa o fazer da pesquisa científica' e 'como se faz a pesquisa científica que se pensa'. Deve haver uma outra, bastante próxima, entre: 'como se faz uma pesquisa' e 'como nós vivemos a pesquisa que fizemos”.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544425435
DOI:10.24824/978854442543.5
Ano de edição:2018
Número de páginas:122
Formato:16x23
Assunto:
B741
Bossle, Fabiano
Educação física escolar, etnografi as e autoetnografi as: a formação de intelectuais
transformadores / Fabiano Bossle, Cibele Biehl Bossle, Leandro Oliveira Rocha et al. – Curitiba:
CRV, 2018.
122 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2543-5
DOI 10.24824/978854442543.5
1. Educação 2. Educação física 3. Etnografi as I. Bossle, Cibele Biehl. org. II. Rocha,
Leandro Oliveira. org. et al. III. Título IV. Série
CDU 371.214 CDD 372.86
PREFÁCIO
Marcos Garcia Neira
INTRODUTÓRIO
“O CONHECIMENTO DE QUEM É MAIS VALIOSO?”
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, EDUCAÇÃO CRÍTICA
E PESQUISA CIENTÍFICA NO GRUPO DIMEEFUFRGS
Fabiano Bossle
Cibele Biehl Bossle
UNIDADE
“ÀS MARGENS” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
VULNERABILIDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO FÍSICA
o professor como agente de transformação
Francisco Goldschmidt Filho
Lucas Lopez da Cruz
Lucas Silva Skolaude
Fabiano Bossle
POR UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICO
NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Lucas Lopez da Cruz
Francisco Goldschmidt Filho
Leandro Oliveira Rocha
Jacqueline Zilberstein
Fabiano Bossle
CULTURA, CULTURAS, VIOLÊNCIA, VIOLÊNCIAS
uma etnografia em duas escolas municipais de GravataíRS
Gabriel Gules Goularte
Tiago Nunes Medeiros
Lucas Silva Skolaude
Fabiano Bossle
Fabiano Bossle_MARCOSindd
UNIDADE
DIDÁTICAS “DE DENTRO” DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DA MONOCULTURA ESPORTIVA À RESSIGNIFICAÇÃO
PEDAGÓGICA algumas possibilidades da pesquisa etnográfica6
Samuel Nascimento de Araújo
Leandro Oliveira Rocha
Eduardo Batista von Borowski
Victor Julierme Santos da Conceição
Fabiano Bossle
A CULTURA CORPORAL DE QUEM? NOTAS SOBRE
UMA ETNOGRAFIA COM JOVENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
DO ENSINO MÉDIO
Jacqueline Zilberstein
Mauren Lúcia de Araújo Bergmann
Denise Grosso da Fonseca
Fabiano Bossle
PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA
uma perspectiva viável de organização curricular
Márcio Cardoso Coelho
Luciana de Oliveira Nunes
Tiago Nunes Medeiros
Carlos Eduardo Berwanger
Fabiano Bossle
APRENDENDO COM A PESQUISA reflexões sobre
o compromisso de persistir buscando uma práxis transformadora
Luciana de Oliveira Nunes
Márcio Cardoso Coelho
Karine de Almeida Müller
Carlos Eduardo Berwanger
Fabiano Bossle
UNIDADE
IDENTIDADES DOCENTES E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AS REPRESENTAÇÕES NO PIBID, NA ESCOLA
E NO ENSINO SUPERIOR uma etnografia com estudantes
de Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior
Tiago Nunes Medeiros
Denise Grosso da Fonseca
Gabriel Gules Goularte
Mauren Lúcia de Araújo Bergmann
Gabriel Ziel Boldori
Fabiano Bossle
Fabiano Bossle_MARCOSindd
AS IMPLICAÇÕES NA PRÓPRIA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR estudo de caso etnográfico da construção
das identidades de professores de educação física iniciantes
Rita de Cássia Lindner Kaefer
Cibele Biehl Bossle
Fabiano Bossle
