15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$45,00 sem juros | Total R$45,00 | |
2 x de R$22,50 sem juros | Total R$45,00 | |
3 x de R$15,00 sem juros | Total R$45,00 | |
4 x de R$11,64 | Total R$46,57 | |
5 x de R$9,47 | Total R$47,37 | |
6 x de R$8,03 | Total R$48,18 | |
7 x de R$7,00 | Total R$48,99 | |
8 x de R$6,23 | Total R$49,82 | |
9 x de R$5,63 | Total R$50,65 | |
10 x de R$5,15 | Total R$51,50 |
Autores:
ANDREZA BARROSO DA SILVA (ANDREZA MIUDINHA)
Doutora e Mestra em Artes – ICA/UFPA, proponente da práxis metodológica Dançaeira; Pós-Graduanda em Educação Especial e Inclusiva, Pilates e, Treinamento para a Terceira Idade – Faveni; integra o Grupo de pesquisa Corpo Cênico; Licenciada Plena em Educação Física – CUNCAST/UFPA; Técnica Intérprete-Criadora em Dança – ETDUFPA; habilitada em Educação para as Relações Étnico Raciais; Professora de Capoeira (corda marron) da Associação de Capoeira Menino é Bom; Professora de Educação Física na Escola Bosque (Outeiro); Artista Independente; criadora e fundadora do Centro Cultural Professora Andreza Barroso – no Distrito de Icoaraci-Belém-Pará.
ANÉSIO DA SILVA DONOLA (IN MEMORIAM)
Professor de Educação Física (CASTELO BRANCO). Especialista em Psicomotricidade (UGF e CURUMIM). Diretor Adjunto na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Professor SEEDUC/RJ. Falecido em 8 Novembro 2024, durante a escrita do capítulo.
BRUNO VIVIANI DOS SANTOS
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Biomecânica e Fisiologia do Exercício aplicadas ao Treinamento pela Universidade Estácio de Sá. Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Uniabeu. Graduando em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Professor efetivo de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Vice-líder do Laboratório de Estudos em Representações, Práticas Sociais e Ensino – LARPSE.
DINAIRAN DANTAS SOUZA
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Pós-Graduada em Gestão Pública (2008) pela UEPB e em Políticas Públicas, Participação e Controle Social do Estado (2014) UNEMAT. Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Atualmente cursa doutorado em Educação (PPGE/IE/UFMT), na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Políticas Pedagógicas. Ocupa o cargo professor assistente na universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Coordenou o Curso de Educação Física da UNEMAT- Campus de Cáceres (2019 – 2020). Representante Docente no Colegiado Regional do Campus de Cáceres da UNEMAT (2019 – 2021); Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física da UNEMAT/Cáceres (2016 – 2022). Membro do grupo de estudos Contextos Educativos da Infância (2015 a 2022), membro do Núcleo de Estudos e Praxiologias da Universidade e do Mundo do Trabalho (Núcleo Unitrabalho UNEMAT) atuando especialmente na extensão com Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (INCUBESS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc/UFMT) – CNPq. Tem experiência na área de Educação Física Escolar; Formação de Professores; Educação Integral e Educação Popular com movimentos sociais populares.
EDUARDO RODRIGUES DA SILVA
Professor de Educação Física (UFRRJ), Especialista em Treinamento Desportivo (CASTELO BRANCO), Mestre em Educação Física (UGF). Atuação na Educação Básica e Superior, pública e privada. Professor de Recreação (UFRRJ e UNIREDENTOR). Professor de Futsal (UFRRJ e UNIREDENTOR). Professor de Aprendizagem Motora (UFRRJ). Professor de Psicomotricidade (UFRRJ). Professor de Fundamentos da Educação Física (FABEL). Professor TCC (FABEL). Orientador de dezenas de TCC’s e participante em mais de 100 bancas. Professor SEEDUC/RJ.
ELIAS ANDRADE DOS SANTOS DE OLIVEIRA
Mestrando em Epidemiologia da atividade física no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Felicidade (GPAFF). Atuação na ministração de aulas na condição de aluno mestrando, na função de professor colaborador em Didática no Ensino Superior, pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2023). Cursando Bacharelado em Educação Física pela faculdade Unifatecie. Atuação no ensino de graduação na área de concentração das Lutas Corporais ainda na graduação, por meio do programa de apoio à iniciação à Docência(PID).Formação Técnica em Segurança do Trabalho, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
GIULIANO MATHEUS SOUZA CAVALCANTI
Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UNIRIO), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Juliana Bastos Marques. Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2023), com pesquisa intitulada “Entre Democratas e Aristocratas: Os Atenienses, Espartanos e suas Relações de Dominação”, orientada pelo Prof. Dr. Luis Eduardo Lobianco. Complementou sua formação com os cursos de extensão de “Iniciação à Língua Grega Clássica” na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro entre 2023 e 2024. Especializando-se em História Antiga, com ênfase em: Dinâmicas de poder e dominação no mundo grego (Atenas e Esparta).
JULIO VICENTE DA COSTA NETO
Mestre em Educação Física, Esporte e Lazer, pela Universidade Gama Filho, Pós-graduado em Administração Esportiva, pela UGF, professor efetivo de Educação Física da Faetec Quintino, Professor efetivo do Colégio Sion.
LUÍS FERNANDO MASSARANI
Professor de Educação Física, especialista em Voleibol, professor efetivo e coordenador pedagógico do Centro de Educação Física e Esportes da Faetec Quintino.
LUIZ CARLOS CAVALCANTI
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 1999) e em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2022), Luiz Carlos Cavalcanti especializou-se em Gestão Escolar (UNIABEU, 2023), Administração Educacional (Universidade Gama Filho, 2010) e em áreas interdisciplinares como Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas aplicadas ao Mundo do Trabalho (UFPI, 2022-2023). Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/IFRJ), com área de concentração em: Educação Profissional e Tecnológica (EPT), investigando os processos educativos em espaços formais e não formais, articulando Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia numa perspectiva interdisciplinar. Sua pesquisa integra a linha “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT”, focada na: Concepção e organização de espaços pedagógicos na EPT, com estratégias transversais para formação integral do estudante;
Análise histórica e memória dos processos educativos na educação profissional, tomando o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Professor Docente I da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Atua na interface entre: Práticas pedagógicas em espaços formais e não formais, com ênfase na integração entre currículo, tecnologias e demandas laborais.
MARCIO TURINI CONSTANTINO
Possui Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2016). Possui Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2000-2002). Atuou como professor do Curso de Educação Física do Centro Universitário UNIABEU (2002-2021), professor e coordenador do Centro de Educação Física e Esportes / FAETEC – RJ e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Duque de Caxias-RJ. Faz parte do Grupo de Pesquisas em Estudos Olímpicos-UERJ, da Academia Olímpica Brasileira e do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, realizando trabalhos na área da Educação Física e Esportes, Educação Olímpica e Valores do Esporte.
MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992). Pós-graduada em Currículo do Ensino Fundamental – Conteúdos e Metodologias para os anos iniciais (UNEMAT); Psicopedagogia (UFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Formação Inicial e Continuada. Professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, na área de Métodos e Técnicas de Ensino no Curso de Pedagogia, desenvolvendo atividades no Ensino de Matemática para o início da escolarização, com princípios interdisciplinares. Mestra em Educação na linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens. Doutoranda em Educação, na Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas, pelo Programa de Pós-Graduação Em Educação da Universidade Estácio de Sá – UNESA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Contextos Educativos da Infância da UNEMAT, Campus Universitário Jane Vanini, Cáceres-MT. Membro da Comissão Coordenadora de Avaliação do Plano Municipal de Educação de Cáceres-MT.
SABRINA ARAÚJO DE ALMEIDA
Formada no curso de Licenciatura plena em Pedagogia (UNIBAN), possui Mestrado em Psicologia Social (UNIVERSO) e Doutorado em Educação (UNESA). Atualmente é docente no Curso de Licenciatura em Computação, professora no curso Técnico em Informática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no campus Nilo Peçanha em Pinheiral. Atua também como coordenadora do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) de acordo com a proposta de atendimento a alunos que necessitam de apoio pedagógico na instituição, além de promover cursos de formação para profissionais de educação no tange questões como Diversidade e processos de inclusão/exclusão. Atua na pós-graduação em Docência EPT, no IFRJ – campus Engenheiro Paulo de Frontin e no Mestrado em Educação, Programa PROFEPT, Colégio Pedro II – campus São Cristóvão. Sua trajetória profissional é marcada por experiências desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, passando pela Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Com relação a atuação em EAD, foi tutora no consórcio CEDERJ pela UNIRIO no curso de Licenciatura em Pedagogia por 10 anos e professora-tutora no curso de Pós-graduação em educação Especial CEAD/UNIRIO. Contribuiu como Coordenadora de Educação Especial no município de Mendes/RJ implementando ações inclusivas na rede a partir da criação do CEMAPE, contribuindo assim para a discussão sobre os processos de inclusão e diversidade. Participou da organização do processo de inclusão como consultora no município de Piraí/RJ, assim como da formação pedagógica em municípios do entorno. As áreas em que estão concentrados seus estudos giram em torno de temas como: Representações Sociais, práticas educativas, processos de inclusão e exclusão, diversidade e educação ambiental. Líder do Laboratório de Estudos em Representações, Práticas Sociais e Ensino – LARPSE.
Sinopse:
O livro Educação Física Escolar: Perspectivas teóricas e práticas traz ao leitor elementos sobre o ensino-aprendizagem das aulas de Educação Física numa visão integral do ser humano, passando pela reflexão acerca dos aspectos históricos da formação inicial da Educação Física, o PIBID como importante ferramenta na formação do futuro professor e, possibilidades de práticas, na licenciatura, fundamentadas no desenvolvimento dos aspectos afetivo, cognitivo, motor e social do aluno. Também é apresentado a introdução da Teoria das Representações Socais como fundamentação teórica e prática em estudos no campo da Educação Física Escolar a partir do olhar psicossocial, assim como, o uso do software Iramuteq como instrumento de análise lexical.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7969-8
ISBN Digital: 978-65-251-7970-4
DOI: 10.24824/978652517969.8
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 160
Assunto:
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Perspectivas Teóricas e Práticas. Bruno Viviani dos Santos E24 Educação física escolar perspectivas teóricas e práticas Bruno Viviani dos Santos – Curitiba CRV, 2025 160 p; Bibliografia ISBN Digital 9786525179704 ISBN Físico 9786525179698 DOI 10248249786525179698 ISBN Digital 978-65-251-7970-4 ISBN Físico 978-65-251-7969-8 DOI 10.24824/978652517969.8 1 Educação Física Escolar 2 Formação de professores 3 Práticas educativas 4 Educação Física I Santos, Bruno Viviani dos, org II Título IIISérie CDU 796 CDD 6137