15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$50,89 sem juros | Total R$50,89 | |
2 x de R$25,45 sem juros | Total R$50,89 | |
3 x de R$16,96 sem juros | Total R$50,89 | |
4 x de R$13,17 | Total R$52,67 | |
5 x de R$10,71 | Total R$53,57 | |
6 x de R$9,08 | Total R$54,48 | |
7 x de R$7,91 | Total R$55,40 | |
8 x de R$7,04 | Total R$56,34 | |
9 x de R$6,36 | Total R$57,28 | |
10 x de R$5,82 | Total R$58,24 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Tiemi Okimura-Kerr - Carla Ulasowicz - Luciana Venâncio e Luiz Sanches Neto (Orgs.)
Sinopse:
Em 2005, os organizadores deste livro se reuniram em um belo final de semana para conversarem sobre suas angústias e inspirações com a educação física escolar. Desde então, reúnem-se mensalmente para estudar e pesquisar sobre suas práticas pedagógicas a partir da sistematização de quatro blocos de conteúdos temáticos (elementos culturais, movimentos, aspectos (inter)pessoais e demandas ambientais). No decorrer desse tempo, muitos professores da educação básica participaram do grupo de professores-pesquisadores, como nos autodenominamos, esporádica ou efetivamente, mas sempre de forma autônoma, visto que as relações sempre se pautaram na horizontalidade e sem vínculo institucional coletivo que nos pressionasse academicamente. Nos dois primeiros capítulos deste livro, são apresentados os objetivos e as estratégias que elaboramos ao refletirmos conjuntamente sobre os processos de ensino e aprendizagem. A seguir, há um capitulo crítico com reflexões sobre essa proposta, apontando avanços e limitações. Nos sete capítulos seguintes, são relatadas experiências com o ensino desses conteúdos de forma integrada para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Alguns dos temas abordados são: capoeira, circo, jogos e brincadeiras, habilidades motoras fundamentais, combinadas e especializadas, aspectos anatômicos, fisiológicos, psicológicos, antropológicos, demandas ambientais históricas, geográficas, sociológicas, administrativas, filosóficas do movimento do corpo humano, entre outros.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414644
DOI:10.24824/978854441464.4
Ano de edição:2017
Número de páginas:224
Formato:16x23
Assunto:
E26
v. 26
Educação física no ensino fundamental I : perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos / Tiemi Okimura-Kerr, Carla Ulasowicz, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto (organizadores). - 1. ed.
224 p. (Educação física: formação para o cotidiano escolar; Organização Daniel Carreira Filho)
Bibliografia
ISBN coleção: 978-85-444-0490-4
ISBN do volume: 978-85-444-1464-4
DOI 10.24824/97854441464.4
1. Educação física - Estudo e ensino. 2. Educação física - Currículos. 3. Professores de educação física - Formação. I. Kerr, Tiemi Okimura. org. II. Ulasowicz, Carla. org. III. Venâncio, Luciana. org. IV. Neto, Luiz Sanches. org. V. Título. VI. Série.
17-39512
SUMÁRIO
SISTEMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO
E APRENDIZAGEM: convergência entre conteúdos
temáticos e objetivos da educação física escolar
Luiz Sanches Neto
COMO OS(AS) PROFESSORES(AS)-PESQUISADORE(AS)
ORGANIZAM O ENSINO DE CONTEÚDOS TEMÁTICOS NAS
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
Tiemi Okimura-Kerr
Luciana Venâncio
Carla Ulasowicz
Luiz Sanches Neto
Ângela Maris Murillo Araújo
Jéssica Camila Ramos Rodrigues
Leandro Pedro de Oliveira
Daniel Reis Ebbinghaus
Regiane Silva
SISTEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS TEMÁTICOS NA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: reflexões sobre a proposta
elaborada pelo grupo de professores-pesquisadores
Elisabete dos Santos Freire
A SISTEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR: relato de experiência no º ano do ensino fundamental I
Carla Ulasowicz
VAMOS BRINCAR DE CAPOEIRA? CAMINHOS PARA A
CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA
Luciano Nascimento Corsino
RESPEITÁVEL PÚBLICO: circo – um picadeiro chamado escola
Ângela Maris Murillo Araújo
Jéssica Camila Ramos Rodrigues
CAPOEIRA: entre nesse jogo de linguagens
Jéssica Camila Ramos Rodrigues
Angela Maris Murillo Araújo
O JOGO QUEIMADA À LUZ DA SISTEMATIZAÇÃO DE
QUATRO BLOCOS DE CONTEÚDOS TEMÁTICOS
Rosangela Aparecida Matias
O QUE PODEMOS ENSINAR “ALÉM DA PRÁTICA” NA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Tiemi Okimura-Kerr
O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma experiência por meio de projetos temáticos
Carla Ulasowicz
SOBRE OS AUTORES