1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
Este livro oferece reflexões sobre as possibilidades da educação inclusiva. Com base em marcos legais e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a obra convida gestores e professores a pensarem criticamente sobre as práticas pedagógicas e o impacto que elas têm na inclusão. As experiências compartilhadas aqui são resultado do Curso de Formação Continuada em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva para Gestores de Escolas da Rede Pública de Educação de Jataí e Região, vinculado à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica (Renafor), oferecido pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Profissionais da área trazem uma abordagem realista, destacando ações para transformar a escola em um espaço acessível e respeitoso para todos, sempre com foco na construção de uma educação que faça sentido na vida de cada pessoa, independentemente de suas características individuais.
Autores:
Autores
Danúsia Cardoso Lago
É Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia – UFBA em Regime de Dedicação Exclusiva, Campus Anísio Teixeira – Instituto Multidisciplinar em Saúde – Vitória da Conquista, Bahia, onde coordena o Programa de Formação Pedagógica do IMS/UFBA e seus projetos associados: GT Acessibilidade, Mercado Solidário. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Mestrado e Doutorado em Educação do Indivíduo Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar; Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Tem experiência na área de Educação com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Consultoria Colaborativa, Educação Especial, Educação Inclusiva, Inclusão Escolar, Educação e Direitos Humanos; Deficiência Intelectual, Ensino Colaborativo, Ensino e Aprendizagem centrados no estudante. Orienta pesquisas no âmbito do Programa de Pós Graduação em Ensino da UESB.
Diovana Ferreira De Oliveira Thiago
É historiadora, mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência em educação básica e superior. Atua nas áreas de História, Ensino de História, Cultura, Identidades e Escritas da História, História da Educação e Educação Especial. Mãe ativista, escritora, pesquisadora.
Érica Yamauchi Torres
É pedagoga, graduada pelo Instituto Cuiabano de Educação e Letras, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, e especialista em Psicopedagogia. Atuou como docente da educação básica nas redes pública e privada entre 1998 e 2017. Atualmente atua como pedagoga/psicopedagoga institucional da Universidade Federal de Jataí. Interesses de pesquisa sobre material didático, letramento crítico e educação na perspectiva inclusiva.
Fernando Ricardo Moreira
É doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre e bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. É professor associado na Universidade Federal de Jataí. Com experiência em otimização robusta e metodologias de ensino da matemática superior, sua trajetória acadêmica alia inovação científica e práticas educacionais transformadoras, refletindo um compromisso com o avanço do conhecimento e a formação de novos talentos.
Giuliano Vilela Pires
É graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás (UCG), especialista em Filosofia Política pela UCG, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí e atualmente atua como Professor Regente de Filosofia na Rede Estadual de Educação de Goiás.
Ícaro Gabriel Gomes De Souza
É mestre em Gestão, Educação e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduado em Administração e em Ciências Contábeis, com especializações em Gestão Pública, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Gerencial e MBA em Gestão de Logística e Operações. Servidor público federal efetivo, atualmente em exercício como Administrador na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Laura Aparecida De Lima Costa
É mestranda em Educação pelo PPGE/UFJ. Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Jataí (UFJ) (2023.2). Participou como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Participou do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pluriepistemologias e Ensino de História (GEPPEH), dentro desse projeto desenvolveu planos de IC e ProLicen. Trabalhou como estagiária no Napne como profissional de apoio a alunos com necessidades específicas no Instituto Federal de Goiás – campus Jataí. Atualmente é bolsista da pós-graduação no Centro de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Jataí.
Renata Silva Cruz
É doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de ser graduada em Pedagogia pela UFV. Atualmente, exerce a função de Especialista em Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, ocupando a posição de coordenadora pedagógica na rede estadual, com experiência específica na coordenação da Sala de Recursos Multifuncional da escola ESEDRAT. Também possui experiência docente nos anos iniciais do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Viçosa (MG). Suas áreas de pesquisa concentram-se na formação de professores, com ênfase em Educação Especial na perspectiva inclusiva. Interessa-se pelos temas relacionados a práticas pedagógicas, métodos ativos de aprendizagem, educação inclusiva e ciências da educação.
Samantha Ferreira Da Costa Moreira
É uma profissional dedicada à educação e à saúde, com formação em enfermagem pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Sua atuação abrange a docência no ensino superior e pesquisas em práticas inclusivas e saúde pública, guiada pela crença no poder transformador da educação e da assistência humanizada.
Sônia Maria Rodrigues Simioni (sônia Simioni)
É doutora em Educação Especial – UFSCar/São Carlos – Mestra em Educação – CUML/RP, Pós-doutorado em Educação – USP/RP – Psicopedagoga – CUML/RP. Como pesquisadora tem atuado nos seguintes temas: Inclusão Escolar, Políticas Públicas para as áreas da Educação Especial e Educação, Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, TEA, Flexibilização Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental, Políticas e Gestão Educacional, Privatização do ensino público e Acessibilidade Atitudinal. Diretora aposentada de escola estadual em Ribeirão Preto. Militante da causa das pessoas com deficiência onde atua dando apoio às famílias que possuem filho ou filha com deficiência (educação, saúde, sobre direitos, assessoria familiar, dentre outros).
Wendes Fernandes Ribeiro
É mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Graduado em Pedagogia e História, especialista em Psicopedagogia, Gestão das Políticas Públicas Educacionais, Gestão e Orientação Educacional, Educação Especial Inclusiva e em Atendimento Educacional Especializado. Servidor público efetivo, atua como Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Organizadores
Leonor Paniago Rocha
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO (2014) – Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e Instituições de Ensino. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (2019). É professora na Universidade Federal de Jataí. Tem experiência em Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação, diversidade, políticas públicas. Autora dos livros infantis Gabi e A pandemia e a vacina que virou confusão, tendo esse último sido publicado também em Espanhol, “La pandemia y la vacuna que se volvió un lío”. Desde 2024, atual como coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFJ (NAI/UFJ). Membro do GEPEDI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq.
Isa Mara Colombo Scarlati Domingues
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Estágio de Doutoramento na Universidade do Minho/UMinho (Portugal); Pós-Doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) – Graduação e Pós-Graduação. Membro do grupo de pesquisa InvestigAção (UFR). Experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, narrativas (casos de ensino, autobiografias etc.) e literatura infantil.
Halline Mariana Santos Silva
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2013) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008), com Especialização em Educação Infantil (2005) e graduação em Pedagogia (2003), ambas pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é Professora Associada na Universidade Federal de Jataí (UFJ), onde integra o corpo docente do curso de Pedagogia. Sua experiência acadêmica se concentra na área de Educação. Suas pesquisas e publicações têm contribuído para o campo das Políticas Educacionais e os Processos Educativos inclusivos.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8044-1
ISBN Digital: 978-65-251-8042-7
DOI: 10.24824/9786525180441.1
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 150
Formato do livro: 14x21
Numero da Edição: 1
Assunto: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TRANSFORMAÇÃO: Práticas e Políticas para uma Escola Acessível Halline Mariana Santos Silva Isa Mara Colombo Scarlati Domingues Leonor Paniago Rocha E24 Educação Inclusiva e Transformação Práticas e Políticas para uma Escola Acessível Halline Mariana Santos Silva, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Leonor Paniago Rocha – Curitiba CRV, 2025 150 p Bibliografia ISBN Digital 9786525180427 ISBN Físico 9786525180441 DOI 10248249786525180441 ISBN Digital 978-65-251-8042-7 ISBN Físico 978-65-251-8044-1 DOI 10.24824/978652518044.1 1 Direitos Humanos e Cidadania 2 Políticas públicas educacionais 3 Educação especial e acessibilidade 4 Gestão escolar e diversidade 5 Formação de professores I Silva, Halline Mariana Santos org II Domingues, Isa Mara Colombo Scarlati org III Rocha, Leonor Paniago org IV Título V Série CDU 371002 CDD 37965