15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$56,29 sem juros | Total R$56,29 | |
2 x de R$28,15 sem juros | Total R$56,29 | |
3 x de R$18,76 sem juros | Total R$56,29 | |
4 x de R$14,56 | Total R$58,25 | |
5 x de R$11,85 | Total R$59,25 | |
6 x de R$10,04 | Total R$60,26 | |
7 x de R$8,75 | Total R$61,28 | |
8 x de R$7,79 | Total R$62,32 | |
9 x de R$7,04 | Total R$63,36 | |
10 x de R$6,44 | Total R$64,42 |
Autores: Maria Júlia Canazza Dall'Acqua - Leandro Osni Zaniolo
Sinopse:
Educação e práticas inclusivas permanecem como desafios com os quais a escola convive desde os anos finais do século XX, até os dias de hoje. A desigualdade e a exclusão social vivenciadas por muitos alunos contrastam com os ideais de equiparação de oportunidades defendidos pela escola inclusiva. Contribuir para o aprimoramento da formação de professores, estando eles na etapa inicial ou continuada, constitui o objetivo do livro que aqui se apresenta. Colocando em perspectiva a questão das políticas públicas, a fragilidade da formação docente diante dos problemas mais amplos do ensino regular, a precarização da escola, a necessidade de reorganização do sistema para atender as novas demandas que se fazem necessárias, os capítulos sequencialmente organizados apresentam um panorama eloquente acerca de alguns aspectos da problemática que perpassa a realidade educacional brasileira. Investigando a percepção de professores, os serviços de apoio a alunos com deficiências, o avanço relativo das políticas públicas e de práticas consideradas inclusivistas, os autores do livro “Educação Inclusiva em perspectiva: reflexões para a formação de professores” buscam contribuir para fortalecer a reflexão acerca dos principais problemas enfrentados no âmbito da inclusão de alunos com deficiências nas redes regulares de ensino. No que diz respeito à formação de professores, sejam eles oriundos de cursos de Pedagogia ou de Licenciaturas, modalidades presencial ou a distância, a contribuição apresentada pelos autores enriquece-se mais ainda quando se insere a temática da arte-educação, escassamente estudada e divulgada em pesquisas voltadas para a inclusão. Considerando o quanto habilidades artísticas teriam a contribuir para a formação de professores e o enfrentamento da diversidade nas salas de aula, a temática explorada nos capítulos a ela dedicada são de relevância e interesse. Partindo do suposto de que inclusão está ainda por ser efetivamente instituída e aprimorada, ultrapassando o âmbito dos ideais apregoados na legislação específica, o livro traz um olhar alicerçado em dados de pesquisa e, como o título afirma, em perspectiva, cuja meta é aproximar, tanto a formação de professores para uma educação inclusiva, como a educação inclusiva para um processo de formação de professores, em nosso país.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480294
DOI:10.24824/978856248029.4
Ano de edição:2009
Número de páginas:131
Formato:14x21
Assunto:
Educação inclusiva em perspectiva: reflexões para a formação de professores /
Maria Júlia Canazza Dall`Acqua, Leando Osni Zaniolo (organizadores). --
1. ed. -- Curitiba: Editora CRV, 2009.
Bibliografia
ISBN 978-85-62480-29-4
1. Educação e Estado 2. Educação especial 3. Educação inclusiva 4. Grupos
sociais 5. Política educacional 6. Professores - Formação profissional
I. Dall`Acqua, Maria Júlia Canazza. II. Zaniolo, Leandro Osni.
09-09104 CDD-379.26
Políticas educacionais e inclusão num contexto político-econômico neoliberal
Maria Helena Bimbatti Moreira
Sala de recursos e educação inclusiva: interconexões entre contextos
Adriana Maria Leone Alves Oliveira e Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
As possibilidades de inclusão de conteúdos sobre a educação de alunos com necessidade
educacionais especiais nas disciplinas do curso de Pedagogia
Célia Regina Vitaliano
Educação inclusiva em cursos de licenciatura: um estudo sobre Educação a Distância
(EaD) e formação de professores
Josiberti Flávio Aparecido Monteiro da Silva e Maria Júlia Canazza Dall’Acqua
Segunda Parte
Dança como prática social: um recurso metodológico para processos educativos e inclusão
escolar
Leandro Osni Zaniolo
O professor de música e a educação inclusiva
Lisbeth Soares
Música e inclusão: uma reflexão a partir da psicomotricidade e plasticidade cerebral
Viviane Louro e Alex Andrade