15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$43,08 sem juros | Total R$43,08 | |
2 x de R$21,54 sem juros | Total R$43,08 | |
3 x de R$14,36 sem juros | Total R$43,08 | |
4 x de R$11,15 | Total R$44,58 | |
5 x de R$9,07 | Total R$45,35 | |
6 x de R$7,69 | Total R$46,12 | |
7 x de R$6,70 | Total R$46,90 | |
8 x de R$5,96 | Total R$47,69 | |
9 x de R$5,39 | Total R$48,49 | |
10 x de R$4,93 | Total R$49,30 |
Autores: Dirce Hechler Herbertz - Maria Inês Côrte Vitória
Sinopse:
A pesquisa sobre o cotidiano da Educação Infantil nos têm possibilitado caracterizar as dimensões presentes na prática pedagógica; mapear a atuação dos professores; conhecer as percepções dos docentes sobre os inúmeros aspectos ligados à formação da criança. Adotar uma escuta atenta e dar voz a todos os que participam do projeto educativo que cerca o aluno favorece o exercício constante de aceitação do outro, além de estimular uma prática docente menos solitária e mais solidária. A partilha de diferentes saberes contribui para um clima de respeito e confiança na comunidade escolar, reforçando a idéia de que a criação de um ambiente de diálogo e tolerância pode representar um dos elementos sob os quais toda a educação deveria se assentar. Talvez possamos pensar que a valorização daquilo que as crianças trazem de seu contexto para dentro da escola, dando relevo às experiências por elas vividas, estimulando a participação, incentivando os avanços por elas conquistados, pode representar um ponto de partida promissor quando se trata de promover uma educação que assume o desafio de estar em constante superação e atualização de um ideário pedagógico que coloque no centro o estudante e seu papel ativo na aprendizagem e auto- formação. Nessa perspectiva, o papel da educação infantil é fundamental no que se refere a estimular a curiosidade, desenvolver a imaginação, promover o protagonismo infantil, incentivar o brincar e a integração entre os pares. Talvez analisar sistematicamente a forma como tais práticas se projetam sobre os alunos, possa tencionar e problematizar o próprio professor, que, retirando destes dados suas opções e recursos pedagógicos poderá aprimorar continuamente tanto o processo de construção de conhecimento das crianças a ele confiadas, quanto refinar a própria atuação docente, criando novos modelos de desenvolvimento humano baseados em ciência, inclusão social e cuidado do meio ambiente.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544425404
DOI:10.24824/978854442540.4
Ano de edição:2018
Número de páginas:146
Formato:16x23
Assunto:
H537
Herbertz, Dirce Hechler
Educação infantil princípios e propostas – o que não pode faltar? Dirce Hechler Herbertz,
Maria Inês Côrte Vitória - 1 ed - Curitiba [PR] CRV, 2018
146 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2540-4
DOI 10248249788544425404
1 Educação de crianças I Vitória, Maria Inês Côrte II Título
18-50256 CDD37221
CDU 3732
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO
EUROPEU E BRASILEIRO
As DCN’S e as propostas educacionais para a
Educação Infantil no contexto brasileiro
A Educação Infantil – legal – de a anos
A criança de a anos do ponto de vista do planejamento,
do ensino, da aprendizagem e da avaliação
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
que histórico é esse?
TEORIA E PRÁTICA
uma relação em permanente (re)construção
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO
INFANTIL conceitos e significados
DIMENSÕES PEDAGÓGICAS NO TRABALHO DOCENTE
Planejamento como organização do trabalho pedagógico
Ensino valorização dos conhecimentos prévios
(alunos e professora)
Aprendizagem os diferentes contextos
Avaliação respeito aos diferentes processos
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Organização do ensino através de projetos
Brincar espaços abertos e fechados
Cuidar e educar papel do professor, integridade
física, alimentação, limites
Respeito e valorização da diversidade inclusão,
ritmos de cada um, interação, linguagem
Afetividade escuta, acolhida, respeito, vínculos
Uso dos diferentes espaços e organização dos ambientes
A leitura de literatura e a arte como propulsoras
da criatividade
Características do professor na Educação Infantil
saberes necessários
Dirce Hechler Herbertzindd
A REFLEXÃO DOCENTE E A RESSIGNIFICAÇÃO PEDAGÓGICA
O registro sobre a prática pedagógica
O processo pedagógico reflexivo
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PARA PENSAR
REFERÊNCIAS
SOBRE AS AUTORAS