15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Autores: Francisco Roberto da Silva de Carvalho
Sinopse:
Este livro é resultado de uma pesquisa de Mestrado e trata do primeiro trabalho sobre o Programa Escola de Novo Tempo de Educação Integral, que foi implantado, em 2017, pelo Governo de Rondônia. O objetivo é analisar o Currículo que está sendo trabalhado numa escola pública estadual de ensino médio, de Educação Integral em tempo integral inserida no programa. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, durante o ano de 2017, com professores e gestores de uma escola em Ariquemes. Os resultados apontam para inquietações e entraves recorrentes na proposta de educação em tempo integral, a falta de recursos e infraestrutura para iniciar e desenvolver o programa; entre outros problemas. Conclui-se que o programa da Escola do Novo Tempo apresenta uma nova opção metodológica de ensino para a educação integral, mas que deve repensar as questões estruturais e financeiras, além de reorganizar a formação continuada e do currículo para a integração interdisciplinar da base e da parte diversificada, para maior aproximação da concepção de educação integral multidimensional. Este livro é resultado de uma pesquisa de Mestrado e trata do primeiro trabalho sobre o Programa Escola de Novo Tempo de Educação Integral, que foi implantado, em 2017, pelo Governo de Rondônia. O objetivo é analisar o Currículo que está sendo trabalhado numa escola pública estadual de ensino médio, de Educação Integral em tempo integral inserida no programa. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, durante o ano de 2017, com professores e gestores de uma escola em Ariquemes. Os resultados apontam para inquietações e entraves recorrentes na proposta de educação em tempo integral, a falta de recursos e infraestrutura para iniciar e desenvolver o programa; entre outros problemas. Conclui-se que o programa da Escola do Novo Tempo apresenta uma nova opção metodológica de ensino para a educação integral, mas que deve repensar as questões estruturais e financeiras, além de reorganizar a formação continuada e do currículo para a integração interdisciplinar da base e da parte diversificada, para maior aproximação da concepção de educação integral multidimensional.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544431887
DOI:10.24824/978854443188.7
Ano de edição:2019
Número de páginas:166
Formato:16x23
Assunto:
C257
Carvalho, Francisco Roberto da Silva de
Educação integral no município de Ariquemes uma leitura curricular do Programa Escola
do Novo Tempo – Ensino Médio em Tempo Integral Francisco Roberto da Silva de Carvalho
– Curitiba CRV, 2019
166 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3188-7
DOI 10248249788544431887
1 Educação 2 Educação integral 3 Currículo 4 Programa escola do novo tempo
I Título II Série
CDU 37 CDD 37012
PREFÁCIO
Alessandro Eleutério de Oliveira
CAPÍTULO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Conceitos e concepções de Educação Integral
Principais experiências da Educação Integral no Brasil
A Escola-Parque na Bahia
Centros Integrados de Educação Pública
Marcos legais e políticas atuais de desenvolvimento da
Educação Integral
A Educação Integral em Tempo Integral
CAPÍTULO
O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Concepções de Currículo
Currículo Formal, Currículo Real e Currículo Oculto
Teorias curriculares
Currículo e Educação Integral
CAPÍTULO
DA FORMAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA NA
EDUCAÇÃO INTEGRAL
Formação Continuada na Educação Integral
As práticas pedagógicas e os saberes docentes
O Projeto Político-Pedagógico e as metodologias de ensino
na Educação Integral
CAPÍTULO
OS CAMINHOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA
Abordagem da pesquisa
Procedimentos metodológicos da coleta de dados
Procedimentos da análise dos dados
Francisco Carvalho indd CAPÍTULO
A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM RONDÔNIA resultados da
pesquisa bibliográfica e documental
Marcos legais da Educação Integral em Rondônia
Projetos de Educação Integral implantados em Rondônia
Projeto Burareiro de Educação Integral
Projeto Guaporé de Educação Integral
O Projeto Guaporé de Educação Integral em Ariquemes
Programa Escola do Novo Tempo – Ensino Médio em
Tempo Integral
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO INTEGRAL conhecendo e analisando o currículo
e a metodologia do Programa Escola do Novo Tempo
O Programa Escola do Novo Tempo, seu Currículo
e suas Metodologias
Sentidos produzidos pelos sujeitos do Programa de
Educação Integral e suas práticas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR