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Autores: Sinara Almeida da Costa - Maria Lília I. S. Colares (Orgs.)
Sinopse:
O livro Educação Integral: concepções e práticas a luz dos condicionantes singulares e universais se apresenta como uma rica produção dos pesquisadores da UNICAMP, UNIR e UFOPA e que, sem dúvidas, poderemos ler com gosto. Entendemos que a produção de um livro dedicado à Educação Integral, analisada desde seus condicionantes, é mais do que oportuna pelo significado que adquiriu, na academia, a pesquisa da trajetória das políticas educacionais brasileiras nas últimas três décadas e de como elas ecoam no caso específico de Santarém, no Estado do Pará. Instigante também do ponto de vista de estabelecer as relações e vínculos implícitos destas políticas educacionais num conjunto mais complexo das políticas curriculares, das políticas de avaliação, das políticas de financiamento e fundamentalmente das políticas de organização e (re)configuração do sistema educacional brasileiro. O encontro de pessoas que pesquisam e que se preocupam e ocupam em pensar a educação brasileira como um objeto de investigação está mostrado neste livro cuja materialidade expressa que é possível ver o resultado das políticas públicas desde sua formulação, implementação, avaliação e finalização. Este livro mostra que é possível ver e acreditar na trajetória da política pública, nas conquistas educacionais e sociais e defendê-las, na democracia: em vivê-la e defendê-la.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411117
DOI:10.24824/978854441111.7
Ano de edição:2016
Número de páginas:204
Formato:16x23
Assunto:
E24
Educação integral: concepções e práticas a luz dos condicionantes singulares e universais. /
Sinara Almeida da Costa, Maria Lília I. S. Colares (organizadoras)
204 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1111-7
1. Educação 2. Educação integral - desenvolvimento 3. Educação - crianças I. Costa, Sinara Almeida da. org. II. Colares, Maria Lília I. S. org. III. Título IV. Série.
CDD 371.01
PREFÁCIO
Luis Enrique Aguilar
APRESENTAÇAO
Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
Sinara Almeida da Costa
QUANDO A LDB NÃO FALA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL
Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
Marilsa Miranda de Souza
Roberta Trevizani Aleprandi
Simone Silva Alves Trentini
JORNADA DE TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS
Talita Ananda Corrêa
Sinara Almeida da Costa
AVANÇOS E DESAFIOS DE UM CURRÍCULO INTEGRADO PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: APONTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL DE INSPIRAÇÃO POLITÉCNICA.
Raimunda Adriana Maia Costa
Luís Alípio Gomes
Tânia Suely Azevedo Brasileiro
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS PARA O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Sandra Fernandes Leite
Janaina Aparecida Guerreiro
INTERFACES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.
Rosana Ramos de Souza
Anselmo Alencar Colares
O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PARÁ E A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: UMA REALIDADE COMPLEXA.
Maria de Fátima Matos de Souza
Maria José Aviz do Rosário
Marinete Costa de Lima
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A ESCOLA DO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA IRMÃ DOROTHY MAE STANG
Maria Aparecida dos Santos Pereira
Clênya Ruth Alves Bentes
Solange Helena Ximenes-Rocha
EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM SANTARÉM: RESSIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
Gerusa Vidal Ferreira
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares