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Autores: Claudio Luiz Orço
Sinopse:
Discutir a educação indígena no contexto atual, exige tanto das comunidades, quanto dos profissionais da educação, um compromisso social, político e pedagógico. Promovendo o amadurecimento no campo de reflexão sobre as políticas públicas indígenas e suas contribuições para a questão cultural e escolar no processo de desconstrução das chamadas Identidades Colonizadas (cf. GRUZINSK, 2001), colocam-se como temáticas que permeiam o espaço de sociabilidade das comunidades indígenas. Esta obra procura indagar em que medida, tais reflexões articulam-se coletivamente e são convertidas por professores indígenas, em práticas educativas destinadas à desconstrução das subalternidades indígenas kaingangs. Para isso, adotamos como espaço de análise a comunidade indígena Kaingang da Terra Indígena Xapecó, município de Ipuaçu, região oeste do Estado de Santa Catarina, e, como atores de interlocução, o grupo de professores atuantes na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê. Uma instituição que tem como principal princípio político-pedagógico formar cidadãos índios capazes de atuar com competência e dignidade, defendendo a sua cultura e ter conhecimento científico, para debater igualmente com qualquer pessoa de qualquer etnia e sociedade. O Problema de pesquisa centrava-se em saber, em que medida os docentes da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê, instrumentalizavam as reflexões em torno da crescente politização étnica e a educação intercultural no processo de desconstrução das subalternidades indígenas Kaingangs? Buscou-se na interpretação de um processo alavancado nas reivindicações sociais e históricas, com a luta dos povos indígenas pelo direito de participarem ativamente na elaboração, operacionalização e avaliação do processo educativo.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544415252
DOI:10.24824/978854441525.2
Ano de edição:2017
Número de páginas:206
Formato:16x23
Assunto:
O64
Orço, Claudio Luiz.
Educação intercultural e a desconstrução das subalternidades dos povos indígenas
Kaingangs. / Claudio Luiz Orço.
206 p.
Bibliografi a
ISBN: 978-85-444-1525-2
DOI 10.24824/978854441525.2
1. Educação - história 2. Cultura – povos indígenas 3. Índios – Brasil 4. Kaingangs –
Brasil I. Título II. Série.
CDD 981.00498
SUMÁRIO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
O início do Percurso
Contextualização teórica da problemática
A metodologia e as fontes empíricas
Da partilha do trabalho à meta dos capítulos
(RE)CONSTRUINDO O CENÁRIO: a educação escolar indígena no Brasil
Entre o colonizador e o processo de cristianização
O indígena no discurso de construção da nação
Do sistema assimilacionista ao multiculturalismo contemporâneo
Da escola para os indígenas à escola dos indígenas
A Política Oficial da SECAD/MEC
SAINDO DA INVISIBILIDADE SOCIAL: a população indígena e
a estrutura da educação escolar indígena em Santa Catarina
A (re)emergência social da população indígena em Santa Catarina
Cartografia sócio-histórica indígena em Santa Catarina
Do grupo Guarani
Do grupo Xokleng
Do grupo Kaingang
A estrutura da educação escolar indígena em Santa Catarina
ENTRE “O CONHECIMENTO QUE QUEREMOS”
E “O MUNDO QUE ESPERAMOS”
Os docentes e a Escola Indígena de Educação Básica
Cacique Vanhkrê
A educação escolar indígena e a interculturalidade
na perspectiva dos professores kaingang
O currículo da EIEB Cacique Vanhkrê
Artes
Biologia e Ciências
Cultura Indígena
Educação Física
Física e Matemática
Geografia
História e Sociologia
Língua Portuguesa e Língua Kaingang
Entre ambiguidades e ambivalências: a questão
da autonomia Kaingang
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
ANEXOS