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Autores: Elenilson Silva de Oliveira - Maércio de Oliveira Costa - Ramo?y Bicalho dos Santos (Orgs.)
Sinopse:
O presente livro aprofunda os debates acerca da educação do campo na Amazônia, compreendo-a num cenário onde os processos de construção do conhecimento se concretizam nas mais diversas formas e situações, vivenciadas por meio das lutas sociais por políticas públicas, organizadas pelos sujeitos, individuais e coletivos, do campo. Sabe-se que a educação do campo, na estreita articulação com os movimentos sociais, é um processo permanente de lutas e construção histórica. Compreender suas origens e finalidades é imprescindível para consolidar as reflexões acerca do seu papel frente a Amazônia contemporânea. As reflexões sobre as políticas públicas de educação do campo na Amazônia devem dialogar com a diversidade de concepções deste território. Logicamente que, tratando-se de Amazônia, as análises devem considerar as formas de ocupação e os objetivos do poder público que transformam esse espaço, num campo de interesses e especulações do capital, frente aos desejos e histórias de vida das populações tradicionais. Nossa intenção não é entender o mérito sobre o processo de ocupação da Amazônia, mas compreender que ela é marcada pela entrada do capital e o consentimento dos governos, que a enxergavam com bastante potencial para exploração de suas riquezas naturais. No século XX, com o lema “Homens sem terra do nordeste, para terras sem homens da Amazônia”, o governo incentivou a migração de milhares de pessoas, em especial, do nordeste brasileiro. As famílias que conseguiram se fixar, contribuíram (juntamente com as populações indígenas e quilombolas) na consolidação dos povoados, vilas e cidades. Esses sujeitos, individuais e coletivos, vivenciaram, por muitos anos, a falta de acesso às políticas públicas sem, no entanto, perder o desejo de lutar, cotidianamente, por melhores condições de vida.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418222
DOI:10.24824/978854441822.2
Ano de edição:2017
Número de páginas:168
Formato:14x21
Assunto:
E24
Educação na Amazônia campesina: processos de construção do conhecimento
no campo / Elenilson Silva de Oliveira, Maércio de Oliveira Costa, Ramofly Bicalho
dos Santos (organizadores)
168 p.
Bibliografa
ISBN: 978-85-444-1822-2
DOI: 10.24824/978854441822.2
1. Educação 2. Educação popular 3. Educação do campo – movimentos sociais
I. Oliveira, Elenilson Silva de. org. II. Costa, Maércio de Oliveira. org. III. Santos,
Ramofly Bicalho dos. org. IV. Título V. Série.
CDU 37:(811) CDD 370.91811
EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS ESCOLAS
RURAIS DE PORTO GRANDE, AMAPÁ
Ramofly Bicalho dos Santos
Manoel Raimundo Barreira Dias
EDUCAÇÃO DO CAMPO EM BOA VISTA DO RAMOS/AM
Elias da Silva Souza
Luiz Antônio Tavares de Oliveira
EDUCAÇÃO E MÚSICA INDÍGENA: o caso do
povo Magüta
Jeane Colares da Silva Violinista
O POVO SATERÉ-MAWÉ NA ILHA MICHILES: um
relato de experiência interdisciplinar
Cinara dos Santos Costa
Luziray Barbosa Graça
Rogério Ferreira Nakaúth
Eduardo Lima de Sousa
INCLUSÃO DIGITAL E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
INDÍGENA: vivências e propostas a partir do
Estágio Pedagógico
Darlane Cristina Maciel Saraiva Soares
Fredy Veras dos Santos
A CASA FAMILIAR RURAL DE BOA VISTA DO
RAMOS: compreensões sobre a pedagogia da
alternância na formação profssional do técnico
em agroecologia
Elenilson Silva de Oliveira
Maria das Graças Serudo Passos
Iara Vanessa Mafra Bichara
Célia Rejane Corrêa Glória
AGRICULTURA FAMILIAR E EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL EM ASSENTAMENTOS RURAIS
Maércio de Oliveira Costa
Antônio Carlos de Souza Abboud
ESTUDOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES
NA IMPLANTAÇÃO DO CURSO EM
AGROPECUARIA: Instituto Federal do Amapá,
campus Porto Grande
Jose Itapuan dos Santos Duarte
Natalia Pereira Zatorre