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Autores: Ernesto Jacob Keim - Nanblá Gakran - Carlos Odilon da Costa - Gleison Vieira - Raul Fernando dos Santos
Sinopse:
Este livro é resultado de doze anos de convivência com a comunidade indígena Xokleng/Laklãnõ de Santa Catarina, como interação acadêmica realizada pelo Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau FURB (Santa Catarina). De 2010 a 2012 o programa contou com financiamento da CAPES, por intermédio do Programa Observatório da Educação Escolar Indígena. Esses textos foram desenvolvidos em reuniões quinzenais nas quais os temas tratados se modificaram durante o trajeto, de tal forma que a obra que apresentamos traz o que consideramos relevante como decorrência desse esforço, até o presente momento. Assim, esse livro não é conclusivo, mas apresenta um momento considerado adequado para compartilhar conhecimentos e informações que pretendemos contribuam para superar a dinâmica colonizadora, colonial e colonialista que nos atinge diretamente como povo e nação. É nossa meta estimular a superação de séculos de submissão aos interesses de potências/elites e suas ideologias que ignoram as necessidades e prioridades, das comunidades instaladas nos territórios que ocupam, independente de qual seja a etnia, originária ou exógena, à qual estejam vinculadas. Essa obra possibilita um mergulho teórico e vivencial junto a uma comunidade única, a qual permitiu que se analisasse a dimensão inter-étnica e intercultural que a permeia. É uma comunidade originária em uma região do sul do Brasil onde interagem diferentes etnias, cada qual com suas histórias e características individuais, que as fazem únicas e incomuns. Ao se pensar educação nesse contexto complexo e plural, onde interagem comunidades dominantes e dominadas, tentamos identificar e compreender os processos de resistência/opressão e de humanização/desumanização decorrentes dessas realidades. Consideramos a alteridade amparada em três referenciais fundamentais, ou seja: a linguagem (sensibilização e sentimento frente a sentido e racionalidade), as relações de poder (convivência identitária responsável e reconciliação frente a preconceitos e dominação) e as relações de afeto (amorosidade e coletivismo frente a competitividade e individualismo).
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580425918
DOI:10.24824/978858042591.8
Ano de edição:2014
Número de páginas:516
Formato:16x23
Assunto:
APRESENTAÇÃO
Nossa Responsabilidade Social
PALAVRAS DE ABERTURA
DOR E CULPA E A DIVERSIDADE CULTURAL
Antonio Joaquim Severino
PREFÁCIO INDÍGENA
Nanblá Gakran
bloco I
O Contexto Pós e AntiColonial e a Educação InterÉtnica
Para o Índio Xokleng
Lindolf Bell
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA – interculturalidade
e territórios etnoeducacionais –
possibilidades e realidade
Ernesto Jacob Keim
FILOSOFIA, EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULT URAL
NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
Adolfo Ramos Lamar
HISTÓRIA DO INÍCIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR (Décadas de
e ) E DA MORFOLOGIA DA LíNGUA JUNTO AO POVO
XOKLENG/La Klã Nõ
Nanblá Gakran
bloco II
VOZ E VEZ ORIGINÁRIA DA EDUCAÇÃO, NA
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS
SAIR DA CAVERNA – ÚTERO, GANHAR A VIDA
Eliane Gakran
ENSINO DA LÍNGUA MATERNA XOKLENG/La Klã Nõ:
silenciamento, opressão e resistência
Abraão Kovi Patté
REVITALI ZAÇÃO E PROVITALI ZAÇÃO DA LÍNGUA La Klã Nõ
E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Maria Kula Patté
EDUCAÇÃO BILÍNGUE COMO ESPERANÇA DE REAFIRMAÇÃO DA
IDENTIDADE PARA OS La Klã Nõ (XOKLENG)
Zilda Priprá, Lalan Priprá
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: como luta para preservar a tradição
ancestral La Klã Nõ na atualidade interna e externa da Terra Indígena
Neuton Calebe Vaipão Ndili
A ESCOLA VANHEKY PATT É NA ALDEIA BUGIO:
uma proposta de autonomia comunitária
Rodrigues Reis, Miriam Vaicá Priprá
A INFÂNCIA XOKLENG/La Klã Nõ: a educação escolar indígena
a partir do olhar de uma indígena
Josiane de Lima Tschucambang
MEMÓRIAS DE UMA ESTUDANTE INDÍGENA EM
ESCOLA NÃO INDÍGENA
Lilian Patté dos Santos Lemos
NUTRIÇÃO ORIGINÁRIA DO POVO XOKLENG/La Klã Nõ:
Armazenamento e formas de preparo
Txulunh Natieli Favenh Gakran
AINDA NÃO ME ACOSTUMEI
Ítalo Mongconãnn
bloco III
PENSAR E FAZER EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE
AINDA NÃO ME ACOSTUMEI
POLÍTICA, ÉTICA E MORAL DA EDUCAÇÃO NA
EMANCIPAÇÃO HUMANA PÓS-COLONIAL
Carlos Odilon da Costa
OS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS NA EDUCAÇÃO
E A EMANCIPAÇÃO HUMANA
Gilmar Barg
EDUCAÇÃO INTERCULT URAL E REVITALI ZAÇÃO ETNOLÓGICA DE
UMA LÍNGUA ORIGINÁRIA
Raul Fernando dos Santos
ESCALANDO PINHEIROS COMO O QUATI : princípios e subsídios
da legislação escolar indígena para a formação do PPP nas
escolas indígenas Xokleng/Laklãnõ
Gleison Vieira
AS TEORIAS DAS REPRESENTA ÇÕES E A EDUCAÇÃO
INTERÉTNICA NO CONTEXTO PÓS E ANTICOLONIAL
Danice Betânia de Almeida
bloco IV
EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE NA DIVERSIDADE ÉTNICA
Sentimento – sensibilização como referenciais
originários Xokleng/LaKlãNõ
Ernesto Jacob Keim
INTERCULT URALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Ereni Radeck
A EDUCAÇÃO ESTÉTICA DE SCHILLER E A EMANCIPAÇÃO HUMANA
Luiz Roberto Lenzi
COSMOVISÃO E IDENTIDADE DE POVOS ORIGINÁRIOS
Vania Konel
O DISCURSO ETNOGRÁFICO NA REVISTA DO IHGB: -
Almir Bauler
ACESSO E A PERMANÊNCIA DO INDÍGENA NO ENSINO SUPERIOR
Mara Jeanny Ferreira Da Silva
A REPRODUÇÃO DA IMAGEM DO INDÍGENA XOKLENG/La Klã Nõ
NA MÍDIA IMPRESSA – UMA AÇÃO EDUCATI VA
Ítalo Rodrigo Mongconãnn Reis
bloco V
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Chão Xokleng
Elias João de Melo
IDENTIDADE COMO RELAÇÃO DE CONFLITO
NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Flávia Roberta Busarello
NARRATI VAS ORIGINÁRIAS NA educação da
criança xokleng/LaKlãNõ
Ana Clarisse Alencar Barbosa, Neusa do Carmo
EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA CULT URA
XOKLENG/LaKlãNõ
Elias João de Melo
EPISTEMOLOGIA SOCIAL E A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES INDÍGENAS
Vilisa Rudenco
DILEMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BILÍNGUE
Rosana Soares
NOSSA VIDA TEM SENTIDO, NOSSA LUTA FAZ SENTIDO DIZEM QUE
FOMOS PACIFICADOS, MAS SABEMOS QUE FOMOS SUJEITADO S
Ernesto Jacob Keim, Ítalo Mongconãn Reis
bloco VI
MAIS UMA VOLTA NA ESPIRAL
REVITALI ZAÇÃO DA LÍNGUA DE UM POVO ORIGINÁRIO E A
CONSTITUIÇÃO LINGUÍSTICA COMO AÇÃO ANTICOLONIAL
Ernesto Jacob Keim, Raul Fernando dos Santos
POSFÁCIO
anexos
Anexo
Roteiro para elaboração de Político Pedagógico das
escolas Laklãnõ e Vanhecu Patté
Ernesto Jacob Keim
anexo
Parte do Relatório final da Pesquisa enviado para a CAPES
anexo
sobre a capa
sobre os autores
Educação na diversidade étnica: educação escolar indígena no contexto pós e
anticolonial / organização Ernesto Jacob Keim ... [et al.]. - 1. ed. - Curitiba, PR:
CRV, 2014.
516p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-591-8
1. Educação - Brasil. 2. Índios do Brasil - Educação. 3. Índios do Brasil -
História. I. Keim, Ernesto Jacob.
14-09690
CDD: 305.896081