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Autores:
RENAN ARAÚJO
Professor do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Formação Docente da Universidade Estadual do Paraná. Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisa Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional (CNPq).
NEIDE DE ALMEIDA LANÇA GALVÃO FAVARO
Doutora em Educação (UFSC), Professora da Graduação em Pedagogia (UEM), da Pós-Graduação em Ensino: Formação docente Interdisciplinar (Ppifor/Unespar) e da Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Vice-Líder do Geptesc (CNPq).
AMANDA CRISTINA RIBEIRO
Professora da Rede Pública de Ensino do Paraná. Doutora em História pela Universidade Estadual de Maringá – UEM e Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí.
LILIAN FÁVARO ALEGRÂNCIO IWASSE
Professora Colaboradora pela Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranavaí. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Doutora em Ensino para Educação de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranavaí.
KARLA CRISTINA PRUDENTE PEREIRA
Graduada em Pedagogia e Mestre em Ensino. Atua como professora colaboradora do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranavaí.
HELEN CRISTINA DE OLIVEIRA VIEIRA
Graduada em Pedagogia, Mestre em Ensino e Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí.
CALINE DO CARMO COUTO
Mestra em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), do Centro de Ciências Humanas e Educação, da Universidade Estadual do Paraná – (Unespar) – Campus Paranavaí. Professora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Guairaçá, Paraná, Brasil.
MARIA JAQUELINE GIOVANINI HEIDRICH
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestra em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), do Centro de Ciências Humanas e Educação, da Universidade Estadual do Paraná – (Unespar) – Campus Paranavaí. Professora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Paraíso do Norte. Paraná, Brasil.
CAROLINE DE LIMA MENDONÇA
Mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (Ppifor/Unespar), Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Paraíso do Norte – PR, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC/Unespar).
JOSEANE VIEIRA CAVALCANTE DE CAMARGO
Pedagoga, Mestre em Ensino (PPIFOR) Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR Campus de Paranavaí. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPTESC (UNESPAR/CNPQ).
PRISCILA SEMZEZEM
Doutora em Serviço Social (UFSC). Professora adjunta do Colegiado de Serviço Social UNESPAR- Paranavaí. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa GEPTESC (UNESPAR/ CNPQ).
MARIA EDUARDA RISSATTI SOUZA
Mestre em Ensino pelo Programa Interdisciplinar em Formação Docente – UNESPAR/Paranavaí. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá, PR (UEM). Professora da Rede Municipal de Mandaguaçu – PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação da Sociabilidade e Capital (GEPTESC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) – GT Histedbr Maringá.
MARIA JOSÉ MÁXIMO
Mestre em Ensino pelo Programa Interdisciplinar em Formação Docente – UNESPAR/Paranavaí. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá, PR (UEM). Professora colaboradora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí. Professora na Rede Municipal de Paranavaí – PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação da Sociabilidade e Capital (GEPTESC).
CÁSSIA MARIA FRANÇA DE SOUSA FERNANDES
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2012), pós-graduação Lato-sensu em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pela Organização Educacional Barão de Mauá (2014). Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (UNESPAR, 2019). Atualmente sou Pedagoga do Instituto Federal do Paraná. Minha experiência é na área de Educação como Docente e como Pedagoga (Técnico Administrativo em Educação)
IGOR MATEUS BATISTA
Possui graduação em História (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Campus de Paranavaí. É mestre em ensino pelo Programa de Pós-graduação – Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná. Tem experiência profissional como professor de história e filosofia ensino fundamental anos finais e ensino médio, onde atua como professor de instituições privadas. Como pesquisador acadêmico possui experiência na área de História e Sociologia.
Sinopse:
O Consenso de Washington (1989) inaugurou a era neoliberal. De acordo com os novos cânones caberia ao Estado maior disciplina fiscal e redução de investimentos públicos, reforma tributária, liberalização da taxa de juros, liberalização do comércio, abertura para investimentos estrangeiros, privatizações, entre outras ações. Nesse contexto, a aprovação da Lei nº 9.394/1996 estabeleceu as novas diretrizes para a educação e direcionou o conjunto das contínuas reformas que se seguiram. A abertura econômica disseminou a reestruturação produtiva flexível que ampliou o trabalho precário, processo estimulado pelo uso das plataformas digitais. A demanda por um novo perfil da força de trabalho requereu a adequação dos currículos escolares e adaptação das metodologias de ensino e aprendizagens à necessidade de desenvolvimento das habilidades/competências, eis o cerne da nova epistemologia da prática. Este livro circunscreve-se no campo da crítica à concepção do Novo Ensino Médio e das diretrizes a balizar a política para a formação de professores em vigor. As reflexões visam contribuir para desvelar as razões pelas quais pretende-se justificar as reformas educacionais, ao tempo em que problematiza a trágica tentativa em fazer emergir uma juventude de perfil resiliente frente às mazelas cotidianas imanentes ao sistema sociometabólico do capital.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7999-5
ISBN Digital: 978-65-251-7998-8
DOI: 10.24824/978652517999.5
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
E24 Educação na era do capitalismo neoliberal a formação de professores e o novo ensino médio no Brasil Renan Araújo, Neide de Almeida Lança Galvão Favaro (organizadores) – Curitiba CRV, 2025 156p; Bibliografia ISBN Digital 9786525179988 ISBN Físico 9786525179995 DOI 10248249786525179995 ISBN Digital 978-65-251-7998-8 ISBN Físico 978-65-251-7999-5 DOI 10.24824/978652517999.5 1 Economia 2 Neoliberalismo 3 Formação de professores 4 Novo Ensino médio I Araújo, Renan, org II Favaro, Neide de Almeida Lança Galvão, org III Título IV Série CDU 3735 CDD 370113