Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Link PDF
Sinopse:
Este livro é um convite à reflexão sobre como se estabeleceu um abismo entre o acesso e a conclusão nos cursos de nível médio, na forma articulada integrada de Educação Profissional, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil. Busca também identificar na história dessa modalidade de educação as políticas públicas que corroboraram para que o quadro de exclusão educacional fosse estabelecido nessas instituições, por meio de processos de evasão e reprovação escolar. Para exemplificar como vêm ocorrendo esses mecanismos excludentes, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que foi desenvolvida em um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. A autora divide a obra em três capítulos: o primeiro sobre a democratização da educação e a história da educação profissional no Brasil, o segundo revela a evasão e reprovação escolar como as duas faces da exclusão educacional e o terceiro expõe como esses problemas ainda persistem no âmbito da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. A obra destina-se a todos aqueles que querem se aprofundar em temas como educação-trabalho, democratização da educação e exclusão escolar, sendo uma leitura imprescindível para cursos de formação de professores e para educadores que atuam no contexto da formação profissional. Que a leitura desta obra possibilite um debate aberto sobre os temas abordados e que cada um deles possa conduzir a outras inúmeras discussões que venham a reverberar em ações de permanência e êxito.
Autores:
Maiusa Ferraz
Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2017). Especialista em Psicologia Social pela UESC (2003). Licenciada em Pedagogia pela UESC (2001) e em Geografia pela Faculdade de Ciências Educacionais – FACE (2009). Possui larga experiência como pedagoga, professora e chefe de departamentos pedagógicos, coordenações e demais setores vinculados à educação em instituições de ensino na rede pública e privada. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, e professora de Geografia na Rede Municipal de Eunápolis/BA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação Profissional (NEEP) do IFBA e do Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG) da UESC.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-1359-3
ISBN Digital: 978-65-251-1356-2
DOI: 10.24824/9786525113593.3
Ano da Edição:
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 180
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL entre o acesso e a exclusão Maiusa Ferraz IFBA Instituto Federal Bahia F381 Ferraz, Maiusa Educação profi ssional entre o acesso e a exclusão Maiusa Ferraz – Curitiba CRV, 2021 – Coedição Salvador EDIFBA, 2021 180 p ISBN EDIFBA Digital 9786588985083 ISBN CRV Digital 9786525113562 ISBN CRV Físico 9786525113593 DOI 10248249786525113593 1 Educação profi ssional – rede federal 2 Democratização da educação 3 Exclusão escolar I Título CDD 373246
