15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$56,29 sem juros | Total R$56,29 | |
2 x de R$28,15 sem juros | Total R$56,29 | |
3 x de R$18,76 sem juros | Total R$56,29 | |
4 x de R$14,56 | Total R$58,25 | |
5 x de R$11,85 | Total R$59,25 | |
6 x de R$10,04 | Total R$60,26 | |
7 x de R$8,75 | Total R$61,28 | |
8 x de R$7,79 | Total R$62,32 | |
9 x de R$7,04 | Total R$63,36 | |
10 x de R$6,44 | Total R$64,42 |
Autores: Antonio Escandiel de Souza
Sinopse:
A chave de leitura desta obra coletiva é dada pela interdisciplinaridade. O conjunto de textos reunidos invoca as ciências, as artes e a filosofia. Isso é o primeiro dos muitos caminhos feitos pelos autores em busca do ponto de encontro de diferentes saberes. A perspectiva interdisciplinar não põe fronteiras. Ao contrário, trabalha buscando a convergência de diferentes áreas ou campos do saber para um ponto onde, cada uma a partir do que lhe é próprio, contribua para construir novos conhecimentos e saberes. A aproximação entre teóricos da linguística, da literatura, da pedagogia, da psicologia, da antropologia, da análise do discurso, da história e de outras simboliza a tentativa de encontrarmos caminhos mais produtivos para práticas sociais construtoras da cidadania plena. A presença de Bakhtin como referência em mais de um texto é um exemplo interessante para o processo interdisciplinar instalado na obra. As formulações do filósofo soviético feitas ainda na década de 20 do século passado continuam fundamentais para os analistas das práticas sociais. Nada tão atual quanto buscar, a partir de análises literárias, os discursos dos períodos ditatoriais dos povos latino-americanos e as relações ideológicas que trazem implícitas. Mas também tentar dissecar, no movimento da dança, o corpo que baila e produz um ato dialógico entre a arte e a ciência; tentar encontrar no lúdico as relações entre brincar e aprender; as relações entre sociologia e linguística aplicada e as tentativas de avançar metodologicamente com novas tecnologias para o ensino de línguas, trazem fazeres teórico-práticos perpassados por questões básicas da obra do filósofo: o dialogismo e a interação. A interdisciplinaridade se instala exatamente aí onde aos saberes da fisiologia humana se amalgamam os da filosofia -estética e político - e possibilitam a constituição de um significante aberto à multiplicidade de sentidos; se instala onde o professor coloca a história da escravidão por um viés da cultura do espetáculo ou então com relevância para direitos humanos ou economia. A história, o político e a linguagem tornam possível uma ou outra abordagem, mas o fio que identificará cada foco conduzirá ao ponto de encontro que é lugar interdisciplinar da construção de um novo saber ou da constituição de uma nova posição acerca de questão afro-brasileira. As abordagens estão na direção de situarem as coafetações entre sociedade, educação e cultura. A discussão que permeia alguns dos textos estabelece pontes para compreendermos a relação das condições sociais com os produtos culturais que determinam a identidade de grupos de trabalhadores ou estudantes. As referências básicas como Manuel Castells, Raimond Aron, Jacques Rancière, Michel Pêcheux e Maurice Tardif retomam também, quando colocadas em relação suas ideias, a interdisciplinaridade na constituição de diferentes identidades dos envolvidos nas práticas sociais. Eles dão aos autores desta obra e aos leitores da transversalidade dos textos múltiplas possibilidades de fazerem dialogar teorias para produtivos resultados nesse universo acadêmico das ciências sociais e da comunicação. A proposta dos autores configura, portanto, uma bem sucedida tarefa de aproximar, de fazer conversar autores e teorias em busca de avanços para a compreensão dos processos sociais, educacionais e culturais. Elizabeth Fontoura Dorneles Reitora da Universidade de Cruz Alta
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580420999
DOI:10.24824/978858042099.9
Ano de edição:2011
Número de páginas:130
Formato:14x21
Assunto:
Educação, sociedade e cultura: reflexões interdisciplinares / Antonio Escandiel de
Souza, organizador. - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2011.
128 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-099-9
1. Educação - Aspectos sociais. 2. Cultura - Estudo e ensino. 3. Educação multicultural.
4. Sociologia educacional. I. Souza, Antonio Escandiel de.
11-1761. CDD: 306.43
CDU: 316.74:37
Relações entre sociedade e cultura:
uma perspectiva filosófica
Ermelio Rossato
O político, o religioso e o linguístico:
Intersecção no movimento constitutivo do sujeito
Elizabeth Fontoura Dorneles
Universidade, história e interdisciplinaridade
Vânia Maria Oliveira de Freitas
A docência na perspectiva interdisciplinar:
desafios e possibilidades
Sirlei de Lourdes Lauxen
O ensino da leitura em língua estrangeira:
resultados de uma prática interdisciplinar
Antonio Escandiel de Souza
Anexo - Amado, Clove and Cinnamon
Literatura e cinema:
tessituras intertextuais & interdisciplinares
Carla Rosane da Silva Tavares
Mediações lúdicas e o desenvolvimento
sociocultural infantil
Berenice Geschwind Basso
Orquestra de saberes em dança e teatro: a poética
do espetáculo Re-sintos da Muovere cia de Dança
Rubiane Falkenberg Zancan
Cultura midiatizada: a marca da sociedade
contemporânea
Fabiana Iser
Veronice Mastella da Silva
A história da África e da cultura afro-brasileira
no cotidiano educacional: reflexões sobre
um legado histórico-cultural
Aristeu Castilhos da Rocha
Maria Aparecida Santana Camargo