1 x de R$35,49 sem juros | Total R$35,49 | |
2 x de R$17,75 sem juros | Total R$35,49 | |
3 x de R$11,83 sem juros | Total R$35,49 | |
4 x de R$9,18 | Total R$36,73 | |
5 x de R$7,47 | Total R$37,36 | |
6 x de R$6,33 | Total R$38,00 | |
7 x de R$5,52 | Total R$38,64 | |
8 x de R$4,91 | Total R$39,29 | |
9 x de R$4,44 | Total R$39,95 | |
10 x de R$4,06 | Total R$40,61 |
Sinopse:
Este livro é resultado de um esforço coletivo para abordar questões significativas sobre políticas, gestão e docência que emergem do campo da educação superior brasileira, as quais podem provocar reflexões críticas a respeito do papel desse nível educacional, de sua função social materializada pelas diferentes instituições, condições de formação, produção e disseminação de conhecimento no contexto da contemporaneidade. Tratando-se de políticas públicas educacionais, artigos analisam a educação superior em termos de promoção dos direitos humanos, do processo de democratização do acesso, da permanência, da avaliação regulatória e do conceito Enade. Pelo foco da gestão, artigos relatam experiências sobre a emergente proposta de curricularização da extensão e os desafios inerentes à implementação no âmbito das instituições. A docência é contemplada com artigos que apresentam a complexidade de questões teórico-metodológicas inerentes à formação de professores para a educação básica e à docência universitária. Em conjunto, as produções instigam um profícuo debate sobre a educação superior.
Editora:Editora CRV
ISBN:9788544432983
DOI:10.24824/978854443298.3
Ano de edição:2019
Número de páginas:110
Formato:16x23
Assunto:
Ed24
Educação superior políticas, gestão e docência Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, Kelli
Consuêlo Almeida de Lima Queiroz, Simone Leal Souza Coité (organizadoras) – Curitiba
CRV, 219
21 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3298-3
DOI 1248249788544432983
1 Educação 2 Educação Superior 3 Políticas públicas 4 Contemporaneidade I Pimentel,
Gabriela Sousa Rêgo org II Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima org III Coité, Simone
Leal Souza org IV Título V Série
CDU 37 CDD 378
APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO SUPERIOR EM DEBATE E OS
DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE
políticas, gestão e docência à guisa da apresentação
Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz
Simone Leal Souza Coité
PREFÁCIO
EDUCAÇÃO SUPERIOR desafios e questões críticas
Célio da Cunha
CAPÍTULO
ROTAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR para onde vamos?
Janete Palazzo
Candido Alberto Gomes
Fernanda Marsaro dos Santos
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO SUPERIOR, DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
mais uma vez, as vozes juvenis
Carlos Ângelo de Meneses Sousa
Ivar César Oliveira de Vasconcelos
Denise Gisele de Britto Damasco
CAPÍTULO
POLÍTICA DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
currículos fraturados
Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
Janete Palazzo
Candido Alberto Gomes
CAPÍTULO
DOCÊNCIA E FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR saberes e vivências
Simone Leal Souza Coité
Gracy Kelly Andrade Pignata Oliveira
Cíntia Dias de Mattos Toyoshima Carneiro
CAPÍTULO
AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA FINS DE
RECONHECIMENTO NO MARCO DO SINAES
finalidade, formato e procedimentos no período de -
Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz
Gabriela_Pimentelindd CAPÍTULO
CONCEITO ENADE OBTIDO PELOS CURSOS DE
LICENCIATURA DA UFOB construindo trilhas de análise
José Vieira de Sousa
Paola Matos da Hora
CAPÍTULO
GESTÃO DE PROCESSOS EXTENSIONISTAS
desafios aos professores universitários
Christiane Andrade Regis Tavares
Delyana Santana de Britto Marinho
Rosa Maria Silva Furtado
CAPÍTULO 8
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
desafios e possibilidades ético-científicas para a docência universitária
Emília Karla de Araújo Amaral
Roberto Marden Lucena
CAPÍTULO
UM CONVITE PARA DANÇAR utopias e distopias como potência
criadora nos processos de formação de professores
Júlio Bispo dos Santos Júnior
CAPÍTULO
O ENSINO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PESQUISADORES uma experiência de estágio supervisionado
no Oeste baiano
Anderson Dantas da Silva Brito
CAPÍTULO
PERCURSO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Adriana dos Santos Marmori Lima
Dahyse de Oliveira e Oliveira
SOBRE OS AUTORES