15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$63,06 sem juros | Total R$63,06 | |
2 x de R$31,53 sem juros | Total R$63,06 | |
3 x de R$21,02 sem juros | Total R$63,06 | |
4 x de R$16,32 | Total R$65,26 | |
5 x de R$13,28 | Total R$66,38 | |
6 x de R$11,25 | Total R$67,51 | |
7 x de R$9,81 | Total R$68,65 | |
8 x de R$8,73 | Total R$69,81 | |
9 x de R$7,89 | Total R$70,98 | |
10 x de R$7,22 | Total R$72,17 |
Assunto:
E26
Educação: dilemas e perspectivas / organização Francisco Ari de Andrade, Rita de Fátima
Muniz, Erbenia Maria Girão Ricarte.
ISBN 978-85-444-2240-3
DOI 10.24824/978854442240.3
1. Educação - Brasil. 2. Professores - Formação. 3. Prática de ensino. I. Andrade, Francisco
Ari de. II. Muniz, Rita de Fátima. III. Ricarte, Erbenia Maria Girão.
18-47727 CDD: 370.71
CDU: 37.02
APRESENTAÇÃO
Os Organizadores
PREFÁCIO
Keila Andrade Haiashida
MAPAS CONCEITUAIS: investigando o seu potencial
pedagógico para a construção e a avaliação de conceitos
de mecânica quântica
Albano Oliveira Nunes
Dean Dias de Almeida
Albino Oliveira Nunes
A FUNÇÃO DIRETOR DE TURMA EM ESTUDOS
PORTUGUESES: enunciados para a compreensão do projeto
professor diretor de turma na realidade escolar cearense
Alberto Filho Maciel Maia
Claudionor Maciel Cavalcante do Nascimento
Jean Mitchell Rocha Aquino
A ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO
DE ENSINO SUPERIOR: a identidade profissional em debate
Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim
Denize de Melo Silva
Wendel de Sousa Nogueira
O ELO ENTRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
E FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Artemízia Ribeiro Lima Costa
Albano Oliveira Nunes
Adriana Eufrásio Braga
UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA SOBRE A EVASÃO
NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
– CAMPUS CAJAZEIRAS
Baldoíno Sonildo da Nóbrega
Maria Cassiana Pereira Gonçalves
Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga
REPAGINAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
a sequência Fedathi e o processo investigativo
na aprendizagem da análise combinatória
Caetano Roberto Sousa de Freitas
PEDAGOGIA E PSICANÁLISE: contribuições a história
do desenvolvimento da percepção social da infância
Carlos Bonfim
Claudiana Melo
PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – PNBE:
a realidade dos professores de língua portuguesa de uma
escola prioritária de ensino médio no município de Maracanaú
Eveline Valério Alves
Artemízia Ribeiro Lima Costa
A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
NO ROMANCE VIDAS SECAS
Francisco Ari de Andrade
Aline de Oliveira Castelo Branco Alexandre
Erinelda da Costa Paixão
O DISCENTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO
SUPERIOR: desafios e possibilidades na orientação de TCC
Jefferson Falcão Sales
Tania Vicente Viana
A HISTÓRIA DO SINEIRO DA CIDADE DE CANINDÉ
NO CEARÁ: o mestre Getúlio Colares Pereira
Getuliana Sousa Colares
Adriana Souza Colares Santos
Dijane Maria Rocha Víctor
A LÓGICA FUZZY COMO UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO
DE APRENDIZAGEM
Jerry Gleison Salgueiro Fidanza Vasconcelos
Eryck Dieb Souza
Maria Rosilane da Costa
A TEORIA DE MASLOW E SUA RELAÇÃO
COM A EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Maria Euzimar Nunes Rodrigues
Gloria Maria Verissimo Lopes Pisandelli
AVALIAR PARA PLANEJAR: redefinição do processo
ensino-aprendizagem nas aulas de didática
Maria Gleice Rodrigues
Adriana Eufrásio Braga
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS
NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento
Adriana Eufrásio Braga
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL
E OS MARCOS LEGAIS QUE INFLUENCIAM
NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL: o lugar conferido
ao surdo na escola e na sociedade
Marta Cavalcante Benevides Loureiro
Tania Vicente Viana
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DIAGNÓSTICA DO TALENTO:
por uma abordagem multidimensional
Paulo Sérgio Bessa Salgado
Tânia Vicente Viana
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR): trajetória e desafios
da formação docente no estado do Ceará no período de a
Raimunda Pereira de Macedo Oliveira
Sheila Maria Muniz
Rita de Fátima Muniz
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
avaliação da prática pedagógica do núcleo de gestores
pedagógicos – NUGESPE
Rita de Cássia Marques Costa
Nicolino Trompieri Filho
UMA ABORDAGEM HERMENÊUTICA NA INTERPRETAÇÃO
DE QUESTÕES EDUCACIONAIS: tecendo desafios
e perspectivas no âmbito das avaliações externas
Rita de Fátima Muniz
Raimundo Hélio Leite
Sheila Maria Muniz
PROFESSOR PESQUISADOR: reflexões iniciais
Robério Ferreira Nobre
Luís Távora Ribeiro Furtado
A CULTURA DA INFÂNCIA COMO FUNDAMENTO TEÓRICO
E METODOLÓGICO PARA A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO
INTEGRAL E INTEGRADA
Sara Façanha Bessa
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Rui Rodrigues Aguiar
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E OS CONTEXTOS
TEÓRICOS DE APLICAÇÃO: diálogos possíveis
Marcos Antonio Martins Lima
Sumara Frota do Nascimento
Denize de Melo Silva
DIDÁTICA: trama de significados confluentes para a formação
humana no contexto do ensino superior
Talita Almeida Rodrigues
Maria Nerice dos Santos Pinheiro
Osmar Hélio Alves Araújo
REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS EDUCATIVOS
NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Wendel Melo Andrade
Getuliana Sousa Colares