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Sinopse:
Este livro trata dos vetores propulsores à mudança escalar no processamento linguístico, levando em conta as relações que se estabelecem entre o itens lexicais de modo a ilustrar a existência do efeito dominó em linguagem. Esclarece que um contínuo de empregos de construções variáveis vai paulatinamente afetando cadeias de itens por meio de inserção, substituição e cancelamentos, quanto mais opaco valor funcional nos enunciados. Demonstra que a neutralização opera de acordo com alguns princípios prototípicos num gradiente em que o léxico marcado é favorável à promoção da mudança. Comprova ainda que associação, economia, regularização paradigmática e polissemia encetam um processo de gramaticalização por meio do qual as inovações ingressam no vocabulário comum e podem ficar variando ou congelar-se. A obra corrobora o fato de que a dinamicidade linguística é sistêmica, contudo as línguas barram algumas construções, de tal modo que a escalaridade só opera se há estratégias de permissão, sendo que o exemplar prototípico se mantém como o mais idôneo pelos indivíduos desde que possível no sistema. Assim, a Escola não pode alienar-se dos fatos linguísticos, da realidade dos falantes que criam novas construções. Efeito Dominó na Linguagem: o que a Escola precisa saber reúne reflexões sobre os empregos das construções inovadoras e oferece gama ampla de propostas práticas no nível da formação do professor e da prática dos discentes.
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Editora:Editora CRV
ISBN:9788544419854
DOI:10.24824/978854441985.4
Ano de edição:2018
Número de páginas:210
Formato:14x21
Assunto:
E27
Efeito dominó na linguagem: o que a escola precisa saber / Maria Cecilia
Mollica ... [et. al.].
88 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1985-4
DOI 10.24824/978854441985.4
1. Alfabetização. 2. Linguagem e línguas - Estudo e ensino. 3. Escrita. 4.
Leitura. I. Mollica, Maria Cecilia.
17-45184 CDD: 372.4
CDU: 373.3.046-021.64
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
GRAMATICALIZAÇÃO, MECANISMOS
CONCEPTUAIS E MUDANÇA LINGUÍSTICA:
o que a escola precisa saber sobre os
processos neológicos
Escolhendo o objeto de estudo
Prototipicidade
Expansão lexical
Da univocidade à polissemia lexical: processos metafóricos
Breves considerações sobre a Metáfora:
da linguagem para o pensamento
Itens e expressões em análise no grupo LGBT
Inovações de expressões com o nexo de
Fontes e análise dos dados
Hipóteses teóricas: teoria dos protótipos, reanálise
e hipercorreção6
O conceito de clítico
Subprodutos aplicados
Proposta de intervenção I
Proposta de intervenção II
Experimento de campo com a preposição em6
As orações clivadas no ensino da língua portuguesa6
Da aplicação
Considerações
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES