| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$55,46 sem juros | Total R$55,46 | |
| 2 x de R$27,73 sem juros | Total R$55,46 | |
| 3 x de R$18,48 sem juros | Total R$55,46 | |
| 4 x de R$14,35 | Total R$57,40 | |
| 5 x de R$11,67 | Total R$58,38 | |
| 6 x de R$9,89 | Total R$59,38 | |
| 7 x de R$8,62 | Total R$60,38 | |
| 8 x de R$7,67 | Total R$61,40 | |
| 9 x de R$6,93 | Total R$62,43 | |
| 10 x de R$6,34 | Total R$63,47 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Eduardo Gomes Onofre - Francisco Ferreira Dantas Filho - Zélia Maria de Arruda Santiago (Organizadores)
Sinopse:
Os trabalhos expostos neste livro divulgam pesquisas desenvolvidas por mestrandos pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Ciências (PPGECEM/UEPB) e respectivos orientadores (as). As pesquisas focalizam questões teóricas da educação e sua prática escolar, portanto direcionadas a pesquisadores, estudantes e profissionais interessados neste campo de atuação e pesquisa, principalmente no que tange a Educação Matemática e o Ensino de Ciências. Os temas tratados neste livro referem-se ao compromisso social da Universidade em divulgar e aplicar saberes técnico-científicos produzidos academicamente baseados numa proposta inclusiva e interdisciplinar. As pesquisas problematizam temas recorrentes no espaço escolar, como a inclusão, violência, diversidades, respeito, saberes pedagógicos, fazeres docentes, aprendizagem, avaliação, metodologia, tecnologias, livro didático, etnomatemática, memória e outros. Estes temas apresentam discussões teórico-metodológicas atreladas a propostas didático-pedagógicas aplicáveis na Educação Matemática e no Ensino de Ciências.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417201
DOI:10.24824/978854441720.1
Ano de edição:2017
Número de páginas:248
Formato:16x23
Assunto:
EN59
Ensino de ciências e educação matemática: diálogos interdisciplinares / Eduardo Gomes
Onofre, Francisco Ferreira Dantas Filho, Zélia Maria de Arruda Santiago (organizadores). –
248 p.
Bibliografia
ISBN: 978-85-444-1720-1
DOI: 10.24824/978854441720.1
1. Educação 2. Matemática 3. Ensino de ciências 4. Diálogos interdisciplinares I. Onofre,
Eduardo Gomes. org. II. Dantas Filho, Francisco Ferreira. org. III. Santiago, Zélia Maria de
Arruda. org. IV. Título V. Série.
CDU 5(07) CDD 372.357
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PARTE I
SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CAPÍTULO I
SOCIEDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE:
(re)signifcando o saber-fazer pedagógico
Silvana Eloisa da Silva Ribeiro
Zélia Maria de Arruda Santiago
PARTE II
DOCÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: química, física e biologia
CAPÍTULO II
A PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA: avaliando o processo de
Ensino e Aprendizagem
Francisco Ferreira Dantas Filho
Gilberlândio Nunes da Silva
Railton Barbosa de Andrade
Eduardo Gomes Onofre
CAPÍTULO III
ANÁLISE DO ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS
AULAS DE QUÍMICA
Ana Luiza de Quadros
Maria Luiza Silva Tupy Botelho
Victor Augusto Bianchetti Rodrigues
CAPÍTULO IV
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR
QUÍMICA FORENSE
Adriana Perpétua Figueiredo Paulista
Anyelle da Silva Pereira
Carlos Neco da Silva Júnior
Fernanda Marur Mazzé
ZMAindd /0/0 ::0CAPÍTULO V
PROPOSTAS E DISCUSSÕES SOBRE ENSINO DE QUÍMICA
COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Paulo César Geglio
Dayse das Neves Moreira
CAPÍTULO VI
LICENCIANDOS DE QUÍMICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
atuação e reflexão0
Gleice de Aquino Souza
Gilberlândio Nunes da Silva
Francisco Ferreira Dantas Filho
Railton Barbosa de Andrade
CAPÍTULO VII
ONDE ESTÁ O ERRO SR BERNOULLI?
Marcos Antônio Barros
CAPÍTULO VIII
INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO PARA
O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Filomena M G S C Moita
Renan Gomes Trindade
Lucas Henrique Viana
PARTE III
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR
CAPÍTULO IX
ITINERÁRIOS DE PESQUISA E DE SALA DE AULA EM
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Silvanio de Andrade
CAPÍTULO X
LIVRO E LIVRO DIDÁTICO: um recorte historiográfco e o seu atual
papel no contexto brasileiro
Alexsandro Coelho Alencar
José Lamartine da Costa Barbosa
ZMAindd /0/0 ::CAPÍTULO XI
ETNOMATEMÁTICA EM SALA DE AULA: um caminho para a
contextualização do ensino
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves
CAPÍTULO XII
MATEMÁTICA ESCOLAR, MEMÓRIA E EDUCANDOS
IDOSOS(AS): professor, herói ou vilão?
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira
Zélia Maria de Arruda Santiago
CAPÍTULO XIII
A GEOMETRIA DE ENCONTRO COM O ORIGAMI: investigando
conceitos no cubo
Eduardo Gomes Onofre
Maria Célia de Assis
Luciana Maria de Souza Macedo
CAPÍTULO XIV
INTERAÇÕES ENTRE PROFESSOR E ALUNO: caminhos para a
aprendizagem matemática?
Pedro Lucio Barboza
SOBRE OS AUTORES
