15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$140,24 sem juros | Total R$140,24 | |
2 x de R$70,12 sem juros | Total R$140,24 | |
3 x de R$46,75 sem juros | Total R$140,24 | |
4 x de R$36,28 | Total R$145,13 | |
5 x de R$29,52 | Total R$147,62 | |
6 x de R$25,02 | Total R$150,14 | |
7 x de R$21,81 | Total R$152,68 | |
8 x de R$19,41 | Total R$155,26 | |
9 x de R$17,54 | Total R$157,85 | |
10 x de R$16,05 | Total R$160,49 |
Autores: AUGUSTO FACHÍN TERÁN - SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS
Sinopse:
Este volume é fruto dos trabalhos realizados pelos integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que realiza investigações nessa linha de pesquisa há mais de 10 anos, promovendo o uso dos espaços naturais e antrópicos para a educação. Discutimos o uso de espaços educativos para o ensino de ciências. Os espaços podem ser percebidos de diferentes formas e maneiras, com diferentes correntes teóricas, contudo o espaço físico sempre está em delimitação geográfica de potencial uso educativo, que pode ser o ponto de partida de muitas aulas e situações de aprendizagem, tanto numa visão clássica de verificação conceitual até o posicionamento critico diante a leitura da ciência em contexto de conflitos socioambientais. Buscou-se discutir o uso dos espaços não formais em relação a teorias pedagógicas, educação formal, educação formal e apresentando relatos de experiências. O livro está dividido em quatro partes, a primeira versa sobre “Teorias relacionadas ao ensino de ciências e o espaço não formal”, fundamentando pedagogicamente a fertilidades desses ambientes, a segunda parte foca a “Educação Formal”, com abordagens utilizadas na escola básica, e a terceira parte trata a “Educação Não Formal” buscando apresentar o espaço não formal como caminho continuo para a educação dentro e fora da escola, e por fim, a última parte trata sobre “Relatos de Experiências em espaços não formais” explorando singularidades da dinâmica que caracteriza aquele contexto, com propostas executadas em diferentes espaços como práticas bem sucedidas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580429909
DOI:10.24824/978858042990.9
Ano de edição:2014
Número de páginas:318
Formato:16x23
Assunto:
Augusto Fachín Terán
Saulo Cezar Seiffert Santos
ensino de ciências em espaços
não formais amazônicos
Ensino de ciências em espaços não formais amazônicos / organização Augusto Fachín Terán, Saulo Cezar Seiffert Santos. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2014.
318p. Inclui bibliografia ISBN 978-85-8042-990-9 1. Ciência - Estudo e ensino. I. Terán, Augusto Fachín. II. Santos, Saulo Cezar Seiffert. 14-10947 CDD: 507 CDU:
PARTE I
TEORIAS RELACIONADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS
E O ESPAÇO NÃO FORMAL
Saulo Cézar Seiffert Santos
01 O USO DA EXPRESSÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS
NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Saulo Cézar Seiffert Santos, Augusto Fachín Terán
02 SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: possibilidade para a alfabetização científica
Maria das Graças Alves Cascais, Augusto Fachín Terán
03 A INTELIGÊNCIA NATURALISTA E A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS
NÃO FORMAIS: um novo caminho para uma educação científica
Hebert Balieiro Teixeira, Augusto Fachín Terán, Danielle Portela de Almeida,
Evandro Ghedin, Ricardo Moreira de Queiroz
04 ANÁLISE DIAGNÓSTICA DOS TIPOS DE PLACAS E SEU USO
NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
DA CIDADE DE MANAUS – AM
Leila Marcia Ghedin, Iliane Margarete Ghedin, Augusto Fachín Terán
05 ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: uma teoria a ser sentida
Ricardo Moreira de Queiroz
06 ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E SUA RELEVÂNCIA NA AMAZÔNIA
Andrea Garcia de Queiroz, Augusto Fachín Terán, Ricardo Moreira de Queiroz
07 ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA UTILIZANDO A ESPÉCIE
INVASORA “CARAMUJO AFRICANO” (Achatina fulica)
EM MANAUS, AMAZONAS, BRASIL
Andrea Garcia de Queiroz, Augusto Fachín Terán, Ricardo Moreira de Queiroz
08 ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: um novo olhar no contexto amazônico
Hiléia Monteiro Maciel, Silvia Lima dos Santos, Augusto Fachín Terán
parte II
EDUCAÇÃO FORMAL
A escola e os Espaços Não Formais
Maria das Graças Alves Cascais
09 AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESPAÇOS
EDUCATIVOS NÃO FORMAIS
Maria das Graças Alves Cascais, Augusto Fachín Terán
10 ENSINO DE CIÊNCIAS NUM ESPAÇO NÃO FORMAL AMAZÔNICO..... 113
Sônia Cláudia Barroso da Rocha, Augusto Fachín Terán
11 O TEMA DA BIODIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Cíntia Emanuelly de Oliveira Ramos, Evanilda Figueiredo Gonçalves da Silva,
Augusto Fachín Terán
12 O USO DE TRILHAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Manoel Fernandes Braz Rendeiro, Messias Amaral dos Santos Júnior,
Augusto Fachín Terán
PARTE III
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Hiléia Monteiro Maciel, Augusto Fachín Terán
13 ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS COMO INTERFACE
ENTRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E LETRAMENTO LINGUÍSTICO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Leila Teixeira Gonzaga, Sônia Cláudia Barroso da Rocha, Augusto Fachín Terán
14 POSSIBILIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA E QUÍMICA
NO ESPAÇO NÃO FORMAL: bosque da ciência
Denise Medim da Mota, Ráine Luiz de Jesus, Augusto Fachín-Terán
15 O BOSQUE DA CIÊNCIA: ambiente de aprendizagem
para o ensino de ciências
Anne Karynne Almeida Castelo Branco, Débora de Souza, Augusto Fachín Terán
16 GUIA DE VISITAS A ESPAÇOS NÃO FORMAIS:
estratégia para o ensino de ciências na amazônia
Sônia Cláudia Barroso da Rocha, Augusto Fachín Terán
17 VISITA AO JARDIM BOTÂNICO DE MANAUS ADOLPHO DUCKE: uma
experiência extraclasse com alunos do 7º ano do ensino fundamental
Maria das Graças Alves Cascais, Augusto Fachín Terán
18 PONTE SOBRE O RIO NEGRO: um novo espaço educativo não
formal em Manaus, am, Brasil
Hiléia Monteiro Maciel, Maria das Graças Alves Cascais, Augusto Fachín Terán
19 RELATOS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DAS
CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria do Livramento Galvão Silva, Monica Silva Aikawa, Augusto Fachín Terán
20 RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO
INFANTIL NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Hebert José Balieiro Teixeira, Augusto Fachín Terán, Ricardo Moreira de Queiroz,
Andrea Garcia de Queiroz, Raimundo Nonato Alencar, Clodoaldo Pires Araújo,
Hiléia Monteiro Maciel, Jorgete Comel Palmieri Mululo
parte IV
ESPAÇO NÃO FORMAL E TEMAS AMAZÔNICOS
EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM
COMUNIDADES AMAZÔNICAS
David Xavier da Silva, João Marinho da Rocha, Augusto Fachín Terán
21 EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM PROJETO DE CONSERVAÇÃO
DE QUELÔNIOS NA AMAZÔNIA
David Xavier da Silva, Augusto Fachín Terán, João Marinho da Rocha
22 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS EM
COMUNIDADES DO BAIXO AMAZONAS, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO
DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS AMAZÔNICOS
João Marinho da Rocha, Augusto Fachín Terán, David Xavier da Silva
23 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNIDADES AMAZÔNICAS:
diálogos que educam na Amazônia
João Marinho da Rocha, Augusto Fachín Terán, David Xavier Silva,
Carmen Lourdes Freitas dos Santos Jacaúna
24 DIÁLOGO DE SABERES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS:
experiências de alfabetização científica em comunidades
rurais do baixo Amazonas, Brasil
João Marinho da Rocha, Augusto Fachín Terán
25 REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS AMBIENTAIS DE ATIVIDADES
DE CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS POR ESTUDANTES DE ESCOLA
RIBEIRINHAS NO BAIXO AMAZONA
David Xavier da Silva, Augusto Fachín Terán, João Marinho da Rocha,