15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$60,78 sem juros | Total R$60,78 | |
2 x de R$30,39 sem juros | Total R$60,78 | |
3 x de R$20,26 sem juros | Total R$60,78 | |
4 x de R$15,73 | Total R$62,90 | |
5 x de R$12,80 | Total R$63,98 | |
6 x de R$10,85 | Total R$65,07 | |
7 x de R$9,45 | Total R$66,17 | |
8 x de R$8,41 | Total R$67,29 | |
9 x de R$7,60 | Total R$68,41 | |
10 x de R$6,96 | Total R$69,56 |
Autores: Giseli Barreto da Cruz - Ana Teresa de C. C. de Oliveira - Maria das G. C. de A. Nascimento (Orgs.).
Sinopse:
A didática tem se destacado como um campo epistemológico dos saberes a ensinar, compreendendo o processo de teorização, problematização e proposição acerca do ensino. Nas relações entre professores, alunos, conteúdos e contextos escolares, a didática está diretamente envolvida, elaborando-se nesse processo, produzindo conhecimento sobre e para ele. Dessa maneira, o conhecimento didático está centralmente envolvido e implicado com o processo de mediação da prática pedagógica, constituindo um domínio específico de investigações, conformando uma área disciplinar e instituindo modos de ser e estar na sala de aula. Em função disso o ensino de didática nos cursos de formação docente tem sido interpelado pela escola, pelos seus profissionais, pela comunidade científica e pelas instâncias públicas e privadas envolvidas com a educação a oferecer possibilidades concretas para que os professores orientem o processo de ensino-aprendizagem de modo que os alunos aprendam eficazmente. Todavia, os sentidos atribuídos ao ensino de didática são diversos e nem sempre consensuais. Se de um lado prevaleceu a perspectiva de sua hegemonização pela via de uma produção de natureza técnica e prescritiva, por outro se fortaleceu a sua compreensão enquanto teoria do ensino, com produção de conhecimento próprio diretamente implicado com a formação e o trabalho docente. Nesse contexto, o LEPED – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores da Faculdade de Educação da UFRJ - tem trabalhado para provocar e criar ressignificações e possibilidades para a didática e seu ensino. Neste livro, seus pesquisadores e convidados compartilham suas problematizações, reflexões e experiências em torno desse movimento.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417089
DOI:10.24824/978854441708.9
Ano de edição:2017
Número de páginas:276
Formato:16x23
Assunto:
EN59
Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades / Giseli Barreto da Cruz, Ana
Teresa de C. C. de Oliveira, Maria das G. C. de A. Nascimento (organizadoras).
276 p.
Bibliografia
ISBN: 978-85-444-1708-9
DOI: 10.24824/978854441708.9
1. Educação 2. Didática 3. Formação de professores 4. Trabalho docente 5. Educação
matemática I. Cruz, Giseli Barreto da. org. II. Oliveira, Ana Teresa de C. C. de org. III.
Nascimento, Maria das G. C. de A. org. IV. Título V. Série.
CDD 371.3
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PARTE I
ENSINO DE DIDÁTICA:
experiências e processos formativos
A DIDÁTICA E O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA NO PROCESSO
DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE
FUTUROS PROFESSORES
Giseli Barreto da Cruz
Cecília Silvano Batalha
Fernanda Lahtermaher Oliveira
Jéssica Valentim Santos
Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro
Priscila Andrade Magalhães Rodrigues
Sabryna Raychtock
Talita da Silva Campelo
ENSINO DE DIDÁTICA:
entre ressignificações e possibilidades na FEUFF
Rejany dos S Dominick
Mônica Vasconcellos
Walcéa Barreto Alves
Mylene Cristina Santiago
Lisete Jaeh
O ENSINO DE DIDÁTICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
COMO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO
RIO DE JANEIRO (UFRJ) E NA UNIVERSIDADE FEDERAL
DE MINAS GERAIS (UFMG)
Maria José B P Flores
PARTE II
ENSINO DE DIDÁTICA:
parceria entre Universidade e Escola Básica
PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA
NA FORMAÇÃO DIDÁTICA DE DOCENTES:
condições e elementos para seu desenvolvimento
Priscila Andrade Magalhães Rodrigues
PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA:
a experiência da Faculdade de Formação de Professores/UERJ
Vania Finholdt Angelo Leite
Helena Amaral da Fontoura
PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: a formação
do pedagogo numa universidade pública da baixada fluminense
Andrea Berenblum
Camila Silva dos Santos
PARTE III
PERSPECTIVAS COLABORATIVAS PARA A FORMAÇÃO DIDÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES
DESVIAR DAS FORMAS PARA CAMINHAR NA DOCÊNCIA:
modos colaborativos de interromper uma lógica formativa
Teresa N R Gonçalves
André Bocchetti
Igor Vinicius Lima Valentim
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E CRIAÇÃO DE
ESPAÇOS COLABORATIVOS E CRIATIVOS NO TRABALHO
DA EDUCAÇÃO: o projeto x da Fundação Calouste Gulbenkian
Teresa N R Gonçalves
Elisabete X Gomes
Ana Luísa Oliveira Pires
PARTE IV
DIDÁTICA, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
O TRABALHO DOCENTE E A APRENDIZAGEM DA
PROFISSÃO NOS PRIMEIROS ANOS DA CARREIRA
Maria das Graças C de A Nascimento
Andréa Batista de Barros
Daianne Bastos Xavier
Eva Nascimento Bernardino
Jéssica Valentim Santos
Rosemary Freitas dos Reis
O TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS PRIVADAS DA
“NOVA CLASSE MÉDIA”
Isabel Lelis
DIDÁTICA ESPECIAL DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA:
experiências e propostas
Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira
A METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA:
o processo histórico de sua disciplinarização
Viviane Lovatti Ferreira
O DESAFIO DE FORMAR DOCENTES NA PERSPECTIVA
DA MATEMÁTICA LIBERTADORA
Maria de Fátima Lins Barbosa de Paiva Almeida
SOBRE OS AUTORES