1 x de R$34,82 sem juros | Total R$34,82 | |
2 x de R$17,41 sem juros | Total R$34,82 | |
3 x de R$11,61 sem juros | Total R$34,82 | |
4 x de R$9,01 | Total R$36,03 | |
5 x de R$7,33 | Total R$36,65 | |
6 x de R$6,21 | Total R$37,27 | |
7 x de R$5,41 | Total R$37,90 | |
8 x de R$4,82 | Total R$38,54 | |
9 x de R$4,35 | Total R$39,19 | |
10 x de R$3,98 | Total R$39,84 |
Autores: Robson Santos de Carvalho
Sinopse:
Este livro Ensino de Línguas e Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa é a prova mais contundente de trabalho colaborativo. Desde sua gênese, o projeto da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), elaborado no âmbito do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, iniciativa da CAPES, foi pensado e construído por um grupo de professores dos cursos de Letras e de Pedagogia. Este volume é, pois, resultado desse esforço conjunto de diversas ações concomitantes e complementares levadas a cabo no intuito de fortalecer a formação docente dos graduandos dos cursos envolvidos e de outras licenciaturas da instituição. A pesquisa recente sobre formação de professores tem atestado o quanto os cursos de licenciatura se distanciaram, ao longo dos anos, do seu real propósito, haja vista a demanda sociocognitiva e de formação contínua que se impõe aos jovens professores nos tempos de hoje. Nos diversos capítulos deste livro, o leitor encontrará resultados de pesquisas desenvolvidas por graduandos, sob orientação dos professores coordenadores as áreas integrantes do projeto institucional, cujo intuito é fazer compreender a distância que se observa entre as propostas governamentais e a prática pedagógica nas escolas da educação básica. Mais que isso, são sugestões de trabalho prático na sala de aula da educação básica e uma reflexão ímpar sobre a formação inicial docente. Este volume foi organizado em quatro partes, que reúnem os textos advindos das pesquisas desenvolvidas no interior de cada uma das quatro áreas temáticas: Na primeira parte, A pesquisa em alfabetização, Letramento e Leitura. Na segunda parte, Percursos da avaliação da aprendizagem de Língua portuguesa. Na terceira, Diferentes olhares sobre os gêneros textuais e, finalmente; na quarta parte, Novas tecnologias aplicadas à educação. Tal organização põe o leitor em contato com textos de abordagens bastante variadas que emergem da integração de diversos programas como PET e PIBID, além da Iniciação Científica Voluntária que mostram o quanto já se faz e o quanto há por fazer. Assim, consideramos que este volume representará significativa contribuição, mesmo que de forma modesta, aos estudos e pesquisas no âmbito do ensino-aprendizagem de língua(s) e da formação de professores, seja a inicial ou a continuada.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580426731
DOI:10.24824/978858042673.1
Ano de edição:2013
Número de páginas:238
Formato:16x23
Assunto:
Ensino de línguas e formação interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa
/ organização Robson Santos de Carvalho, Rosângela Rodrigues Borges, Ítalo
Oscar Ricardi León, Fernanda Aparecida Ribeiro. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV,
2013.
238p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-673-1
1. Educação 2. Prática de ensino 3. Aprendizagem - Avaliação. I. Carvalho,
Robson Santos de. II. Rosângela Rodrigues. III. León, Ítalo Oscar Ricardi
Borges. IV. Ribeiro, Fernanda Aparecida
13-00177 CDD: 370
CDU: 37
A Formação de Professores no contexto do PRODOCÊNCIA
Ítalo Oscar Ricardi Leon, Robson Santos de Carvalho, Rosângela Rodrigues Borges
I
A PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LEITURA
A PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LEITURA
NO ÂMBITO DO PRODOCÊNCIA
Robson Santos de Carvalho
MARCAS DA ORALIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DO ENSINO
MÉDIO: algumas relações com alfabetização, letramento e leitura
Aline Pereira de Roque, Leoni Dutra Marinho Cabral, Robson Santos de Carvalho
MÚSICA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE
JOVENS E ADULTOS: recursos ou métodos?
Susana B Andrade, Robson Santos de Carvalho
II
PERCURSOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DE LÍNGUA PORTUGUESA
PERCURSOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DE LÍNGUA PORTUGUESA
Robson Santos de Carvalho
FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: análise de desempenho de
alunos do ensino médio em avaliação de leitura
Vanessa Araújo Maganhoto Matos, Robson Santos de Carvalho
PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
caminhos e descaminhos
Márcia Dantas de Morais, Robson Santos de Carvalho
III
DIFERENTES OLHARES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS
prodocência na unifal -mg:
a trajetória do subprojeto gêneros textuais
Rosângela Rodrigues Borges
GÊNEROS TEXTUAIS E DISCURSIVOS NO ENSINO DE LITERATURA
Luciene Teixeira da Silva, Rosângela Rodrigues Borges
SUPORTES DIGITAIS E MULTILETRAMENTOS:
possibilidades no ensino de produção de texto e leitura
Priscila da Cruz Navarro, Rosângela Rodrigues Borges
A IDENTIDADE DA CRIANÇA EM CONFLITO COM A LEI:
uma análise sob a ótica midiática
Sabrina Gomes Verola, Rosângela Rodrigues Borges
FREESTYLE: gênero discursivo no ensino de língua materna
Tariana Leal Falciroli, Rosângela Rodrigues Borges
BLOG “ESPANHOL DO BRASIL”:
fórum de discussão sobre a implantação do espanhol no Ensino Médio
Letícia Montini Franco, Rosângela Rodrigues Borges
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM DISCUSSÃO:
análise de algumas crenças de licenciandos em letras
Éberton Lopes de Aguino, Rosângela Rodrigues Borges
OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRODUÇÃO DE LEITURA
E ESCRITA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Maria Luiza Alves, Rosângela Rodrigues Borges
IV
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Italo Oscar Riccardi León
A INTERNET COMO RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO FACILITADOR
DE EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS DE IMERSÃO CULTURAL NA ÁREA DE
ESPANHOL, LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE)
Jacqueline Lopes, Priscila Martins, Italo Oscar Riccardi León
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O
ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
(ESPANHOL) POR MEIO DAS REDES SOCIAIS
Andréia de Fátima Tomé, Italo Oscar Riccardi León
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA
ÁREA DE ESPANHOL, LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE), UTILIZANDO O
DATA-SHOW E SUAS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS COMO RECURSO
TECNOLÓGICO/INFORMÁTICO
Vinicius Oliveira Souza, Italo Oscar Riccardi León
AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE SITES EDUCATIVOS
LIVRES NA ÁREA DA GEOGRAFIA
Felipe de Paula Rui, Italo Oscar Riccardi León
a MultiM ÍDIA como recurso audiovisual de comunicação
digital interativa E o ensino de línguas ESTRANGEIRAS