Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores:
MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Graduada em Pedagogia (UFC). Licenciada em Matemática (UNIFRAN). Mestre em Educação (UFC). Doutora em Educação (UFRN). Pós-doutora (PropEd/UERJ). Especialista em Informática Educativa. Especialista em Sistema de Informação. Especializando-se em Docência do Ensino Superior. Professora Associada de Matemática no Curso de Pedagogia. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/UFC/CNPq).
Sinopse:
Esta obra apresenta, discute e reflete sobre experiências formativas baseadas nos pressupostos metodológicos e teóricos de investigações sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Tais discussões ecoam no currículo e na avaliação da aprendizagem em larga escala, bem como nas políticas públicas educacionais. Aceita-se que a matemática representa uma área de conhecimento desafiante, especialmente para professores e estudantes. Assim, seu ensino deve ser baseado em situações que possibilitem pensar estratégias que estimulem o desenvolvimento da criatividade e do pensamento analítico desde os primeiros anos da educação básica. É fundamental que ela seja desenvolvida por meio de práticas pedagógicas inovadoras, mas, para tanto, a formação docente deve ser pautada na mudança da postura docente, visando à qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem por meio de uso de estratégias que envolvam as tecnologias educacionais, as metodologias ativas, a sala de aula colaborativa e o protagonismo do estudante, colocando este como sujeito epistêmico-ativo de sua aprendizagem, promovendo também a ampliação do repertório didático-metodológico do professor. Espera-se que as temáticas desta obra contribuam para iluminar os desafios e os obstáculos didáticos-epistemológicos que impedem a consolidação da matemática como área relevante para a sociedade na construção da sua história e para melhoria da qualidade da educação na escola.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-3481-9
ISBN Digital: 978-65-251-3482-6
DOI: 10.24824/978652513481.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 1
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
Maria José Costa dos Santos ENSINO DE MATEMÁTICA discussões teóricas e experiências formativas exitosas para professores do Ensino Fundamental Coleção Publicações GTERCOA SA194 Santos, Maria José Costa dos Ensino de matemática discussões teóricas e experiências formativas exitosas para professores do Ensino Fundamental Maria José Costa dos Santos – Curitiba CRV, 2022 148 p (Coleção Publicações GTERCOA, v 3) Bibliografia ISBN Coleção Digital 9786525128542 ISBN Coleção Físico 9786525128535 ISBN Volume Digital 9786525134826 ISBN Volume Físico 9786525134819 DOI 10248249786525134819 1 Educação 2 Matemática – estudo e ensino I Título II Série 2022 27544 CDD 3727 CDU 37
