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Autores: Paulo Roberto Colombo Arnoldi - Daeane Zulian Dorst (Org.)
Sinopse:
Este livro reúne subsídios teóricos direcionados aos Cursos de Direito, a fim de verificar as possibilidades para o ensino do Direito frente aos desafios apresentados pela globalização e pelas sociedades multiculturais, tratando das implicações teórico-práticas na formação humanística de intérpretes do Direito, assim como contextualizar e explicar a realidade do ensino do Direito na atual conjuntura social, sua função técnico-política, na perspectiva epistemológica de uma sociedade multicultural; a análise da matriz pedagógica disciplinar, de cunho positivista, frente às demandas dos saberes interdisciplinares das ciências adequadas ao multiculturalismo, demonstrando as (in)suficiências do ensino do Direito na formação humanística, para fazer frente às exigências locais, globais na forma de sociedade multicultural. A questão dos desafios impostos ao ensino do Direito ganha relevância na atualidade. Essa dinâmica coloca em evidência que as Instituições de Ensino Superior devem oferecer uma formação que capacite o intérprete do Direito a integrar, interpretar e aplicar a lei ligada às questões sociais, culturais e políticas, cuja manifestação deverá ocorrer em seu meio. Deixa-se claro que estudos já foram feitos e continuam a ser feitos com excelente qualidade sobre o ensino do Direito, sendo que este acaba por se unir ao apelo por mudanças a que se propõem profissionais e professores do ensino superior, do Direito ou não. O que se acredita possa ser considerado original na abordagem aqui apresentada é a aproximação entre as pesquisas educacionais e jurídicas fundamentadas na legislação e na literatura que o tema acerca da formação de intérpretes do Direito exige, pois o verdadeiro Direito está além das regras postas, ele é encontrado nas entrelinhas, na compreensão sublinear dos textos legais e do cotidiano social, está sim, imbricado com as questões culturais, políticas, econômicas da sociedade que pretende ordenar, é um organismo vivo, aberto e polissêmico. O que implica um profissional com formação compatível com essa natureza.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580424041
DOI:10.24824/978858042404.1
Ano de edição:2012
Número de páginas:182
Formato:16x23
Assunto:
Arnoldi, Paulo Roberto Colombo
Ensino do direito, globalização e multiculturalismo / Paulo Roberto Colombo Arnoldi, Daene Zulian Dorst. - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2012.
182p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-404-1
1. Direito - Estudo e ensino (Superior). 2. Prática de ensino. 3. Multiculturalismo. I. Dorst, Daene Zulian II. Título.
12-3746.
CDU: 34:378.4
O Ensino do Direito em Sociedades Multiculturais
Transformações na sociedade e no Estado
O reconhecimento da igual dignidade
A cultura: um fenômeno dinâmico
Multiculturalismo: percepções do mundo atual
Aspiração emancipatória: multiculturalismo na visão de Boaventura
de Sousa Santos
O desafio da educação intercultural
Implicaçõs Políticas, Econômicas e Jurídicas no Ensino do Direito
A sociedade nacional e a sociedade global: conceitos redesenhados pelos movimentos de transformação cultural, política, econômica e jurídica
Direito moderno e diálogo intercultural
O Direito como instrumento de emancipação
Alguns aspectos do ensino do Direito no Brasil
A legislação acerca do ensino do Direito no Brasil: Portaria / e a Resolução /
Cursos de Direito: desafios para a educação intercultural
As condições para a educação intercultural
Da memorização do saber repassado à produção reflexiva sobre o saber
Um novo modelo na legislação do ensino: a formação básica, humanística
e axiológica
Concordância com os objetivos do perfil do formando
Considerações Finais
Referências
Referências Complementares
Anexos
Anexo I – Portaria n , de de dezembro de
Anexo II – Resolução n , de de setembro de