Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Link PDF
Sinopse:
O conteúdo deste livro se destina principalmente a pesquisadores e pesquisadoras, mas também àqueles que desejam conhecer processos reais de formação de professores, que ocorrem tanto no espaço dos cursos de licenciatura quanto em práticas pensadas e implementadas em escolas públicas. Assim, esperamos que as pesquisas e conclusões aqui relatadas sejam compreendidas pelos leitores como um conjunto de estratégias estudadas e avaliadas para contribuir com os processos que formam professores de ciências e matemática no Brasil.
Autores:
João Ricardo Neves Da Silva
Professor Adjunto do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente) (2008), mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência pela FC/UNESP – Campus de Bauru. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências/Ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de Física, Conhecimentos especializados de professores de Física e Matemática, Interação entre do-centes e Formação de Grupos de Professores, Teoria da Ação Comunica-tiva na formação de professores. Atua como professor permanente (ori-entador de mestrado) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFQ/UNIFEI
Eliane Matesco Cristovão
Professora Adjunta no Instituto de Matemática e Computação da Uni-versidade Federal de Itajubá, onde atua como docente no Curso de Li-cenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educa-ção em Ciências. Integrante do GT7 da Sociedade Brasileira de Educa-ção Matemática, membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática e do Grupo de Estudos Inter-disciplinares e Formação de Professores, voltado para extensão. Tem atuado, desde 2014, como Coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência e/ou do Programa Residência Pedagógica. Doutora em Educação (2015), Mestre em Educação Matemática (2007), Especia-lista (1997) e licenciada em Matemática (1995), todos pela Unicamp. Atuou por 20 anos como professora de Matemática na educação básica e se dedica à formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Seus temas de interesse/pesquisa são: aprendizagem docen-te, conhecimento profissional do professor, práticas de letramento, prá-ticas interdisciplinares, práticas inclusivas, práticas investigativas e cola-borativas.
Mariana Feiteiro Cavalari
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2004, mestre em Educação Matemática pela Universida-de Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus Rio Claro em 2007 e doutora em Educação Matemática pela mesma instituição em 2012. Realizou uma pesquisa, na condição de Affiliate Academic, no Institute of Education da University College London (IOE-UCL) por uma ano (03/2018-02/2019). Foi professora de Matemática em escolas da Educação Básica no Estado de São Paulo e desde 2009, é professora da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Atuando no Instituto de Ma-temática e Computação desta instituição, leciona, sobretudo, as disciplinas de Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado e História da Matemática. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências desta instituição. Suas áreas de pesquisa são: História da Matemática; História das Mulheres e Gênero na Matemática e; articulações entre História da Matemática e Educação Ma-temática.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-2495-7
ISBN Digital: 978-65-251-2491-9
DOI: 10.24824/9786525124957.7
Ano da Edição:
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 144
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: João Ricardo Neves da Silva Eliane Matesco Cristovão Mariana Feiteiro Cavalari ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA processos formativos e educativos em foco EN59 Ensino em Ciências e Matemática processos formativos e educativos em foco João Ricardo Neves da Silva, Eliane Matesco Cristovão, Mariana Feiteiro Cavalari (organizadores) – Curitiba CRV, 2022 144 p Bibliografi a ISBN Digital 9786525124919 ISBN Físico 9786525124957 DOI 10248249786525124957 1 Educação 2 Ciências – Matemática – Ensino 3 Formação de professores 4 Intervenção pedagógica I Silva, João Ricardo Neves da, org II Cristovão, Eliane Matesco, org III Cavalari, Mariana Feiteiro, org IV Título V Série 202225996 CDD 3727 CDU 37
