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Autores: Denise de Almeida Ostler
Sinopse:
A educação especial é um processo que visa promover o desenvolvimento de potencialidades de pessoas com deficiência, de condutas típicas ou de altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Tomando por base essas premissas, a partir da experiência de duas escolas públicas da Baixada Santista, esta obra se propõe a refletir sobre os impactos e os desdobramentos das práticas educativas docentes e das relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência. O caráter imperativo do Programa Ensino Integral implantado no ano 2014, no estado de São Paulo, objetivou trazer novas oportunidades para os alunos, destacando sua proposta inovadora, garantindo a qualidade do ensino e a formação do indivíduo, além de oferecer perspectivas de um futuro mais promissor, segundo os moldes e a estrutura do programa. Embora a atual política educacional preconize a inclusão “de fato” e “de direito”, constata-se que ainda há um amplo caminho a se seguir, pelo qual, apesar do atual contexto, concerne-se ao atingimento das propostas. Por isso, esta obra, além de apontar conquistas, também assinala desafios a serem superados, assim como perspectivas a serem viabilizadas, se retomadas pela governança. Questões fundamentais, a começar pelo direito à inclusão – aspecto primordial à dignidade da pessoa.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544422724
DOI:10.24824/978854442272.4
Ano de edição:2018
Número de páginas:166
Formato:16x23
Assunto:
O85
Ostler, Denise de Almeida
Ensino integral e inclusão: desafios e perspectivas / Denise de Almeida Ostler – Curitiba:
CRV, 2018.
166 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2272-4
DOI 10.24824/978854442272.4
1. Educação 2. Inclusão 3. Ensino integral I. Título II. Série.
CDU 37 CDD 370
Índice para catálogo sistemático
1. Educação 370
INTRODUÇÃO
A EDUCAÇÃO ESPECIAL uma discussão necessária
Educação especial diferentes perspectivas
Panorama da educação especial no Brasil
A educação especial no estado de São Paulo
aspectos históricos e políticos
A formação docente e a educação inclusiva
A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL
NO ESTADO DE SÃO PAULO
Fundamentos legais
A escola de tempo integral e o Programa Ensino Integral
uma diferenciação necessária
O modelo pedagógico do Programa Ensino Integral
Processo seletivo do Programa Ensino Integral
PROGRAMA ENSINO INTEGRAL E O ATENDIMENTO AOS
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA os caminhos da pesquisa
O Município em estudo perfil demográfico, econômico e cultural
Algumas características da rede pública de Educação do Município
Escolas da Rede Pública da Região do Município em estudo
Os caminhos da investigação
Sobre os aspectos decorrentes do impacto
Os sujeitos de pesquisa
Procedimentos em relação à definição dos sujeitos de pesquisa
Das entrevistas
Profª Denise Ostlerindd
A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL,
O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E A
REORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS PESQUISADAS
O processo de implementação do Programa Ensino Integral
alguns aspectos
As mudanças decorrentes da implantação do Programa
Ensino Integral no atendimento aos alunos deficientes
e nas escolas pesquisadas
Sobre as entrevistas
As entrevistas e a definição das categorias de análise
Identificando mudanças a partir do impacto da impla