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Autores: Gilsilene Passon P. Francischetto
Sinopse:
O título atribuído à presente obra externa de maneira muito clara o sentimento dos autores, qual seja, a necessidade de compreender como tem se desenvolvido o ensino jurídico no Brasil e as contribuições da pedagogia para o seu aprimoramento. Os textos são resultado da produção científica dos mestrandos do programa de Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória. É louvável a iniciativa da instituição em contemplar, como disciplina obrigatória, a abordagem da metodologia do ensino. Isso por que é urgente a necessidade de compreender os processos de ensinar e aprender nos cursos de direito e de criar uma identidade docente que favoreça a formação de profissionais comprometidos com a sociedade à sua volta. Todos os estudos questionam o papel da educação jurídica, demonstram alguns pontos de tensão ainda verificados e fazem uma leitura interdisciplinar com a pedagogia. E é nessa busca por novos saberes que os autores basearam suas análises, com a certeza de que não se pode mais conceber que professores de direito continuem ministrando conteúdos soltos, desconectados de um profundo questionamento acerca de sua ação pedagógica. Ainda hoje, está muito presente a ideia de que basta ser um bom profissional numa das áreas de atuação do direito para estar credenciado a ser professor, quando sabemos que a prática docente exige uma constante formação na seara pedagógica. Por isso, a análise das propostas presentes nesta obra desencadeia uma gama enorme de reflexões para o leitor e instiga a um aprofundamento em tais temas. Não poderia terminar sem externar minha alegria em fazer a apresentação deste livro, pois como professora da disciplina “Metodologia do Ensino Superior”, tenho presenciado o encantamento dos mestrandos com o mundo de possibilidades que a pedagogia proporciona àqueles que querem se dedicar à docência, ao mesmo tempo em que descortina um repensar da atuação em sala de aula e a certeza de que é possível se aprimorar cada vez mais como educador. Gilsilene Passon P. Francischetto Vitória, fevereiro de 2010.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480546
DOI:10.24824/978856248054.6
Ano de edição:2010
Número de páginas:232
Formato:14x21
Assunto:
Gilsilene Passon P Francischetto
(Organizadora)
ENSINO JURÃ?DICO E PEDAGOGIA: em busca de novos saberes
978-85-62480-54-6
Ensino jurÃdico e pedagogia : em busca de novos saberes / Gilsilene Passon P Francischetto (Organizadora) --
1 Direito - Estudo e ensino 2 Pedagogia 3 Prática de ensino I Francischetto, Gilsilene Passon P
Em busca de novos saberes: uma aproximação entre o ensino jurÃdico e a pedagogia
Gilsilene Passon P Francischetto
A necessidade de uma formação humanÃstica efetiva no ensino do Direito
Mariana Cavarra Bortolon
Novos princÃpios metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem do Direito
Wallace Tesch Sabaini
Acesso à justiça e ensino jurÃdico
André Azeredo Carvalho
Ensino jurÃdico “versusâ€? positivismo jurÃdico: para uma (necessária) visão plural do Direito
Renata Pereira Carvalho Costa
Educação para o consumo como Educação de Direitos - uma leitura de Paulo Freire para a formação de consumidores conscientes
Igor Rodrigues Britto
O ensino jurÃdico e o exame de ordem
Domingos Augusto Taufner
Invasão ou legitimação da universidade? CrÃticas à s projeções midiáticas sobre o MST na Universidade
Roberto Martins de Oliveira
O humanismo da teoria Freireana para a Educação e sua aplicação na cultura dos direitos humanos no Brasil
Elisa Bonesi Jardim
O bom professor de Direito e sua prática
Alessandra Fölzke Torronteguy e Ramon Filipe Colombi