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Autores: Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
Sinopse:
A obra de Gabriela Pimentel trata de problemas nevrálgicos relativos ao desaguar da educação básica: o Ensino Médio. O trabalho identifica pelo menos duas constantes na sua história: o enciclopedismo e a dualidade. O primeiro vem de um tempo em que havia a ambição do domínio de todos os campos do conhecimento, para formação da elite. Hoje se tornou o trilho do ensino médio preparatório, em larga escala, para a educação superior. O segundo persiste porque a educação superior não está ao alcance de todos, por múltiplos motivos, e assim se “redescobriu” mais uma vez a educação profissional. Metodologicamente, o recorte utilizado ressalta a importância dos documentos e de um órgão com a função de elaborar políticas educacionais, em suas possibilidades e limites: o Conselho de Educação do Estado da Bahia. Candido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544402870
DOI:10.24824/978854440287.0
Ano de edição:2015
Número de páginas:174
Formato:16x23
Assunto:
Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo
Ensino médio: contradições conceituais/Gabriela Sousa Rêgo Pimentel 174p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0287-0
1. Educação. 2. Educação - Estudo e ensino. 3. Ensino médio. I. Título.
14-18005 CDD: 373
CDU: 373.5
SUMÁRIO
PREFÁCIO
CAPÍTULO
A APRESENTAÇÃO DA OBRA E DA PROBLEMÁTICA
O ENSINO MÉDIO EM DISCUSSÃO: texto e contexto das legislações
APRESENTAÇÃO DA PROBLEMÁTICA
HISTORICIDADE DA CONCEPÇÃO DE ENSINO MÉDIO
Aspectos da historicidade do ensino médio nas Constituições Federais Contradições conceituais na legislação infraconstitucional: de a Reforma Francisco Campos -: formação do homem para todos os grandes setores da atividade nacional
Leis orgânicas do ensino - : ensino preparador da elite intelectual do país
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, Lei nº / - educação de grau médio: formação integral do individuo ou a qualificação para o trabalho?
Diretrizes e Bases para o ensino de º e º graus, Lei nº / - Ensino de º grau: todos devem chegar à idade adulta com algum preparo para o trabalho, ou, pelo menos, com uma opção de estudos claramente definida
Profissionalização do ensino de º grau, Lei nº/: a educação para a vida laboral
O Ensino Médio na legislação infraconstitucional, a partir de
Lei nº / - educação básica: assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores
A OBRIGATORIEDADE E UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ATÉ OS ANOS
Obrigatoriedade e universalização do ensino médio: a contiguidade entre o ensino secundário em Portugal e o ensino médio no Brasil
Obrigatoriedade e universalização do ensino médio no Brasil: Lei /; Emenda constitucional / e Lei /
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio no Brasil
DCNEM, mais flexibilidade curricular?
A pesquisa no ensino médio: dados que subsidiam uma reflexão sobre as políticas públicas educacionais na atualidade
PAPEL E ATUALIDADE DE ANÍSIO TEIXEIRA NA CONCEPÇÃO DO ENSINO MÉDIO
A influência de Anísio Teixeira na definição das políticas públicas do ensino médio no Brasil e sua atuação no sistema de ensino no Estado da Bahia
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA (CEE-BA)
O surgimento do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA)
Organização das instituições de ensino médio na Bahia
Retrospecto
O ensino médio na Bahia contemporânea
ATOS NORMATIVOS DA CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEE – BA: DE A Resoluções da Câmara de Educação Básica do CEE-BA: de a
Súmula dos Atos Normativos
Resoluções da Câmara de Educação Básica do CEE-BA, de a
Desdobramento de conceitos emergentes das decisões governamentais na Bahia
Categoria : Contexto da educação escolar
Categoria : Fundamentos educacionais do ensino médio
Categoria : Currículo do ensino médio
Categoria : Política estadual de educação
Categoria : Organização das instituições de ensino médio
Categoria : Modalidades do processo educativo
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS