1 x de R$32,84 sem juros | Total R$32,84 | |
2 x de R$16,42 sem juros | Total R$32,84 | |
3 x de R$10,95 sem juros | Total R$32,84 | |
4 x de R$8,50 | Total R$33,98 | |
5 x de R$6,91 | Total R$34,56 | |
6 x de R$5,86 | Total R$35,15 | |
7 x de R$5,11 | Total R$35,75 | |
8 x de R$4,54 | Total R$36,35 | |
9 x de R$4,11 | Total R$36,96 | |
10 x de R$3,76 | Total R$37,58 |
Autores: Jean Mac Cole Tavares Santos (Org)
Sinopse:
Esta obra reúne pesquisadores de diversas instituições brasileiras, com trajetórias acadêmicas distintas, discutindo as políticas governamentais para o ensino médio, percebendo seus reflexos na escola e no mundo do trabalho, com especial ênfase no cotidiano escolar e na perspectiva inclusiva como bandeira geral da escola e, especificamente, da escola pública. Sempre com o foco na escola, os textos que compõem a obra, frutos das conferências do Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM), realizado na Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em novembro de 2011, expõem as contradições das políticas, a possibilidade do local, as incorporações e adaptações de docentes e discentes em sala de aula para viabilizar a qualidade do ensino e a resistência cada vez maior da ideia de reformas e revoluções na escola média pós-reformas da dácada de 1990 em diante. Unidos pela consistente pesquisa sobre o tema, os autores lançam olhares sobre essa temática que continua instigando e provocando reflexões e práticas. É uma obra coletiva que agrega perspectivas diferentes e inovadoras a começar pela concepção fundante do trabalho: dialogicidade! O diálogo, na perspectiva do encontro freiriano, serve como fio condutor que os une no tempo-território sempre impreciso, nebuloso, como apontou Balandier, do contemporâneo. O tempo-território não monolítico, deslinearizado e não quantificado. O tempo-território dialético. O tempo que é vivido-sentido. O território que é sentido-vivido. Cada autor deixa a marca de sua inserção social, política e cultural ao tecer o escrito que aqui tomou corpo. Há no livro como um todo o interesse com a função social da escola média seja na dinâmica do debate teórico, na precisão conceitual, seja na sensibilidade aguçada do compromisso de transformar a escola e a sociedade como tarefa inadiável.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580423884
DOI:10.24824/978858042388.4
Ano de edição:2012
Número de páginas:222
Formato:14x21
Assunto:
Cole, Jean Mac
Ensino médio: políticas, docências, inclusão e cotidiano escolar / Jean Mac Cole (organizador). - 1.ed. - Curitiba, PR: CRV, 2012.
222 p
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-388-4
1. Ensino médio - Brasil. 2. Reforma do ensino - Brasil. 3. Educação e Estado. 4. Educação - Brasil. I. Título.
12-2772. CDD: 373.981
CDU: 373.5(81)
TRABALHO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
Ivonaldo Leite
BALANÇO DO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO NO RELATÓRIO GONÇALVES DIAS, SÉCULO XIX
Francisco Ari de Andrade
A ESCOLA MÉDIA, UMA FÁBRICA DE FRUSTRAÇÕES?
Nora Krawczyk
O ENSINO MÉDIO E O DESAFIO DA QUALIDADE
Edna Prado
POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO E A REALIDADE ESCOLAR: o caso do Ceará
Elione Maria Nogueira Diógenes
A ESCOLA E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE: o dilema da “nova/velha” dualidade da educação
Sandra Regina Paz
AS LIÇÕES QUE FICAM PARA TODA VIDA – o que lemos no ensino médio
Araceli Sobreira Benevides
EDUCOMUNICAÇÃO: perspectivas de práticas educativas dialógicas na escola de ensino médio
Camila Paula Silvestre, Jean Mac Cole Tavares Santos
SABERES E PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO MÉDIO: o cotidiano escolar pela arte de saber escutar
Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro
SABERES E PRÁTICAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO: presença ou ausência no ensino médio?
Selma Andrade de Paula Bedaque
JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO: aspectos constitutivos da vida e relação com os estudos
Rosemeire Reis
O DIÁLOGO E MEDIAÇÃO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
Paula Janaína Meneses Rodrigues, Jean Mac Cole Tavares Santos
FORMAÇÃO DO PROFESSOR: a pesquisa como identidade e produção do conhecimento
Valdemar Siqueira Filho