Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
A presente obra apresenta um campo de reflexões sobre um perfil de pesquisa muito particular que vem sendo desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional, no qual o professor escolar usa a própria atividade didático-pedagógica junto a seus estudantes escolares para a mobilização de suas práticas investigativas. Para tanto, estão contidos neste livro alguns textos derivados de dissertações de mestrado já defendidas nestes primeiros seis anos de implementação do Núcleo do PROEF, no Instituto de Biociências da Unesp, campus Rio Claro (2018-2024). Embora as dissertações que serão aqui apresentadas versem sobre diferentes questões e diferentes pontos de vista acerca da Educação Física Escolar, em cada uma delas é possível observar como cada pesquisador foi encontrando caminhos e brechas para intervir, como professores escolares que são e, ao mesmo tempo instalar vossos territórios de pesquisa de dentro desta prática interventiva por eles próprios instalada, fazendo, portanto, de suas próprias ações de intervenção, práticas de mobilização investigativa. Neste sentido, os textos convidam a observar as co-movências, isto é, os duplos movimentos constituídos entre o intervir e o pesquisar, mediante os quais cada professor pesquisador mergulhou nas relações educativas escolares estabelecidas no chão das quadras e das salas de aula para, a partir daí, mobilizar vossos encontros de pesquisa.
Autores:
Flávio Soares Alves
Professor do Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro. Doutor em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (2011); Mestre em Artes pela Unicamp - Instituto de Artes (2006); Graduado em Educação Física pela Unesp - Rio Claro (2001). Pesquisador e co-criador do Grupo “E-LABORE(si) - práticas corporais e tecnologias de si”. Docente do Programa de Pós-Graduação “Desenvolvimento Humano e Tecnologias” e do Programa de Mestrado Profissional Educação Física em Rede Nacional - PROEF (Polo de Rio Claro). Atual Coordenador do Conselho de Curso de Graduação da Educação Física - Depto. EF-IB-UNESP/RC.
Maria Candida Soares Del-Masso
Professora Sênior de Graduação e Pós-graduação, UNESP/Marília. Docente e Orientadora junto ao Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional, UNESP, Núcleo Local de Rio Claro. Docente e Orientadora junto ao Programa de Mestrado Profissional Educação Inclusiva – PROFEI, UNESP, Núcleo Local de Presidente Prudente. Bolsista da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS/CNPq).
Sobre Os Autores
Adriana Garcia
Mestre em Educação Física Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional – UNESP, Núcleo Local de Rio Claro (2023). Professora de Educação Física das redes municipal e estadual de ensino de Limeira. Professora de Educação Física do Serviço Social da Indústria (2011 a 2018).
Andressa Paola Rodrigues Gomes
Mestre em Educação Física Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional. Professora da Rede Estadual de Ensino na cidade de Santa Bárbara d´Oeste.
Bruna Eduarda Buonafina Batista De Oliveira
Mestre em Educação Física Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional PROEF - Educação Física em Rede Nacional. Professora da Rede Municipal de Ensino na cidade de Valinhos – SP.
Claudemir Do Rozário
Mestre em Educação Física Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional. Professor da Rede Municipal de Ensino na cidade de Campinas.
Daniela Bento-Soares
Docente do curso de Educação Física da Unesp Rio Claro e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), núcleo Rio Claro. Doutora, mestra, licenciada e bacharela em Educação Física pela FEF-Unicamp. Líder do Grupo de Pesquisa em Atividades Gímnicas e Rítmicas - AGIR, do Departamento de Educação Física da Unesp Rio Claro.
Fernanda Moreto Impolcetto
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física (2000), mestrado em Ciências da Motricidade (2005) e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP de Rio Claro (2012). É professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro, docente, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede.
George Luiz Cardoso
Mestre em Educação Física Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional. Professor da Rede Pública Estadual de São Paulo na cidade de Rio Claro – SP.
Helen Maria Rodrigues Da Silva
Professora de Educação física, com graduação na FEF-Unicamp. Defendeu Mestrado sobre Ginástica na Educação Física escolar no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), núcleo Unesp Rio Claro. Atualmente, é professora de Educação Física na Rede Municipal de Campinas e do Colégio Múltiplo International School. Membro do Grupo de Pesquisa em Atividades Gímnicas e Rítmicas (AGIR), da Unesp Rio Claro.
Leandro Medeiros
Mestre em Educação Física Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional. Professor da Rede municipal de Ensino na cidade de Campo Limpo Paulista.
Luiz Gustavo Bonatto Rufino
Doutor em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista – Unesp Rio Claro. Graduado em Educação Física pela Unesp Rio Claro. Professor na Faculdade de Educação Física – FEF, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Foi docente orientador no PROEF polo Unesp Rio Claro entre os anos de 2021 até 2023.
Marco Antonio Brechol
Mestre em Educação Física Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional. Professor da Rede Pública Estadual de São Paulo.
Rafael Firme De Lira
Licenciado e bacharel em Educação Física pela Unesp - Campus de Presidente Prudente. Mestre em Educação Física Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Professor das Redes Municipais de Ensino nas cidades de Santo André e São Paulo.
Rosangela Ap.matias Andriatti
Mestre em Educação Física Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional. Professora da Rede Estadual de Ensino na cidade de Suzano.
Soellyn Elene Bataliotti
Professora Soellyn Elene Bataliotti. Docente e Orientadora junto ao Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional desde 2023. Professora do curso de Educação Física da Universidade das Américas (FAM) e orientadora do programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva PROFEI desde 2020.
Tassiana Jans
Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação Física escolar pela Universidade Estadual Paulista (PROEF - Unesp/Rio Claro). Professora da rede municipal de Vinhedo. Membro do Grupo de Pesquisa em Atividades Gímnicas e Rítmicas (AGIR), da Unesp Rio Claro.
Tiago Ferraz Thomé:
Mestre em Educação Física Escolar pelo ProEF Unesp Rio Claro, licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), com especializações em Educação Física Escolar e em Atividade Física e Saúde. Atua como professor de Educação Física há mais de 10 anos, atualmente na Escola Municipal Professora Maria Aparecida Fernandes Leite (Porto Feliz, SP). Membro do Grupo de Pesquisa em Atividades Gímnicas e Rítmicas (AGIR), da Unesp Rio Claro. Atualmente, se dedica à pesquisa do brincar na infância.
Tiago Megale
Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (2005), Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro Asser (2011) e mestrado em Educação Física Escolar pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional – PROEF, pela UNESP de Rio Claro (2020). É professor de educação física da rede municipal de Rio Claro desde 2014.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8442-5
ISBN Digital: 978-65-251-8439-5
DOI: 10.24824/978652518442.5
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 322
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição:
Assunto: E457 Entre o Intervir e o pesquisar: modos de compreensão da realidade escolar mobilizados no âmbito do PROEF – núcleo UNESP, Campus de Rio Claro / Flávio Soares Alves e Maria Candida Soares Del-Masso (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025. 322 p. Bibliografi a ISBN Digital 978-65-251-8439-5 ISBN Físico 978-65-251-8442-5 DOI 10.24824/978652518442.5 1. Educação física 2. Abordagens metodológicas de ensino. 3. Processos de aprendizagem. 4. Formação - intervenção e profi ssionalidade docente I. Alves, Flávio Soares. org. II. Del-Masso, Maria Candida Soares. org. III. Título IV. Série. CDU: 377 CDD: 370.71 Índice para catálogo sistemático 1. Educação Física: 370.71
