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Autores: Daniela Jéssica Veroneze - Arnaldo Nogaro
Sinopse:
O discurso das competências na educação é daqueles eivados de contradições, altamente polissêmico. Sua geografia é representada por um terreno pantanoso e cheio de ondulações, com fendas obscuras em decorrência da forma como elas se deram como acontecimento. A emergência das competências na educação carrega consigo diferentes pontos de vista, compreensões, dissonâncias, concordâncias, enfim, trata-se de um conceito polissêmico que necessita ser explicitado. Imbuída deste propósito a obra Entre o poder e a submissão: competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil delineia o percurso histórico e semântico do conceito de competência, desde sua gênese remota no mundo do trabalho, até o cenário contemporâneo. O livro propõe-se a debater os desafios, contradições e limites desse termo na educação, fazendo a interlocução mais próxima com o pensamento matemático. Discute as finalidades da educação e da educação matemática; conceitua o currículo nas duas áreas; historiciza as políticas educativas de formação básica e superior para a matemática; estabelece as convergências de demandas para a formação inicial do docente que ensina matemática; aponta as influências das políticas no delineamento para atingir o perfil a ser formado; e discute, de forma ampla, os currículos por competências para a formação docente. O leitor depara-se com um minucioso trabalho de investigação a respeito do tema competências tendo a oportunidade de ter contato com autores e obras pouco divulgados no Brasil.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424858
DOI:10.24824/978854442485.8
Ano de edição:2018
Número de páginas:256
Formato:16x23
Assunto:
V549
Veroneze, Daniela Jéssica
Entre o poder e a submissão competências e marcos legais para a formação de
professores que ensinam matemática no Brasil Daniela Jéssica Veroneze, Arnaldo Nogaro
– Curitiba CRV, 2018
256 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2485-8
DOI 10248249788544424858
1 Educação 2 Formação de professores 3 Matemática I Nogaro, Arnaldo II Título
III Série
CDU 37 CDD 370172
PREFÁCIO
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
A(S) COMPETÊNCIA(S) NA EDUCAÇÃO possibilidades,
críticas e desafios
História e embates da competência no ramo empresarial
possíveis convergências e divergências na educação
História da competência na educação do mundo do trabalho
às escolas e universidades
Competência etimologia e sentidos na educação
Estruturação das competências na educação formal
entendimentos e complexificações
Estruturação do pensamento matemático
Avaliação das competências processo amplo e controverso
Competências na educação contradições e limites
CAPÍTULO II
CURRÍCULO E COMPETÊNCIAS há algo de novo na educação
básica e superior brasileiras?
A finalidade da educação na antemão dos currículos
Currículo os conceitos
História das políticas e teorias dos currículos no Brasil
Plano Nacional de Educação história, metas e análise crítica
Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada
de professores história, mudanças e adaptações curriculares
Um olhar sobre a DCN para os cursos de licenciatura em matemática
Base Nacional Comum Curricular história e ideologia de uma
formação comum
Alguns pontos de interrogação se fazem necessários
O que não há de novo na nova base nacional comum curricular?
A base de cautela
Que competências demandam dos marcos legais vigentes?
Influências curriculares sistematizando e ampliando ideias
Currículo (epor) competência formação docente em pauta
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS