15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$47,00 sem juros | Total R$47,00 | |
2 x de R$23,50 sem juros | Total R$47,00 | |
3 x de R$15,67 sem juros | Total R$47,00 | |
4 x de R$12,16 | Total R$48,64 | |
5 x de R$9,89 | Total R$49,47 | |
6 x de R$8,39 | Total R$50,32 | |
7 x de R$7,31 | Total R$51,17 | |
8 x de R$6,50 | Total R$52,03 | |
9 x de R$5,88 | Total R$52,90 | |
10 x de R$5,38 | Total R$53,79 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Sinopse:
Em territórios impactados pela mineração, de que forma a agricultura familiar resiste como modo de vida? Por que o território escapa às comunidades camponesas? E qual é o papel da escola diante dessa realidade? Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado realizada com professores egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG, no município de Rio Pardo de Minas, Minas Gerais. Por meio das narrativas desses professores e da escuta da comunidade, a obra convida o leitor a refletir sobre os impactos da mineração no cotidiano das populações camponesas, bem como sobre os desafios que se colocam para a escola em um cenário de transformações sociais, econômicas e ambientais. A análise revela como a agricultura familiar tem sido tensionada por práticas produtivas exógenas, especialmente a mineração. Paralelamente, evidencia-se a persistência de um silêncio pedagógico em torno dessa temática no ambiente escolar. Leitura essencial para professores que atuam em territórios marcados pela mineração, para populações impactadas por essa atividade e para pesquisadores interessados nas intersecções entre educação, território e mineração.
Autores:
Ellen Vieira Santos
Doutora em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG, mestre em Educação e Docência pela mesma instituição, e licenciada em Geografia pela Unimontes. Integra os grupos de pesquisa GERES (Estudos e Pesquisas em Representações Sociais) e GEMA (Educação, Mineração e Meio Ambiente), que investigam, respectivamente, processos psicossociais e educacionais, e as interações entre educação, meio ambiente e práticas minerárias.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8024-3
ISBN Digital: 9786525180243
DOI: 10.24824/978652518024.3
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 154
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: S194 Santos, Ellen Vieira. Entre os danos e os benefícios: o dilema das representações sociais em movimento de professores sobre a agricultura familiar no contexto da prática minerária em Rio Pardo de Minas / Ellen Vieira Santos. – Curitiba: CRV, 2025. 154 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8021-2 ISBN Físico 978-65-251-8024-3 DOI 10.24824/978652518024.3 ISBN Digital 9786525180212 ISBN Físico 9786525180243 DOI 10248249786525180243 1. Educação 2. Agricultura Familiar 3. Mineração 4. Representações Sociais em Movimento 5. Professores do Campo I. Título II. Série. CDU: 37.015.3:631.1(815.2) CDD: 370.115