| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$168,42 sem juros | Total R$168,42 | |
| 2 x de R$84,21 sem juros | Total R$168,42 | |
| 3 x de R$56,14 sem juros | Total R$168,42 | |
| 4 x de R$43,57 | Total R$174,30 | |
| 5 x de R$35,45 | Total R$177,28 | |
| 6 x de R$30,05 | Total R$180,31 | |
| 7 x de R$26,19 | Total R$183,36 | |
| 8 x de R$23,30 | Total R$186,46 | |
| 9 x de R$21,06 | Total R$189,57 | |
| 10 x de R$19,27 | Total R$192,74 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Daniel Carreira Filho, Walter Roberto Correia (Orgs.)
Sinopse:
Nossas alegrias e tristezas, nossos medos e coragens, nossas dores e alívios, nossas fomes e saciedades, nossas possessões e sublimações, nossas patologias e nossas curas, todas, invariavelmente, se consubstanciam inexoravelmente pela nossa condição corporal. Nesse sentido, considerando a fluidez e volatilidade moderna das orientações, normas e valores balizadores das condutas e dos sentidos do viver, o corpo tem emergido como território ou símbolo de saberes e poderes. Símbolos e poderes com versões e contraversões, movendo-se vigorosamente no seio da diversidade humana, portanto, na desigualdade e nas potencialidades das corporeidades masculinas e femininas, dos extratos sociais populares e de elite, nas “liturgias” étnicas e raciais. Na liquidez do mundo atual, a emergência das práticas e técnicas corporais podem ter, subliminar e inconscientemente, anseios diversos na busca por uma ancoragem com a vida simbólica nessa jornada que chamamos de Vida! Destarte, ousamos de forma impertinente, sugerir que muito além dos “dogmas” do materialismo, do consumismo e da competitividade liberal, a corporeidade é uma das mais importantes mitologias do nosso tempo e das cenas contemporâneas. Portanto, os trabalhos expressos neste livro podem ser tomados como propostas de conversações independentes sobre o corpo tanto nas suas dimensões institucionais (esporte, lazer, cultura, educação etc.) como nos diferentes ciclos e “estações da vida” (infância, adolescência, adultescência, velhice e gozando da saúde). Nessa mesma direção, estamos convictos da importância em se pensar uma pedagogia das corporeidades, a partir e sobre as que nos permitem viver e conviver nesse mundo demasiadamente humano.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544410820
DOI:10.24824/978854441082.0
Ano de edição:2016
Número de páginas:184
Formato:16x23
Assunto:
E61
Entre textos e contextos: caminhos do ensino de história. / Ana Heloisa Molina e Carlos Augusto Lima Ferreira (organizadores)
556 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1083-7
1. História - Ensino I. Molina, Ana Heloisa. org. II. Ferreira, Carlos Augusto Lima, org. III. Título IV. Série.
16-02043
CDD 907
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
EIXO 1 – MEMÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
MEMÓRIAS E ESCRITOS DO ENSINO
DE HISTÓRIA: apontamentos iniciais
Antonio Simplicio de Almeida Neto
Paulo Eduardo Dias de Mello
A ESCRITA MILITANTE:
opúsculos como fonte e objeto de análise
(reação à execução de Francisco Ferrer y Guardia)
Isabel Bilhão
EIXO 2 – CURRÍCULOS E HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
A BNCC EM PAUTA:
quando nós vamos estudar nossa história?
Arnaldo Pinto Junior
João Batista Gonçalves Bueno
Maria de Fátima Guimarães
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA,
INDÍGENA E CIGANA NA CONJUNTURA DAS
HISTÓRIAS LOCAIS: questões de pesquisa e ensino
Vilma de Lurdes Barbosa e Melo
POR UMA CARTOGRAFIA DA CULTURA
HISTÓRICA ESCOLAR: investigando o que sabem
os estudantes do ensino fundamental sobre história
e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros
Juliana Alves de Andrade
LEI 10.639/03: dez anos depois entre pressões e efetivações
Lúcia Helena Oliveira Silva
Mírian Cristina de Moura Garrido
PARA ALÉM DAS LEIS: o ensino de culturas e
histórias africanas, afrodescendentes e indígenas
como decolonização do ensino da história
Elison Antonio Paim
EIXO 3 – LIVRO DIDÁTICO
BRASIL, ONDE É QUE ESTÁ?:
a colonização nos manuais escolares portugueses
Maria do Céu de Melo
Cláudia Sapag Ricci
É POSSÍVEL INTEGRAR A HISTÓRIA E
A GEOGRAFIA NO LIVRO REGIONAL?
Helenice Rocha
IMAGENS SOBRE HISTÓRIA DO PARANÁ
EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA:
a paisagem e a memória em pequenos relicários
Ana Heloisa Molina
MATERIALIDADES DO LIVRO DIDÁTICO
DE HISTÓRIA AO LONGO DO SÉCULO XX:
convergências e singularidades entre Brasil e Argentina
Flávia Eloisa Caimi
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NOS
MARCOS DE UMA HISTÓRIA DA DISCIPLINA:
notas sobre ensino de história e figurações da história regional
Maria Aparecida Leopoldino
EIXO 4 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL:
um olhar a partir dos PPC de licenciatura
Angela Ribeiro Ferreira
O PIBID INTERDISCIPLINAR E O LIFE
NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Carlos Augusto Lima Ferreira
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA (UEL):
o uso de documentos sobre a ditadura militar em sala de aula
Maria de Fátima da Cunha
EIXO 5 – SABERES DOCENTES
A MOBILIZAÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS
ESCOLARES NO DIÁLOGO ENTRE PROFESSORAS
Marta Margarida de Andrade Lima
DOCENTES E ENSINO DE HISTÓRIA:
os “porquês”dos saberes e práticas em questão
Nadia G Gonçalves
Ana Maria F Costa Monteiro
EIXO – ENSINO E APRENDIZAGENS EM HISTÓRIA
O DIGITAL EM DISCUSSÃO:
uma experiência com linhas de tempo interativas
Marcella Albaine Farias da Costa
PLANOS DE AULA ON-LINE:
possibilidades de pesquisa e ensino de história
Susane Rodrigues de Oliveira
POR TEXTOS E CONTEXTOS:
identidade e aprendizagem histórica
Jean Carlos Moreno
ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO
DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA
Itamar Freitas
Maria Margarida Dias de Oliveira
SOBRE O USO DE JOGOS DE TABULEIRO
NO ENSINO DE HISTÓRIA: apontamentos sobre
possibilidades educativas
Cláudio Rodrigo Vasconcelos Silva
Lucas Victor Silva
CINEMA-EXPERIÊNCIA OU MODOS
DE HABITAR A EDUCAÇÃO
Maria Thereza Didier de Moraes
Thiago dos Santos Antunes da Silva
EDUCAÇÃO ABERTA:
explorando materiais para o ensino de história
Maria Renata da Cruz Duran
SOBRE OS AUTORES
