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Autores:
Rosinere Evaristo
Educadora com experiências em todos os níveis de ensino, pedagoga e pesquisadora e, formada pela UFRRJ, doutora e pós-doutoranda em Educação. Especialista em administração de serviços de alimentação, é também estudante de Tecnologias Aplicadas à Educação no IFSertãoPE. Dedica-se às pedagogias e epistemologias dos povos originários, às literaturas indígenas e às violências de gênero no ensino superior. Sua trajetória acadêmica é marcada pelo compromisso com os saberes ancestrais e a justiça epistêmica. Em 2016, recebeu o Prêmio Curumim da FNLIJ – IBBY Brasil. Sua atuação ecoa a resistência e a potência das vozes marginalizadas.
Sinopse:
Nesta obra, Rosinere Evaristo nos leva a uma profunda reflexão crítica sobre a violência inerente da pedagogia colonial hegemônica, a partir da sua própria história em intercessão com povos tradicionais e originários brasileiros que marcaram seu caminho e sua ancestralidade. Com a maestria de uma educadora em sala de aula, nos sensibiliza e nos emociona, no mesmo momento que produz uma revolta ética e um questionamento desestabilizante dentro de nós. Ela nos instiga a ler diferente, a pensar diferente e a refletir diferente, com base na Pedagogia do Parente Munduruku. Atravessando inúmeras camadas de violência, desde a infância, até durante a elaboração desta obra, Rosinere traz aqui a essência do vigor da luta em sua potência máxima. A cada página, tece relações, enquanto sutura feridas, conecta temas e campos da pedagogia, enquanto nos conecta com a dor e o sofrimento que a própria sociedade nos causa. Ela escancara a opressão e o apagamento que povos originários e tradicionais; que corpos negros, indígenas e femininos sofrem, há séculos, desde a invasão europeia. Mas, apesar da luta árdua e das injustiças amargas, nosso futuro está e sempre estará em disputa, nesse sentido, este livro traz uma contribuição muito potente para a formação de educadores ambientais críticos, no sentido de mirarmos (e sonharmos) outros saberes, outros sujeitos e outros modos de vida possíveis partindo da Epistemologia do Parente. Sofia Eder Arquiteta, urbanista, educadora ambiental e doutoranda em planejamento urbano e regional. Aba Minha conexão com a Rosinere Evaristo, que vou chamar aqui carinhosamente de Rosi, começou no teatro. Não haveria melhor lugar para se iniciar uma amizade tão vivaz, que foi se solidificando por meio de projetos em comum e de lutas até então particulares, mas que foram aos poucos nos envolvendo e nos empurrando para o combate à misoginia, às violências em suas mais diversas formas e táticas. Rosi é do tipo de mulher que não foge à luta. E este livro, fruto de sua tese de doutorado, evidencia o quanto de coragem, delicadeza e ímpeto a autora depositou na escrita desta pesquisa que traz a literatura indígena como mote e glosa para refletirmos sobre mundos possíveis, em que o respeito à natureza, o diálogo e a solidariedade sejam premissas basilares da sociedade. Epistemologia do Parente: a pedagogia do sentir, do apreender e do sonhar como aporte à formação de educadores ambientais, portanto, é um livro que nos conecta com saberes e com epistemologias outras, desgarradas do colonialismo a que estamos habituados/as/es, neste mundo cruel, que não respeita as pessoas e nem o meio ambiente. A proposta apresentada no livro vai na contramão desse imediatismo pautado no individualismo, exclusão e competitividade; pelo contrário, com base na literatura e pedagogia indígena, Rosi propõe uma educação transpassada pela cooperação, diversidade e coletividade, numa relação de simbiose com a natureza. A Sempre-Viva Rosi é audaciosa; sua luta é por uma mudança profunda nas relações humanas e na conexão com a natureza. Rosinere Evaristo é dessas: sabe das coisas e conseguiu organizar uma pesquisa linda para embarcarmos nessa luta com ela. Vamos? Profa. Dra. Joyce Alves da Silva Docente da UFRRJ/ Pró-reitora de Assuntos Estundantis e Ações Afirmativas da UFRRJ.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7435-8
ISBN Digital: 978-65-251-7436-5
DOI: 10.24824/978652517435.8
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
E432 Evaristo, Rosinere Epistemologia do Parente a pedagogia do sentir, do apreender e do sonhar como aporte à formação de educadores ambientais Rosinere Evaristo – Curitiba CRV, 2025 198 p Bibliografia ISBN Digital 9786525174365 ISBN Físico 9786525174358 DOI 10248249786525174358 ISBN Digital 978-65-251-7436-5 ISBN Físico 978-65-251-7435-8 DOI 10.24824/978652517435.8 1 Educação 2 Literatura Indígena 3 Pedagogias Indígenas 4 Epistemologias Indígenas 5 Bem Viver Indígena 6 Educação Ambiental 7 Decolonialidade I Título II Série CDU 37 CDD 370