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Sinopse:
Epistemologia na Formação de Professores: Estudos a partir dos Projetos de Curso de Licenciaturas no Brasil, é um resultado da pesquisa do GEPFAPe e convida o leitor a mergulhar em um campo de investigação essencial para compreender e transformar a educação brasileira. Resultado de pesquisas do GEPFAPe, a obra analisa como diferentes perspectivas epistemológicas orientam os cursos de licenciatura nas cinco regiões do país, revelando disputas de concepção que atravessam a formação docente. Estruturada em três partes, articula fundamentos teóricos, estados do conhecimento e análises minuciosas dos Projetos Pedagógicos de Curso, discutindo desde o papel social do professor até as influências de políticas globais e nacionais. Com base no materialismo histórico-dialético e na epistemologia da práxis, os autores defendem uma formação crítica, emancipadora e comprometida com a transformação social. Mais que um estudo, este livro é um convite à reflexão e à novas sínteses, provocando professores, pesquisadores e estudantes a repensarem os sentidos e os rumos da formação docente no Brasil.
Autores:
Ana Sheila Fernandes Costa
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, vinculada ao grupo de pesquisa Dimensões Internacionais em Educação (ERDIE). Pós-Doutorado em andamento da Universidade de Buenos Aires. Professora Adjunta do Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação da Faculdade Educação da Universidade de Brasília. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe/FE/UnB) e a Red Iberoamericana de Apoyo a la Gestión Educativa (RedAGE). Coordena o Observatório da Educação Básica da Faculdade de Educação da UnB. Atuou como Assessora na Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Universidades Federais na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação do Brasil (SESu/MEC). Foi Coordenadora e Gerente de Programas e Projetos no Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras. Atuou, ainda, como consultora na Organização dos Estados Americanos e Organização dos Estados Ibero-americanos. Tem experiência no desenvolvimento de estudos voltados às áreas de Políticas Públicas e Gestão da Educação, Formação de Professores, Internacionalização de Políticas Educacionais e Educação Superior.
Anny Lorrane de Sousa Silva
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe.
Chiara Luiza Cabral Paschoal
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2023). Tem experiência na área de Educação, com anos iniciais do ensino fundamental I. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos- GEPFAPe; bolsista CNPq do Projeto de Iniciação Científica da Universidade Brasília- ProIc.
Deise Avelina Felipe Saraiva
Doutora em Educação na Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação - PDCA, vinculada ao programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE/FE/UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, membro do grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2005); Pós Graduada em Educação Especial pela Universidade Católica de Brasília (1999); Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília (2002); Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1997); Graduação em Teologia pela Faculdade Kurius (2015) e Pós graduada em Aconselhamento Pastoral pela Faculdade Ícone (2019). Atualmente é professora convidada da pós graduação em “A arte de contar histórias” da Faculdade do Distrito Federal e professora da educação básica - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF. Membro da Academia Independente de Letras - AIL. Escritora com várias obras publicadas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica e na Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, contação de história, alfabetização, processo de ensino-aprendizagem, currículo, lúdico, autismo e formação de professores.
Eline de Miranda Macedo
Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou em projetos de pesquisa sobre a formação docente sobre a formação docente, abordando perspectivas epistemológicas e políticas públicas, e em iniciativas de extensão que promovem a inclusão de gênero, raça e classe nos currículos de formação de professores. Participou de eventos acadêmicos com apresentações sobre a profissionalidade docente no Brasil e desafios da construção da práxis no estágio não obrigatório.
Fernanda Bartoly Gonçalves Lima
Doutora e Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília. Professora do Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília.
Fernanda Gasparin
Mestre em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe
Fernando Santos Sousa
Doutor em educação. Mestre em Educação na linha Profissão Docente, Currículo e Avaliação no Programa de Pós-graduação em Educação- Universidade de Brasília- UnB. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Pesquisador das questões de gênero, raça e classe em suas relações com educação e com o trabalho docente. Alfabetizador. Especialista em Gestão e Orientação Educacional. Especialista em Docência do Ensino Superior e Profissional. Atualmente é professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal- SEEDF e coordenador intermediário na Unidade de Educação Básica de Ceilândia, Distrito Federal.
Gustavo Marcondes Zanette Oliveira
Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos- GEPFAPe.
Kamila Alves de Lima
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe.
Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professora Associada - DE da Universidade de Brasília - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Formação de Professores. Coordena o grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos.Pós-doutorado na Universidade de Campinas/Faculdade de Educação sob a supervisão do professor Dr. Luiz Carlos de Freitas. Membro do Conselho Fiscal da IGS - Internacional Antonio Gramsci Society (Gestão 2024-2026). Membro da Diretoria ampliada da Anfope. Pesquisadora Produtividade do CNPq. Professora Visitante Senior na Universidade de Cagliari (Università degli Studi di Cagliari).
Kelly Cristina Monteiro Martins
Mestranda em Educação na Universidade de Brasília na linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília. É integrante do grupo de pesquisa GEFI - Educação, Filosofia e Imagem. Tem interesse na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação intercultural, educação antirracista e mídias digitais.
Lays Cristine Soares de Carvalho
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí na linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos. Especialista em Docência do Ensino Superior e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe.
Loyane Guedes Santos Lima
É doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília e mestre em Educação, UnB. Psicopedagoga e Especialista em Transtornos Funcionais Específicos, Dificuldades de Aprendizagem e Educação Infantil. Professora da Secretaria de Estado de Educação, SEEDF. Professora no Ensino Superior em Especializações relacionadas a Educação Especial Inclusiva. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe.
Nathália Barros Ramos
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UnB, na linha de pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Mestre em Educação pelo PPGE-UnB. Graduada em Pedagogia pela Universidade Brasília, 2015. Graduanda em História pela Universidade de Brasília. É integrante e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atuação e Formação de Professores/Pedagogos- GEPFAPe.
Quérem Dias de Oliveira Santos
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e doutoranda pelo PPGE/UnB. Foi professora no Departamento de Métodos e Técnicas na Faculdade de Educação. Estudiosa do campo da formação de professores com temática: Constituição do ser social professor. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Atuação e Formação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) que desenvolve pesquisas sobre professores em início de carreira e acerca da construção da profissionalidade docente de bacharéis na educação profissional e tecnológica. Professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal, anos iniciais.
Raquel Passos Fernandes de Castro
Pedagoga pela Universidade de Brasília e Bacharel em Sistemas de informação pela UPIS. Pós graduada em Proficiência em Tecnologias Digitais para uma educação empreendedora. Atua como Analista em Políticas Públicas e Gestão da Educacional da Secretaria de Estado de Educação da Distrito Federal (SEEDF).
Sabrina Marques dos Santos
É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe.
Shirleide Pereira da Silva Cruz
Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora associada da Universidade de Brasília no Departamento de Políticas e Gestão da Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação dessa mesma Universidade. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe, atuando nas seguintes áreas: políticas públicas, legislação educacional, profissionalização docente, alfabetização e memória na formação docente.
Verônica Elise Ruth Militzer Popov Cardoso
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), e Psicologia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos- GEPFAPe.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8276-6
ISBN Digital: 9786525182766
DOI: 10.24824/978652518276.6
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 266
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: E458 Epistemologia na formação de professores: estudos a partir dos projetos de curso de licenciaturas no Brasil / Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (organizadora). – Curitiba : CRV, 2025. 266 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8277-3 ISBN Físico 978-65-251-8276-6 DOI 10.24824/978652518276-6 1. Educação 2. Formação inicial de professores 3. epistemologia 4. Projeto Pedagógicos de curso I. Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. org. II. Título. III. Série. CDU: 378 CDD: 378 Índice para catálogo sistemático 1. Educação: 378
