1 x de R$35,56 sem juros | Total R$35,56 | |
2 x de R$17,78 sem juros | Total R$35,56 | |
3 x de R$11,85 sem juros | Total R$35,56 | |
4 x de R$9,20 | Total R$36,80 | |
5 x de R$7,49 | Total R$37,43 | |
6 x de R$6,34 | Total R$38,07 | |
7 x de R$5,53 | Total R$38,71 | |
8 x de R$4,92 | Total R$39,36 | |
9 x de R$4,45 | Total R$40,02 | |
10 x de R$4,07 | Total R$40,69 |
Autores: Altair Alberto Fávero - Carina Tonieto (Orgs.)
Sinopse:
Esta coletânea é um convite para conhecer e aprofundar temas e problemas relacionados às epistemologias da docência universitária. Trata-se de um conjunto de estudos ancorados em autores clássicos da epistemologia, sociologia e da educação tais como: Karl Popper, Gaston Bachelard, Thomas Kuhn, Zygmunt Bauman, Edgard Morin, António Nóvoa, Maurice Tardif, Selma Garrido Pimenta, Boaventura de Sousa Santos, Richard Berstein, Anthony Giddens, John Dewey, Pierre Bourdieu, Stephen Ball, Robert Blanché dentre outros. Os textos são resultado parcial do Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios, vinculado ao PPGEDU da Universidade de Passo Fundo e alguns dos textos foram produzidos por pesquisadores que investigam sobre o tema. Os textos têm a pretensão de contribuir para que docentes, gestores, especialistas, mestrandos e doutorandos em Educação, possam teorizar sobre as concepções de docência e sobre as epistemologias que fundamentam suas práticas pedagógicas nas universidades.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544412213
DOI:10.24824/978854441221.3
Ano de edição:2016
Número de páginas:244
Formato:16x23
Assunto:
Epistemologias da docência universitária/Altair Alberto Fávero e Carina Tonieto (organizadores)
244 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-1221-3
1. Educação 2. Docência universitária 3. Educação superior 4. Epistemologia I. Fávero, Altair Alberto. org. II. Tonieto, Carina, org. III. Título IV. Série.
CDD 378
EPISTEMOLOGIA FREIREANA: dimensão crítico-dialética na
formação docente
Mylene Cristina Santiago
Abdeljalil Akkari
O LUGAR DA TEORIA NA PESQUISA SOBRE A DOCÊNCIA NA
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Altair Alberto Fávero
Carina Tonieto
DA AUTOECO-ORGANIZAÇÃO À AUTOECOFORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO INICIANTE: atos e peças do
pensamento complexo
Daniele Simões Borges
Gionara Tauchen
REFLEXÕES BACHELARDIANAS ACERCA DA DOCÊNCIA
UNIVERSITÁRIA: uma atitude vigilante frente aos
obstáculos epistemológicos
Ana Lucia Kapczynski
Altair Alberto Fávero
A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: professor, o senhor também trabalha ou só dá aulas?
Cleverson Paulo Signor
Josimar de Aparecido Vieira
A MUDANÇA PARADIGMÁTICA DA SOCIEDADE LÍQUIDA COMO CENÁRIO PARA A EPISTEMOLOGIA DOCENTE: uma abordagem a partir de Zygmunt Bauman
Carmem Lúcia Albrecht da Silveira
Taís Maiara Loss Loehder
BACHELARD E A NEGAÇÃO À PEDAGOGIA DAS
APARÊNCIAS: proposições para a construção de uma
pedagogia científica
Evandro Consaltér
A COMPREENSÃO DE ERRO E VERDADE NA PERSPECTIVA
DESCONTINUÍSTA DE GASTON BACHELARD
Francieli Nunes da Rosa
O FALIBILISMO COMO FUNDAMENTO EPISTEMOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE
CIÊNCIAS NATURAIS
Leandro Carlos Ody
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: das concepções vigentes aos paradigmas necessários à construção do conhecimento
Alexandre José Hahn
Renata Confortin
RELAÇÕES ENTRE O RACIONALISMO APLICADO, OS NOVOS RUMOS DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA E A
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Roberta Cajaseiras de Carvalho
Alexandre José Hahn
A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA:
reflexões acerca da sensibilização do trabalho docente
Carina Copatti
Debora Oliveira Moreira
Sandra Mara Santana Rocha
CADEIA PRODUTIVA DE BIODIESEL NO BRASIL
Aldara da Silva César
Marco Antonio Conejero
Gabriela Leal de Oliveira Saraiva
Mário Otávio Batalha
ROYALTIES DO PETRÓLEO NO BRASIL
John Willy da Silva Rocha
Maria de Fatima Pereira dos Santos
Gisele de Lorena Diniz Chaves
O USO DE ENERGIA NOS TRANSPORTES
Luísa Santana Franca
Glaydston Mattos Ribeiro
Rodrigo de Alvarenga Rosa