15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$40,32 sem juros | Total R$40,32 | |
2 x de R$20,16 sem juros | Total R$40,32 | |
3 x de R$13,44 sem juros | Total R$40,32 | |
4 x de R$10,43 | Total R$41,73 | |
5 x de R$8,49 | Total R$42,44 | |
6 x de R$7,19 | Total R$43,17 | |
7 x de R$6,27 | Total R$43,90 | |
8 x de R$5,58 | Total R$44,64 | |
9 x de R$5,04 | Total R$45,38 | |
10 x de R$4,61 | Total R$46,14 |
Autores: Lúcia Maria Vaz Peres - Andrisa Kemel Zanella (orgs.)
Sinopse:
A publicação deste livro é resultado de um projeto desenvolvido ao longo de quatro anos, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, direcionado às imagens autoformadoras presentes na formação inicial de professoras. O projeto teve como objetivo realizar um estudo com um grupo de 07 alunas, no período de 4 anos (2006/2009), a fim de garimpar imagens da infância, representações e arquétipos presentes no processo de formação inicial. O foco estava direcionado às “influências matriciadoras” presentes em suas trajetórias, para buscar nelas a potência dos saberes futuros e em movimento. Ao longo deste processo percebeu-se que esta modalidade de pesquisa-formação vai possibilitando a construção da autoria sobre seu si-mesmo. Nesse sentido, torna visível o valor do trabalho autobiográfico com vistas a compreender a máxima sartriana: “o que estou fazendo com o que fizeram de mim”. Estimuladas pelos achados e, sobretudo, pelo movimento empreendido por estas alunas, resolvemos organizar um evento e agora o livro com as escritas de alunas protagonistas da pesquisa. Nesta tecedura de escritas de autobiografias educativas, contamos com suporte de escritas de professores formadores que colaboraram nesse final de processo, bem como de doutorandas integrantes do GEPIEM (Grupo de estudos e pesquisas sobre Educação, Imaginário e Memória), topos desta pesquisa. No referido grupo a abordagem teórica está voltada para os estudos do Imaginário e suas relações como a memória como processos autoformativos. Tal abordagem tem se revelado como potencializadora de expressões e de representações como substâncias do Imaginário Educacional. Quais sejam: alegorias, metáforas, símbolos e mitos. Com isso, deseja-se que a razão educativa caminhe em direção ao des-atrofiamento de imaginário super excitado de imagens “des-educadas” que, invariavelmente, atrofiam os sentidos profundos da existência humana. Assim, esta coletânea reúne textos, desde pontos de vista e temporalidades diferentes. Nosso desejo é contribuir com este “pequeno e potente” ingrediente para um aprofundamento sobre o tema da escrita autobiográfica.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580421330
DOI:10.24824/978858042133.0
Ano de edição:2011
Número de páginas:144
Formato:14x21
Assunto:
Escritas de autobiografias educativas: O que dizemos e o que elas dizem? / Lúcia Maria Vaz Peres, Andrisa Kemel Zanella (organizadoras). - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2011.
142 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-133-0
1. Memória autobiográfica. 2. Professores - Formação. 3. Professores - Biografia. 4. Estudantes universitários - Biografia. I. Peres, Lúcia Maria Vaz. II. Zanella, Andrisa Kemel.
11-3325. CDD: 371.1
CDU: 37.011.3-051
Reflexividade autobiográfica:
jogos do imaginário, esquecimento e memória
Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi
Onde está a biografia do meu corpo?
Andrisa Kemel Zanella
Reelaboração de uma trajetória através
da escrita de um diário
Bárbara Pires Wegner
Trajetórias, lugares e identidades: imagens-lembranças
em processos narrativos de (auto)formação
Cleuza Maria Sobral Dias
Aluno – professor, os dois lados de uma mesma moeda:
que aprendizado ficou das duas experiências?
Jiani Torres Alvaro
No vai e vem da vida a escrita de si como
um processo de (auto)formação
Lúcia Maria Vaz Peres
Resgatando a infância: valorizando as lembranças
e a criatividade
Lucimar Oreques
Recordações-referências da pedagoga em formação
(re)significadas em seminário de investigação-formação
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Uma conversa à sombra das memórias
e outros percursos autobiográficos
Marcio Xavier Bonorino Figueiredo e Rita de Cássia Tavares Medeiros
A afetividade como facilitadora do ensino
e da aprendizagem
Raquel Bastos Trindade
A escrita como dispositivo na formação de professores
Valeska Fortes de Oliveira