15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$68,28 sem juros | Total R$68,28 | |
2 x de R$34,14 sem juros | Total R$68,28 | |
3 x de R$22,76 sem juros | Total R$68,28 | |
4 x de R$17,67 | Total R$70,66 | |
5 x de R$14,37 | Total R$71,87 | |
6 x de R$12,18 | Total R$73,10 | |
7 x de R$10,62 | Total R$74,34 | |
8 x de R$9,45 | Total R$75,59 | |
9 x de R$8,54 | Total R$76,86 | |
10 x de R$7,81 | Total R$78,14 |
Autores: Claudia Roberta Ferreira
Sinopse:
Este livro é endereçado aos leitores interessados na temática da formação continuada de professores e no trabalho da coordenação pedagógica em contexto escolar. Em especial, aos leitores que buscam nesta leitura a possibilidade de uma experiência de escuta compartilhada e de inspiração. No encontro dialógico com a autora podemos acompanhá-la em seu labirinto de perguntas e (re)conhecê-la a partir das marcas e referências que a orientam e nas lições de sua experiência. Essas referências são os princípios que a autora defende a favor de uma formação de professores na e a partir da escola: a escola é espaço e tempo de trabalho e de formação de professores e coordenadores pedagógicos, isto é, de autoria de práticas; a criança, adolescente e jovem são o ponto de partida e de chegada de todas as ações de formação e intervenção; a formação se realiza nas ações cotidianas e em relações dialógicas capazes de nos fazer refletir e teorizar sobre nossos saberes-e-fazeres; a relação dialógica e alteritária entre os sujeitos, essencial na constituição de sua profissionalidade e pessoalidade, é marcada por uma atitude de escuta em que se busca compreender o compreender do outro; faz-se sempre necessário exercitarmos algum distanciamento, situando-nos fora da escola e de nós mesmos, para nos lançarmos a outras possibilidades; ao coordenador pedagógico cabe enfrentar os desafios de assumir-se professor-formador e constituir-se em sujeito-referência para promover uma gestão co-inspiradora e, na cons-piração, promover rupturas e quebras de rotina necessárias para provocar uma atitude de ver-e-transver o cotidiano. O caminho da autora como professora-coordenadora-formadora-pesquisadora, no esforço de construir coletivamente uma formação na e a partir da escola, nos ensina que qualquer processo de formação em contexto escolar é singular, lento e requer, necessariamente, idas e vindas, avanços e recuos. Na escuta de sua experiência de trabalho e de pesquisa compreendemos que é do conflito, da tensão, negociação, acordos e desacordos, ex-posição, imposição, que a responsabilidade e o compromisso com a escola são exercidos e, essencialmente, postos em diálogo. Profª. Dra. Renata C. O. Barrichelo Cunha Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Metodista de Piracicaba
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411445
DOI:10.24824/978854441144.5
Ano de edição:2016
Número de páginas:218
Formato:16x23
Assunto:
F345
Ferreira, Claudia Roberta
Escuta compartilhada e co-inspiração: formação de professores em um
labirinto de perguntas. / Claudia Roberta Ferreira –
218 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1144-5
1. Educação 2. Professores – ética 3. Estudos. I. Título II. série
CDD 370
SUMÁRIO
PREFÁCIO
PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES NA E A PARTIR DA ESCOLA
UM CASO EM ESTUDO
MEMÓRIAS DA INVESTIGADORA
FORMAÇÃO NA E A PARTIR DA ESCOLA – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
FORMAÇÃO COM A ESCOLA – ALGUMAS INDAGAÇÕES
LIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA – DOS ACHADOS DA VIAGEM
REFERÊNCIAS
ANEXOS