| 1 x de R$82,28 sem juros | Total R$82,28 | |
| 2 x de R$41,14 sem juros | Total R$82,28 | |
| 3 x de R$27,43 sem juros | Total R$82,28 | |
| 4 x de R$21,29 | Total R$85,15 | |
| 5 x de R$17,32 | Total R$86,61 | |
| 6 x de R$14,68 | Total R$88,09 | |
| 7 x de R$12,80 | Total R$89,58 | |
| 8 x de R$11,39 | Total R$91,09 | |
| 9 x de R$10,29 | Total R$92,61 | |
| 10 x de R$9,42 | Total R$94,16 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Helena Amaral da Fontoura - Isabel Alice Oswald Monteiro - Lelis Iduina Mont’Alverne Chaves
Sinopse:
O diálogo promovido pela cooperação acadêmica, desenvolvida entre redes de pesquisa da América Latina, Europa e América do Norte, tem possibilitado, nos últimos anos, reflexões e publicações coletivas, que marcam a cada ano os avanços do movimento (auto)biográfico internacional e os modos próprios como as grandes áreas de conhecimento – Educação, História, Literatura, Filosofia, Sociologia, Psicologia e Antropologia – tratam e se apropriam do (auto)biográfico. Os livros que integram a Coleção Modos de viver, narrar e guardar aprofundam, do ponto de vista epistemológico e teórico-etodológico, aspectos vinculados a diversidades e temporalidades de espaços biográficos e autobiográficos, relacionando-os às formas como o adulto, o jovem e a criança que conta sua história mobilizam memórias e projetos existenciais, de formação, de inserção social, profissional na interface entre resistência, assujeitamento e empoderamento. A Coleção Modos de viver, narrar e guardar privilegia, numa perspectiva tridimensional, as pesquisas que exploram o extenso e intenso universo de fontes biográficas e autobiográficas, para investigar modos de viver e de narrar com destaque para novas entradas nos espaços virtuais, no mundo da infância, das escritas de resistência e empoderamento, com vistas às múltiplas formas de preservar e de guardar o vivido.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544401866
DOI:10.24824/978854440186.6
Ano de edição:2014
Número de páginas:348
Formato:16x23
Assunto:
coleção ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
Espaços formativos, memórias e narrativas / organização Helena Amaral da Fontoura, Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis, Iduina Mont’Alverne Chaves
348 p. (Modos de viver, narrar e guardar ; 2)
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0186-6
1. Educação. 2. Narração. I. Mignot, Ana Chrytina. II. Souza, Elizeu Clementino de. III. Série.
14-16550 CDD: 370.71
CDU: 37.02
Prefácio
Apresentação
Narrativas entrelaçadas em espaços-tempos plurais
DA INVESTIGAÇÃO DOS PROCESSOS FORMATIVOS
Redes de investigación-formación-acción
docente, memoria pedagógica de las escuelas
y documentación narrativa de experiencias escolares
Daniel H. Suárez
La aventura de narrar las vidas y pedagogía de
la memoria en Colombia
Gabriel Jaime Murillo Arango
A “Libera Università dell’Autobiografia di Anghiari”
um lugar para o treinamento da escrita sobre si mesmo e sobre os outros
Caterina Benelli
De Maktub a serendipidade na formação de professores
Helena Amaral da Fontoura
Trajetórias de vida de professoras primárias e a constituição
de “Capital Pedagógico”
Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis
Formadores de professores: memória, trajetórias e habitus profissional
Maria das Graças C. de A. Nascimento
Percursos narrativos em formação: das estórias e episódios
(auto)biográficos ao Storytelling e Storywriting
Maria Teresa Ribeiro Pessoa
A construção dos CIEPS e da escolarização em tempo integral através da formação continuada em serviço: memórias de professores
Yrla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva
A pedagogia do imaginário e a pesquisa narrativa:
luzes e sombras sobre a formação
Iduína Mont´Alverne Chaves
Haverá lugar no romance de formação para o tema da iniciação?
Olhares cruzados entre educação e imaginário
Alberto Filipe Araújo
Narrativas epistolares como uma abordagem teórico-metodológica:
escrita de carta a professores do passado como ressonâncias e repercussões
Lúcia Maria Vaz Peres
No espaço da narrativa de si
Margaréte May Berkenbrock-Rosito
INTERCULTURALIDADES E PROCESSOS FORMATIVOS
Interculturalidade e educação: diálogo e conflito
na formação e prática docente
Neusa Maria Mendes de Gusmão
Trajetórias sociais, mestiçagem cultural
e identidades plurais
Ricardo Vieira
Vozes negras compartilhando experiências – em busca da
(auto)formação docente para implementação da lei ./
Regina de Fátima de Jesus
A infância e a cidade: discutindo o território como
possibilidade de encontros interculturais
Maria Tereza Goudard Tavares
Narrativas e memórias da profissão docente no meio rural
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Posibilidades educativas e investigativas del video autobiográfico
Diego Leandro Marín Ossa
Descobrindo a docência nas trilhas narrativas:
aproximações, reflexões e resultados iniciais no PIBID
Eliane Greice Davanço Nogueira
Estabelecer novos marcos a partir de velhas
marcas: análise de narrativas autobiográficas dos tempos
de escola de estudantes de licenciatura
Rita de Cassia Gallego
Sobre as organizadoras
Sobre os autores
