| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$61,54 sem juros | Total R$61,54 | |
| 2 x de R$30,77 sem juros | Total R$61,54 | |
| 3 x de R$20,51 sem juros | Total R$61,54 | |
| 4 x de R$15,92 | Total R$63,69 | |
| 5 x de R$12,95 | Total R$64,78 | |
| 6 x de R$10,98 | Total R$65,88 | |
| 7 x de R$9,57 | Total R$67,00 | |
| 8 x de R$8,51 | Total R$68,13 | |
| 9 x de R$7,69 | Total R$69,27 | |
| 10 x de R$7,04 | Total R$70,43 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Ecleide Cunico Furlanetto, Adair Mendes Nacarato, Terezinha Valim Oliver Gonçalves (Orgs.)
Sinopse:
Este livro é composto por textos produzidos por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e de outros países como Portugal, Argentina, Venezuela e, também, de formação acadêmica distinta e enfoques teóricos plurais. Os autores, ao discutir os resultados de suas investigações, revelam importantes dimensões da pesquisa-formação pautadas nas narrativas (auto)biográficas. Enfatizam que os sujeitos, ao narrar suas histórias, entrelaçam e ordenam experiências, atribuem sentido ao que lhes acontece, ampliam a compreensão sobre si mesmos e sobre os contextos nos quais estão inseridos. Nesse sentido, a formação pode ser considerada um trabalho sobre si-mesmo, parte de um projeto existencial mais amplo que abarca toda uma existência. Procurando discutir algumas questões relativas aos processos de pesquisa-formação, o livro se organiza em três grandes eixos: Pesquisa (auto)biográfica e formação: aspectos metodológicos e epistemológicos; Narrativas (auto)biográficas e (auto)formação; e Narrativas em contextos de formação e em espaços públicos, os quais buscam aprofundar questões sobre formação discente e docente, experiências profissionais e desafios implicados com a profissão, em articulação com os modos como os sujeitos narram suas histórias.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544425848
DOI:10.24824/978854442584.8
Ano de edição:2018
Número de páginas:280
Formato:16x23
Assunto:
coleção ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
E77
Espaços formativos, trajetórias de vida e narrativas docentes / Ecleide Cunico
Furlanetto, Adair Mendes Nacarato, Terezinha Valim Oliver Gonçalves (organizadoras)
Elizeu Clementino de Souza (direção) Jorge Luiz da Cunha, Ecleide Cunico Furlanetto,
Maria da Conceição Passeggi (coordenadores) – Curitiba: CRV, 2018.
280 p. (Coleção: Pesquisa (auto)biográfi ca, mobilidades, incertezas e refi gurações
identitárias. v. 6).
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-2579-4
ISBN VOLUME 978-85-444-2584-8
DOI 10.24824/978854442584.8
1. Educação 2. Trajetórias 3. Histórias 4. Narrativas. I. Furlanetto, Ecleide Cunico.
org. II. Nacarato, Adair Mendes. org. III. Gonçalves, Terezinha Valim Oliver. org.
IV. Souza, Elizeu Clementino de. dir. V. Cunha, Jorge Luiz da. coord. VI. Furlanetto,
Ecleide Cunico. coord. VII. Passeggi, Maria da Conceição. coord. VIII. Título. IX. Pesquisa
(auto)biográfi ca, mobilidades, incertezas e refi gurações identitárias. v. 6.
Antonio Bolívar
Apresentação
Narrativas de professores: experiência, pesquisa e formação 19
Ecleide Cunico Furlanetto
Adair Mendes Nacarato
Terezinha Valim Oliver Gonçalves
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E FORMAÇÃO:
ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Narrar la experiencia educativa como formación. La documentación
narrativa y el desarrollo profesional de los docentes 29
Daniel Hugo Suárez
Dimensões subjetivas, sociais e formativas do aporte (auto)biográfico
em educação: alguns aspectos epistemológicos e metodológicos 43
Eda Maria de Oliveira Henriques
Biograma profissional: procedimento metodológico para
a aproximação ao singular e coletivo nas pesquisas
(auto)biográficas em educação 55
Maria Auxiliadora Ávila
Traços de vida e(m) narrativas de (trans)formação 73
Conceição Leal da Costa
Formação de professores: um percurso, múltiplos desafios
da pesquisa (auto)biográfica 99
Ecleide Cunico Furlanetto
Reflexões sobre o geral e o particular em uma pesquisa narrativa
sobre o início profissional 121
Vanessa França Simas
Elizeu Clementino - Volume 6.indd 9 16/08/2018 16:44:18
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E (AUTO)FORMAÇÃO
As mobilidades dos raciocínios estatístico e probabilístico
narrados pelas crianças 139
Celi Espasandin Lopes
Narrar e produzir sentidos à experiência em contextos formativos 153
Adair Mendes Nacarato
Narrativas autobiográficas em estágios curriculares
supervisionados na Unilab: encontros entre África e
Brasil na formação de professores 165
Elisangela André da Silva Costa
Elcimar Simão Martins
Trajetória de uma professora que ensina matemática
nos anos iniciais marcada em narrativas 181
Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Vida e formação – condições de trabalho e profissão:
diálogos sobre docência em classe multisseriada 195
Elizeu Clementino de Souza
Natalina Assis de Carvalho
NARRATIVAS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO
E EM ESPAÇOS PÚBLICOS
As pipocas pedagógicas e o grupo de terça do GEPEC:
modos, espaços e tempos de narração de experiências 209
Guilherme do Val Toledo Prado
Memoriais de formação e a experiência de iniciar a docência
tendo como suporte uma CoP de professores que
ensinam matemática 229
Douglas da Silva Tinti
Narrativas colaborativas em grupos de formação continuada 243
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
Elizeu Clementino - Volume 6.indd 10 16/08/2018 16:44:18
A extensão universitária no currículo do curso de Pedagogia:
uma experiência formadora no campo da alfabetização e
do letramento docente 255
Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
Narrativas autobiográficas, polarización y representaciones
sociales en Venezuela 265
Mireya Lozada Santelis
Sobre as organizadoras 273
Sobre os autores
