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Autores: Carlos Roberto da Silva Machado
Sinopse:
Vivemos um momento de graves preocupações, não apenas relativas ao devir eleitoral de nosso país, mas pelos processos já em curso [...]. O Estado de Direito em desmonte, a soberania nacional esvaziando-se afora, a Constituição de 1988 aviltada... [...] no campo da educação a crise incide sobre a natureza e a amplitude dos direitos progressivamente reconhecidos e na concepção basilar deste bem público de alto potencial para a promoção da justiça e da equidade social, a formação ética humanitária, respeitosa das culturas e do meio ambiente. [...] São efeitos de ideias, indutoras ou impositivas, que recobram forças hegemônicas, no contra-fluxo do movimento de democratização da gestão da e na educação vivenciado em Porto Alegre, no período de 1989 a 2004, examinado nesta obra [tese]. Portanto, creio que é oportuna a publicação deste livro [...] O referencial teórico situa Estado, gestão e política no processo de reconfiguração dos sistemas e instituições educacionais, mas também as relações sociais e educativas na cidade – do plano global ao local. A investigação documental foi abrangente: das concepções e tensões partidárias (do PT) à produção político-pedagógica e administrativa do governo municipal, nas distintas gestões do período, e às manifestações de escolas, professores e estudantes. Com rigor e coragem, aponta avanços, limites e contradições revelados na construção da democracia sem fim, por um outro mundo possível. Maria Beatriz Luce, Porto Alegre, 28.10.2018.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544426173
DOI:10.24824/978854442617.3
Ano de edição:2018
Número de páginas:284
Formato:16x23
Assunto:
M113
Machado, Carlos Roberto da Silva
Estado, política e gestão na da educação em Porto Alegre 1989 - 2004 avanços e limites
na produção da democracia sem fi m Carlos Roberto da Silva Machado – Curitiba CRV, 2018
284 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2617-3
DOI 10248249788544426173
1 Educação 2 Estado 3 Política e gestão I Título II Série
CDU CDD 3713
APRESENTAÇÃO
Contextualizando o estudo
A pesquisa procedimentos, instrumentos e organização da tese
A tese
O SISTEMA-MUNDO, A ESQUERDA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
O Sistema e a crise da alternativa de esquerda
A mercantilização das relações sociais
Os novos movimentos sociais nos anos noventa
O ESTADO, A POLÍTICA E A GESTÃO DO SISTEMA
PELA ESQUERDA
O Estado
A Política
A produção da política pelo Estado através da gestão
dos sistemas de ensino
OS SISTEMAS EDUCACIONAIS NA TRANSIÇÃO
PARADIGMÁTICA E CIVILIZACIONAL
Os paradigmas em crise e transição
Os sistemas educacionais na transição paradigmática
A reconfiguração dos sistemas educacionais na atualidade
A intermulticulturalidade crítica em educação como
novo movimento social na cidade
A gestão do Estado e das políticas educacionais
BASES HISTÓRICAS E SOCIAIS DAS POLÍTICAS NO BRASIL
As políticas e a gestão da educação
As críticas às políticas educacionais
Os governos do PT na cidade e na educação de Porto Alegre
O processo de institucionalização das forças das mudanças
O PT história, a democracia e a u-topia
A evolução política do PT através de suas resoluções
-Carlos_Machadoindd A superficialidade e a generalidade das políticas educativas do PT
O PT e a educação brasileira
A evolução do debate educacional do PT
Propostas do PT para a Constituição e a LDB
As primeiras administrações populares em educação
A Coordenação de Assuntos Educacionais do Partido (CAED)
O PT é um partido educador que se educa educando?
O PT E A EDUCAÇÃO EM PORTO ALEGRE
O PT e as primeiras propostas para a educação
superficialidade e controvérsias
O PT e a educação da cidade na segunda gestão
De educador que se educa educando para educador que dirige
Os dirigentes da Administração Popular e suas
políticas de educação
A Política e a gestão de a
A Escola Cidadã e os Ciclos de Formação
Da Escola Cidadã à Cidade Educadora
Continuidade e descontinuidade de um governar de esquerda
As atividades da SMED nos Relatórios de Gestão
A primeira gestão da Administração Popular a
A segunda gestão da Administração Popular a
A terceira gestão da Administração Popular a
A quarta gestão da Administração Popular a
As relações das atividades com a u-topia
num governar de esquerda
As leis educacionais do PT em Porto Alegre
A gestão democrática e a educação na Lei Orgânica Municipal
A Lei do Conselho Municipal de Educação
A Lei de Eleição de Diretores e sua regulamentação
A Lei dos Conselhos Escolares
A Lei do Sistema Municipal de Ensino
Legislação consolidação de conquistas democráticas
ou “camisa de força”?
ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE A EDUCAÇÃO
EM PORTO ALEGRE
Desenvolvimento e implantação da política de educação
nas gestões do PT
-Carlos_Machadoindd O Construtivismo na primeira gestão
Transição e Conflito dentro de um partido de esquerda
A Escola Cidadã na a e na a gestão
A a gestão do PT em educação na cidade
(Des) Continuidade nas gestões
Os professores, as escolas e as classes populares
num governo de esquerda
Os professores e as escolas diante das políticas
As classes populares não são homogêneas
Conteúdo e gestão da política educacional
as relações educativas na cidade
DO CONCEBIDO E DO VIVIDO,
AINDA A DEMOCRACIA SEM FIM
Sobre o contexto do estudo na crise do sistema-mundo e alternativas
Alguns pontos em comum ou pontes para o projeto anti-aistêmico
Contribuições da experiência de Porto Alegre para a produção da
democracia sem fim
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXO