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Autores: Vera Rejane Coelho - Marilane Maria Wolff Paim
Sinopse:
A formação docente tem sido objeto de análises, debates e estudos em suas diferentes dimensões e especificidades. Uma destas dimensões é a que trata da formação inicial em cursos de graduação no contexto da universidade, justamente por pressupor ser esse um espaço que, além da construção de conhecimento científico,possibilita formar sujeitos críticos, criativos com capacidade de intervir na realidade social. No contexto desta formação estão duas dimensões especialmente que podem contribuir na construção da identidade e da profissionalização do professor, o Estágio Curricular Obrigatório[1]– ECO e a PCC – PCC. Ambas contêm o caráter da prática profissional e são responsáveis pela aproximação dos alunos dos cursos de licenciatura à realidade escolar. Portanto, além do caráter profissionalizante, guardam características de articuladores entre a instituição de formação e as escolas que recebem os alunos/estagiários. A partir destas duas dimensões, buscamos analisar como os cursos de licenciatura da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC vêm articulando o ECO e a PCC de modo a oportunizar uma aprendizagem significativa tanto no âmbito da formação quanto da atuação docente, que supere a dicotomia entre teoria e prática. A partir desta dimensão macro, definimos os objetivos específicos: analisar o impacto imediato da Política Institucional para as Licenciaturas, a partir do Parecer 2475/2006, sobre o aumento no número de alunos nos cursos; analisar as estruturas curriculares dos cursos; mapear as disciplinas que se configuram como PCC nos cursos; discutir teoricamente se o que está proposto pelos cursos de licenciatura vem oportunizando uma aprendizagem significativa, tanto no âmbito da formação quanto na atuação; identificar na legislação brasileira os documentos que norteiam o ECO e a PCC nos cursos de formação docente; identificar as ações desenvolvidas pela instituição no sentido de se aproximar das unidades escolares que recebem seus estagiários. Alcançar estes objetivos certamente contribuirá para entendermos com mais clareza como os cursos de licenciatura trabalham ou não as dimensões de prática profissional no âmbito da formação nas Instituições de Ensino Superior – IES e as escolas de Educação Básica, também denominadas neste trabalho de Unidades Escolares – UE.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544401088
DOI:10.24824/978854440108.8
Ano de edição:2014
Número de páginas:202
Formato:14x21
Assunto:
Estágio curricular obrigatório e prática como componente curricular: que prática é essa? Vera Rejane Coelho, Marilane Maria Wolff Paim
978-85-444-0108-8
Avaliação educacional Aprendizagem - Avaliação Professores - Formação Prática de ensino Estagiários (Educação) I Paim, Marilane Maria Wolff II Título
CONTEXTUALIZANDO O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO
NA REVISÃO DA LITERATURA
Trabalhos Apresentados na ANPED
nos Anos de a
Aproximações ou Distanciamentos
das pesquisas realizadas na ANPEd
com esta pesquisa
ECO e a PCC: o que está sendo
apresentado na ANPEd
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR
Modelo Liberal e a Educação Superior
A Transição entre o Modelo Liberal
e Neoliberal no Brasil
Educação Superior no Brasil entre e
A Influência de Organismos
Internacionais no Brasil
A LDB e suas Implicações para
a Formação de Professores
Legislação Posterior à LDB para
a Educação Superior
ECO E A PCC NOS CURSOS DE LICENCIATURA
Iniciando a Discussão
Inserção do Aluno da Licenciatura no Campo de
Atuação Profissional: contextualização histórica
A Política Institucional para os Cursos
de Licenciatura na UNIPLAC
O ECO e a PCC no Contexto dos Cursos
de Licenciatura da UNIPLAC
Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Licenciaturas Oferecidos na UNIPLAC
UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA
ALÉM DA EXPERIÊNCIA