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Autores: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama (Org.)
Sinopse:
As atuais discussões acadêmicas no âmbito da formação docente vêm problematizando a temática do estágio, enquanto componente curricular, nos mais diversos contextos: aproximação entre teoria e prática; espaço de aproximação entre a formação inicial e o campo de atuação docente; projetos e práticas exitosas nas licenciaturas etc. No âmbito das pesquisas sobre formação de professores, o estágio aparece com ênfase nas experiências e na sua compreensão enquanto eixo articulador entre teoria e prática profissional. É possível encontrar um número expressivo de pesquisas que abordam a temática do estágio curricular supervisionado, destacando àquelas que apresentam reflexões sobre sua possibilidade formativa, assim como as que propõem o estágio como meio de aproximação da escola com a universidade, da prática com a teoria, de investigação, produção de conhecimentos e de resignificação da prática. Nesse sentido, enquanto finalidade o estágio revela possibilidades de uma perspectiva de aproximação ao campo de atuação potencializada pela indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão. Na perspectiva de apresentar questões relativas à dinâmica dos estágios nos cursos de licenciatura, destacar as práticas bem-sucedidas assim como desafios e dificuldades referentes às especificidades das áreas e contradições na interface com a esfera de profissionalização docente é que este livro se justifica, vislumbrando a partir dos relatos de pesquisas e experiências que o compõem, revelar os limites e possibilidades deste campo. O livro surge como fruto de um esforço coletivo para discutir a temática a partir da organização de um Simpósio sobre Estágio Curricular nas Licenciaturas, estruturado com o apoio do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE. Os textos que se apresentam são de autoria dos conferencistas e mediadores das discussões, convidados a integrar esta obra em decorrência da qualidade dos debates que subsidiaram.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414347
DOI:10.24824/978854441434.7
Ano de edição:2017
Número de páginas:152
Formato:16x23
Assunto:
E79
Estágio, políticas educacionais e formação de professores. / Barbara Cristina Moreira Sicardi
Nakayama. (org).
152 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-1434-7
DOI 10.24824/978854441434.7
1. Educação 2. Políticas educacionais 3. Formação de professores I. Nakayama, Barbara
Cristina Moreira Sicardi, org. II. Título III. Série.
CDD 370
ALGUNS DESAFIOS NA CONDUÇÃO DOS ESTÁGIOS NOS
CURSOS DE LICENCIANTURA
Renata Prenstteter Gama
O ESTÁGIO E A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS
PROFISSIONAIS NOS DIFERENTES ESPAÇOS DE FORMAÇÃO
Laurizete Ferragut Passos
Denise Filomena Bagne Marquesin
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO REMUNERADO E
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: as contradições do
programa residência educacional
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
Solange Aparecida da Silva Brito
O ESTÁGIO DE REGÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
EM QUÍMICA E EM BIOLOGIA
Anselmo João Calzolari Neto
Isabela Custódio Talora Bozzini
Elaine Gomes Matheus Furlan
“QUAL FÍSICA SE APRENDE? QUAL FÍSICA SE OBSERVA? QUAL
FÍSICA SE ENSINA? E, AFINAL, QUAL PROFESSOR DE FÍSICA SE
FORMA?” Reflexões sobre a potencialidade do estágio supervisionado
num cenário controverso
Fernanda Keila Marinho da Silva
Franciele Gonçalves Oliveira
Térsio Guilherme de Souza Cruz
AS PARCERIAS COLABORATIVAS E O ESTÁGIO
SUPERVISIONADO: desafos e possibilidades na formação do
professor de matemática
Douglas da Silva Tinti
Ana Lucia Manrique
ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE:
reflexão e não diretividade para construção da autonomia
Hylio Laganá Fernandes
Cecília Leiko Jojima
Jane Cristina Conzatti Santiago
AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES NARRADAS
NUMA PERSPECTIVA TRANSFORMADORA
Izadora Ormenezi
Maynara Santana Gonçalves
Daniela Franco Carvalho
EDUCOMUNICAÇÃO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA AS
PRÁTICAS DE ESTÁGIO
Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira
Teresa Mary Pires de Castro Melo