15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$39,11 sem juros | Total R$39,11 | |
2 x de R$19,56 sem juros | Total R$39,11 | |
3 x de R$13,04 sem juros | Total R$39,11 | |
4 x de R$10,12 | Total R$40,47 | |
5 x de R$8,23 | Total R$41,17 | |
6 x de R$6,98 | Total R$41,87 | |
7 x de R$6,08 | Total R$42,58 | |
8 x de R$5,41 | Total R$43,30 | |
9 x de R$4,89 | Total R$44,02 | |
10 x de R$4,48 | Total R$44,76 |
Autores: Pedro Angelo Pagni
Sinopse:
Este livro se propõe a contribuir para a reflexão dos professores sobre a ética como um tema transversal do currículo escolar. Sugere para isso uma reorientação do olhar docente para os acontecimentos emergentes ao seu entorno, em particular, para aqueles que decorrem da amizade das pessoas com deficiência com os demais atores da escola. Vislumbra encontrar aí a emergência de focos de resistência e de processos de subjetivação importantes para a diferenciação ética e para eventuais transformações (inter)subjetivas dos atores da escola. Para tais propósitos situa os limites da literatura sobre ética e educação para abarcar o aprendizado e a formação ética nessa instituição, situando o lugar ocupado pela estética da existência nesse campo e os desafios que apresenta à educação. Dessa perspectiva, compreende a dramática de si presente na pragmática foucaultiana e o lugar ocupado pelo acontecimento na educação ético-filosófica, propondo um aprendizado ético e formação política diferenciada, quando pensado em relação ao currículo escolar e à pedagogia. Para essa proposta caberia ao educador certa disposição à dramática de si e ao acolhimento do acontecimento, em vistas a elaborar uma poética da diferença, cujo papel político seria crucial no tempo presente. Por sua vez, essa abertura ao acontecimento e à reflexão ética diante de um outro, ajudaria a esse mesmo educador a se inserir nas lutas transversais e, particularmente, a se relacionar com ethos distintos, como os emergentes da amizade das pessoas com deficiência com os demais atores da escola. É nesse campo que se busca encontrar uma atualização da estética da existência e novos horizontes para a formação ética na escola.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544426098
DOI:10.24824/978854442609.8
Ano de edição:2018
Número de páginas:162
Formato:14x21
Assunto:
P128
Pagni, Pedro Angelo
Ética, transversalidade e defi ciência desafi os da arte de viver à educação
Pedro Angelo Pagni – Curitiba CRV, 2018
162 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2609-8
DOI 10248249788544426098
1 Educação 2 Ética 3 Transversalidade 4 Defi ciência I Título II Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO
ÉTICA, TRANSVERSALIDADE
E FORMAÇÃO HUMANA escolha de um ponto de vista
Pontos de vista sobre a ética
na educação escolar brasileira, suas
perspectivas e impasses atuais
Uma escolha filosófico-educacional, a
necessidade de melhor delimitação do ponto de vista
da arte de viver e de seus desafios
CAPÍTULO
ENTRE AS PERSPECTIVAS HADOTIANA E
FOUCAULTIANA DA ARTE DE VIVER desafios ao
educador a partir de uma escolha
Horizontes comuns sobre a arte de viver, um
encontro entre olhares distintos
Das críticas de Hadot a Foucault um ponto de
vista diferente
Uma escolha de perspectiva, uma outra
transversalidade na atividade docente e seus
desafios para o educador
CAPÍTULO
ACONTECIMENTO, ÉTICA E PRAGMÁTICA DE SI
paralelos filosóficos da diferença
Dentre as variações do acontecimento, a sua
emergência como um signo na história e o seu
nascimento para ontologia do presente
Acontecimento, transversalidade e ética na escola
Dos acontecimentos a uma pragmática de si e
dos outros prenúncios de um diagnóstico
ÉTICA TRANSVERSALIDADE E DEFICIÊNCIA - desafios da arte de viver à educação xindd
CAPÍTULO
POSSIBILIDADES DA PRAGMÁTICA DE SI E DE UMA
POÉTICA NA ESCOLA entre o sublime e o testemunho
Da metafórica morte do educador à elaboração
de seu luto na recuperação da inumanidade de sua
arte e da infância
Uma dramática de si necessária à poética da
diferença e os seus limites na escola
CAPÍTULO
UM OUTRO CAMPO PARA A TRANSVERSALIDADE
DA ÉTICA NA ESCOLA amizade, devir deficiente e
estética da existência
Uma genealogia da philia pedagógica e da
erótica filosófica o uso de uma estratégia
Entre a amizade pedagógica instituída e uma
erótica proscrita na educação escolar
Apontamentos para uma ética da amizade com
o deficiente na escola uma possível atualização da
estética da existência
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR