15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Autores: Sandra Mara da Cunha
Sinopse:
Os saberes e as práticas musicais de professores da pequena infância é o tema sobre o qual se debruça esta publicação, fruto de pesquisa de doutorado. Tem como parte central uma pesquisa e formação desenvolvida com duas equipes de professoras de escolas públicas da cidade de São Paulo – uma EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil e um CEI – Centro de Educação Infantil. Em encontros semanais realizados durante um ano letivo sob a supervisão da autora, as professoras compartilharam o trabalho que realizavam com as crianças, refletiram sobre seus fazeres e saberes musicais e, juntas, construíram um trabalho com a música que ultrapassou seus usos mais presentes nas escolas da pequena infância. De recreação, divertimento e apoio para outras aprendizagens, a música foi tratada também como área do conhecimento. Nesse caminho investigativo e formativo, a Educação Musical abriu-se a diálogos com os campos da Formação de Professores e da Sociologia da Infância. O primeiro para apoiá-la nas questões referentes aos avanços na profissionalidade docente e, o segundo, pela intenção de estudar a infância e as crianças e compreender as músicas que elas inventam com os sons que descobrem e exploram nas suas investigações brincantes e barulhentas. Como resultado, a publicação aponta para a conquista da “dupla escuta”: para os sons e suas possibilidades de construção e apreciação musical; e para as crianças fazendo suas músicas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544419045
DOI:10.24824/978854441904.5
Ano de edição:2017
Número de páginas:168
Formato:16x23
Assunto:
C972
Cunha, Sandra Mara da.
Eu canto pra você: saberes musicais de professores da pequena infância / Sandra Mara da
Cunha
168 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1904-5
DOI 10.24824/978854441904.5
1. Educação 2. Educação musical 3. Formação de professores 4. Sociologia da infância. I.
Título II. Série
CDU 37.015:78 CDD 372.8
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação de professores como um campo de estudos
A ideia de formação como desenvolvimento profssional docente
Consideração pelos saberes prévios dos professores
A escola como um lugar privilegiado para os
aperfeiçoamentos dos professores
A docência para a educação infantil
SABERES MUSICAIS DE PROFESSORES DA PEQUENA INFÂNCIA
O que é a Educação Musical?
O que os professores sabem sobre música e
Educação Musical? 0
A música na escola da pequena infância em São Paulo
Princípios pedagógico-musicais
Conteúdos musicais em conexão com a pequena infância
Notas fnais do
DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL COM A SOCIOLOGIA
DA INFÂNCIA
Crianças e infância
Visões de infância: Sociologia e Sociologia da Infância
A infância na atualidade
“Lugar de crianças é na escola”
Culturas infantis: a identidade da infância
Sociologia da Infância e Estudos da Infância
A PESQUISA DE CAMPO E SEUS CONTEXTOS
Metodologia de pesquisa
Participantes da pesquisa de campo
A PESQUISA DE CAMPO EM AÇÃO: repertórios de saberes e
práticas musicais e concepções de Educação Musical 0
de onde partimos e o que sabiam e pensavam as professoras 0
A pesquisa em processo: a essencialidade da escuta
A pesquisa chega ao seu fnal
Finalizando, por ora
A PESQUISA DE CAMPO EM AÇÃO: formação profssional
docente em Educação Infantil e concepções de infância
A pesquisa-ação na escola: encontro com professoras
e crianças
A pesquisa em andamento: a importância da escuta
das crianças
Chegam ao fm os encontros com as professoras
TERMINA A PESQUISA DE CAMPO, EMERGE UM
CURRÍCULO MUSICAL
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE