15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$59,26 sem juros | Total R$59,26 | |
2 x de R$29,63 sem juros | Total R$59,26 | |
3 x de R$19,75 sem juros | Total R$59,26 | |
4 x de R$15,33 | Total R$61,33 | |
5 x de R$12,48 | Total R$62,38 | |
6 x de R$10,57 | Total R$63,44 | |
7 x de R$9,22 | Total R$64,52 | |
8 x de R$8,20 | Total R$65,61 | |
9 x de R$7,41 | Total R$66,70 | |
10 x de R$6,78 | Total R$67,82 |
Autores: Maura Ventura Chinelli - Anne Michelle Dysman Gomes - Dagmar de Mello Silva - Dinah Vasconcellos Terra - Alice Akemi Yamasaki (Orgs.)
Sinopse:
Os vinte textos aqui reunidos cumprem mais uma etapa do Programa (PIBID) na UFF. Eles são a concretização do desejo de compartilharmos nossas experiências, com o sentido de serem o ponto de partida para uma “transformação que liberta”: resultou em nos desapegarmos das práticas antigas, já estabelecidas, para nos levar a modos de fazer o ensino e a formação de professores mais criativos, inovadores e, porque não dizer, revolucionários. É uma obra coletiva que se propõe a revelar o que conquistamos e o quanto fomos tocados pelas vivências que o Pibid nos possibilitou. Tendo como referências aquilo em que acreditamos e a que nos propusemos no processo de formação de professores que esteve sob nossa responsabilidade: o desenvolvimento profissional no espaço-tempo do exercício da profissão.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544431061
DOI:10.24824/978854443106.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:268
Formato:16x23
Assunto:
E96
Experiência e sentido formação de professores no encontro universidade-escolas Maura
Ventura Chinelli et al (organizadoras) - 1 ed - Curitiba CRV, 2018
268 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3106-1
DOI 10248249788544431061
1 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) 2 Professores –
Formação I Chinelli, Maura Ventura et al org II Título III Série
CDD 37071 CDU 37026
19-54687
APRESENTAÇÃO
As organizadoras
PREFÁCIO
Rosane Barbosa Marendino
INVESTIGAÇÕES
o que passamos a conhecer sobre o PIBID da UFF, um programa
de formação de professores desenvolvido dentro da profissão
A EXPERIÊNCIA DOCENTE COMO ESPAÇO DE
FORMAÇÃO DE SENTIDOS
Maura Ventura Chinelli
Anne Michelle Dysman Gomes
Dagmar de Mello Silva
Dinah Vasconcellos Terra
Alice Akemi Yamasaki
TRAJETÓRIAS DOCENTES NO PIBID licenciandos escrevem capítulos
de história de vida e formação
Everardo Paiva de Andrade
Juniele Rabêlo de Almeida
Priscila Artte Rosa Nascimento
Caroline Pereira Barros Araujo
INTERAÇÕES PROFESSOR – ALUNO – CONHECIMENTO
reflexões sobre a docência em diálogo com Paulo Freire e Bakhtin
no contexto do PIBID UFF
Bruno Oliveira Duarte
Simone Rocha Salomão
CARTOGRAFIA DE EXPERIÊNCIAS DE PROCESSOS INCLUSIVOS
NO COTIDIANO ESCOLAR
Ana Luisa Cunha
Cristiana Callai
Maria Goretti Andrade Rodrigues
AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “SUPER TRUNFO – TABELA
PERIÓDICA” COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Matheus Lopes Ferreira
Glaucia Ribeiro Gonzaga
Jean Carlos Miranda
Dinah_Terraindd O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA a relação de professores
e alunos com o Facebook
Carlos Eugênio Soares de Lemos
Andréa Lúcia da Silva de Paiva
Flávia Mendes Ferreira
João Francisco Barreto Caiafa Balbi
Lucas Teixeira Tavares
Raquel Dos Santos Duque
EXPERIÊNCIAS
relatos sobre as criações e as intervenções realizadas nas escolas
como parte do processo formativo de bons professores
MATEMÁTICA EM AÇÃO uma atitude interdisciplinar articulando
universidade-escola na formação inicial e continuada de professores
Wanderley Moura Rezende
Tayná Lobo da Silva
PARA ALÉM DA SALA DE AULA a formação de educadores linguísticos
no PIBID-UFF LetrasInglês
Barbara Vitoria Garcia Raphael
Flávia Araripe Visconti
Jennifer de Araújo Rosa
Layza Menezes Marques
CONECTIVOS E CONEXÃO DE ORAÇÕES norma, uso e ensino
Ivo da Costa do Rosário
O PIBID E A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
reflexões sobre experiências pedagógicas no Colégio Pedro II
Elisabete Cristina Cruvello da Silveira
Marcelo da Silva Araujo
Marvin Oliveira Coutinho
Otávio Lima Oliveira
O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR COMO TEMA GERADOR DE
ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PIBID
Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock
Denizart Fortuna
Bárbara Bueno de Castro Silva
Taisa Mesquita de Oliveira
Emmanuele Uereaua Gomes Morais
ENTRE A VIDA E A MORTE ficção e realidade sob as trilhas
da leitura mediada
Lídia Rocha Moraes
Thaís Gonzaga da Costa
Maria de Fátima Rodrigues dos Santos
Patrícia Ferreira Neves Ribeiro
Dinah_Terraindd A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO HUMANA
uma experiência do PIBIDPedagogia em Santo Antônio De PáduaRJ
Diego Chabalgoity
O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM
um relato de experiência no PIBID
Francisco Oliveira
Rafaela Marchito
Geórgia Regina Rodrigues Gomes
ENSAIOS
reflexões e discussões sobre o que pudemos experimentar e
sentir ao formarmos professores na prática profissional
PIBID, GRAMSCI E POESIA PARA MUDAR A ESCOLA
Maria Onete Lopes Ferreira
Thamara Maciel Lins de Sousa
Adolfo Vieira da Silva Bortolozzo
Sonia Ferreira da Silva
Jane Farias Pontes
Rogerio Vidal Emygdio
O PIBID E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO
EDUCADOR AUDIOVISUAL
Eliany Salvatierra Machado
Rafael Romão Silva
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA FRANCESA
as políticas de ensino de línguas e seus desafios
Camilla dos Santos Ferreira
PEDAGOGIA SOCIAL E PIBID desafios à formação docente
Margareth Martins de Araújo
Elizabeth Morais Vianna
Fátima Alzira Brandão de Oliveira
MINHA CIDADE, MINHA HISTÓRIA construções de memórias e
histórias em Campos dos Goytacazes
Marcia Regina da Silva Ramos Carneiro
Lia Keller Ferreira da Costa
Ingrid Gomes Ferreira
EL PIBID EN LA MEJORA DE LA FORMACIÓN DOCENTE
de la investigación educativa y de las relaciones formativas
entre países de la región del Mercosur
Mariel Ruiz