15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$65,88 sem juros | Total R$65,88 | |
2 x de R$32,94 sem juros | Total R$65,88 | |
3 x de R$21,96 sem juros | Total R$65,88 | |
4 x de R$17,04 | Total R$68,18 | |
5 x de R$13,87 | Total R$69,35 | |
6 x de R$11,76 | Total R$70,53 | |
7 x de R$10,25 | Total R$71,72 | |
8 x de R$9,12 | Total R$72,94 | |
9 x de R$8,24 | Total R$74,15 | |
10 x de R$7,54 | Total R$75,39 |
Autores: Izandra Alves
Sinopse:
Este livro apresenta, de forma singular, as potencialidades da leitura enquanto experiência de formação e transformação. A partir da vivência/experiência da leitura por adolescentes com liberdade suspensa, num espaço não formal de leitura, num ambiente em que a ausência predomina, Izandra Alves demonstra, por meio de sua pesquisa, que as experiências significativas de leitura, quando protagonizadas por jovens que vivem nos chamados espaços em crise, proporcionam uma alteração em suas subjetividades a ponto de contribuir pra a (re)construção de si. O “círculo mágico” proporcionado pelas intervenções literárias com estes jovens, as quais mesclaram desde textos literários com diferentes temáticas a músicas de distintos gêneros, evidencia o poder restaurador da literatura. Por meio de uma pesquisa-ação, a autora demonstra em que medida o contato com a leitura literária e com as memórias de leitura podem interferir nessa (re)construção subjetiva do sujeito que se vê em espaços de crise, uma vez que perpassa pelo estudo que é por meio da leitura que podemos nos descobrir enquanto sujeitos e nos reafirmarmos cidadãos de um mundo que nós mesmos podemos (re)criar a partir do que lemos. Enfatizando, desse modo, que a leitura da literatura pode atuar como agente positivo no auxílio de pessoas que vivem em espaços de crise, uma vez que auxiliam esses sujeitos a descobrirem o papel dessa atividade na reconstrução de si mesmos e, também, a contribuição da literatura e da arte para a atividade psíquica. Fabiane Verardi Coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo/RS
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432303
DOI:10.24824/978854443230.3
Ano de edição:2019
Número de páginas:196
Formato:16x23
Assunto:
Al472
Alves, Izandra
Experiências de leitura com jovens privados de liberdade a suspensão da condição de
prisioneiros e a (re)construção de si Izandra Alves – Curitiba CRV, 2019
196 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3230-3
DOI 10248249788544432303
1 Educação 2 Práticas de leitura 3 Avaliação institucional 4 Avaliação escolar 5 Gestão
escolar I Título II Série
CDU 37 CDD 37126
37241
PREFÁCIO
EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM JOVENS
PRIVADOS DE LIBERDADE
Eliana Yunes
APRESENTAÇÃO DA FLUÊNCIA E DA CADÊNCIA
a nota introdutória
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA ENTRE MUROS E SONHOS
uma investigação qualitativa a partir da pesquisa-ação
O Case as muralhas e o que se faz dentro delas
Quem são os meninos aprisionados e o
que dizem sobre si?
Sobre como possibilitamos a cada um ouvir
sua melodia interior
Da alegria ao intimismo percorrer os quinze encontros
no ritmo da literatura, da música e de outras artes
Os balões da alegria –
O ritmo e a melodia de cada um –
O amor, uma canção que embala a vida –
Tu serás eternamente responsável por aqueles
que cativas –
Os meninos e seus mundos O mundo e a
realidade dos meninos –
A família conceituada pela lei x a família real –
Da Carta de Caminha, passando pela Canção do Exílio
ao Brasil com P uma trajetória de contradições –
Quem é a Pátria que me pariu? –
Uma Abayomi com amor –
Esporte a alegria que contagia e atrai
multidões –
A leitura literária como possibilidade de nos
vermos além dos muros –
Tu tens um sonho? O que te impede de
sonhar? –
Liberdade “pra dentro da cabeça” –
Izandra Alves indd Eu e minha metamorfose –
Como me vejo depois de nós –
O material que temos nas mãos e as marcas
que ficaram no coração
O CASE, SUAS MURALHAS E OS ADOLESCENTES
a suspensão da condição de prisioneiros
O Case enquanto uma instituição total
O Case uma heterotopia foucaultiana
O Case um espaço em crise
No Case a leitura e a suspensão da
condição de prisioneiros
Intervenções de leitura com meninos privados de
liberdade um motim de palavras, emoções, sons e sonhos
A leitura enquanto processo desencadeador de
reflexões e (re)construtor de sentidos
A memória leitora de cada um dos nove
jovens O despertar das histórias
O processo estético de recepção do texto a rebelião
que fazem as palavras na mente que deseja ser liberta
As dimensões da leitura e como essas variáveis
são percebidas nas intervenções
Os jovens leitores como protagonistas da palavra
lida e reconstruída em suas próprias histórias
Experiências de leitura o jogo da sensibilidade
Experiência de leitura o que nos passa?
A experiência e seus princípios
Silenciar e viver a experiência
O sujeito da experiência
A escrita de si como prática de subjetivação
Os adolescentes privados de liberdade e
o que é dito sobre eles
Os meninos sujeitos e suas subjetividades
A retomada do olhar dos meninos sobre si (re)significar-se
O ARRANJO FINAL algumas considerações
REFERÊNCIAS